Venha fazer parte da KTO
x

Chineses ignoram sucesso do negócio alardeado pelo Corinthians

1.4 mil visualizações 4 comentários Reportar erro

O chinês Chen Zizao chegou ao Corinthians em 1º de março deste ano, mas ainda não entrou em campo. O marketing do clube se esforça para vender a ideia de que o negócio foi um sucesso. Na prática, no entanto, o jogador segue desconhecido em seu país de origem e não mobiliza sequer os compatriotas que vivem no Brasil.

“Meus leitores da China não têm interesse em Zizao. No campo de futebol você tem de mostrar coisas para ganhar popularidade. Sou compatriota do Zizao e sinceramente espero que tudo corra bem, mas por enquanto não tenho muita expectativa com ele”, disse Wang Fan, jornalista esportivo da agência de notícias Xinhua que atua no Brasil.

O repórter conta que cobriu a apresentação do jogador e está sempre atento às notícias que envolvem o atacante, que teve de se submeter a uma cirurgia no ombro e chegou a ficar cerca de quatro meses em recuperação. Além dele, outros repórteres do país que vivem no Brasil acompanham ocasionalmente o jogador, como uma equipe da TV estatal CCTV que fica em São Paulo.

Isso não significa, no entanto, que ele seja um esportista popular em seu país de origem. “O Zizao não jogou no Campeonato Chinês por muito tempo. Ele foi particularmente bem em uma temporada há três anos, por um clube relativamente fraco. E pouca gente tem acesso a imagens do Campeonato Brasileiro, por conta do fuso horário. Mesmo que tenha transmissão ao vivo, poucos vão assistir. O Brasil ainda não entrou no centro de foco”, completa Wang Fan.

O jornalista cita um exemplo de 2005 para ilustrar a situação. Na época presidente do Corinthians, Alberto Dualib tentou fazer negócios com empresários chineses tentando usar Tévez, então estrela do time, como chamariz, mas não obteve êxito. Desta vez, mesmo sem jogar, o clube fala em usar Zizao para vender um programa de TV semanal para uma emissora asiática, que incluiria até um reality show do atacante.

“Nós estamos negociando esse programa de TV. Seriam três blocos. O primeiro com os gols da semana. O segundo contando como foi a semana do Zizao e o terceiro sobre a história do Corinthians”, disse Luís Paulo Rosemberg, diretor de marketing do Corinthians, há uma semana e meia, em um evento sobre gestão.

O UOL Esporte apurou que o projeto realmente existe e que a ideia, como os cartolas divulgaram, era emplacar o programa na TV de Guandong, província chinesa. Só que, ao contrário do que disseram Rosemberg e Caio Campos, gerente de marketing do clube, o projeto, que incluiria uma produção brasileira e iria para a Ásia traduzido, nunca avançou e segue apenas no papel.

A visibilidade que Zizao teria na China também não é tão grande. Rosemberg disse, no mesmo evento de gestão, que classificar como “enlouquecedor” o interesse dos compatriotas no atacante, mas admitiu que não fez nenhuma pesquisa real na mídia local para saber quantas vezes o jogador foi lembrado.

Zizao, na verdade, não chega a ser uma “celebridade” nem mesmo na comunidade chinesa que vive no Brasil. “Nós fizemos uma recepção para ele, foi um líder da comunidade para recebê-lo, mas ele não tem convivido muito com a gente. Ele não é muito famoso, não é muito chamativo. Até porque a comunidade chinesa não se interessa muito por futebol”, disse Bob Wei, diretor do Centro de Cultura Chinesa de São Paulo.

Sem popularidade entre chineses na Ásia ou no Brasil e com o jogador sem atuar, resta ao Corinthians se gabar dos novos contatos que fez por conta de Zizao. Os cartolas dizem que o atacante abriu portas em empresas asiáticas que estão no Brasil e hoje cogitam fazer negócio com o clube. O UOL Esporte apurou que o clube, de fato, vem conversando com companhias com as quais antes não tinha contato, mas também que os acordos só devem sair quando ele finalmente for a campo.

“Tudo depende de uma pré-condição, que é ele começar a jogar. No final dessa temporada, nem que seja por um motivo estratégico, ele tem de jogar uma, duas ou três vezes. Como um jogador com uma participação zero pode trazer alguma coisa para o time?”, questiona Wang Fan.

Fonte: Terceiro Tempo

Veja Mais:

  • Augusto Melo e Sergio Moura ouviram as cobranças da Gaviões da Fiel nesta quinta-feira

    Veja os assuntos cobrados pela Gaviões da Fiel em reunião com diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Duílio explica dívidas com elenco

    Ex-presidente do Corinthians comenta risco de rebaixamento e explica dívidas por direitos de imagem

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Eduardo

    Ranking: 91º

    Eduardo 9610 comentários

    4º. @eduardoalves em

    Mas se não por ele pra jogar, nunca vão se interessar pelo Timão... Ae Tite põe o China pra jogar pô.

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Carlos

    Carlos 13 comentários

    3º. @bafo.de.pernilongo em

    Moro no Japão e trabalho na Jleague e sei que os salários da maioria dos jogadores japoneses bons e famosos são muito abaixo do que o Corinthians tem por base, porque não contratar alguém já famoso por aqui? O Zizao sempre foi e continuara sendo uma incognita, mesmo que arrebente vai levar qtos anos pra termos algum retorno? Acorda diretoria...

  • Foto do perfil de Marcelo

    Ranking: 752º

    Marcelo 2359 comentários

    2º. @marcelo.franco em

    Eu disse, podem pesquisar. Ou contratam um ídolo da seleção chinesa e aí o pessoal vai acompanhar ou o desconhecido que vier tem que arrebentar para chamar a atenção dos chineses. Fora disso é conversa fiada do Rosemberg que, de fato, adora um marketing.