Aos 97 anos, corintiano guarda passaporte raro e torce por título

Aos 97 anos, corintiano guarda passaporte raro e torce por título

Aos 97 anos, o senhor Antônio Risaliti não precisa de autorização para falar da história do Corinthians. Ele não é só mais um do “bando de loucos” apaixonados pelo clube alvinegro, pois documentos históricos comprovam sua grande relação com o time. Além de fotos e recortes de jornais que contam um pouco da história do Timão, ele também guarda variadas carteirinhas de sócio, certificado de torcedor autêntico do Corinthians, uma certidão de nascimento da “República do Corinthians” e até o passaporte número 0001 da “República Nacional do Corinthians” (assista ao vídeo).

- É muita satisfação - afirmou.

Neste domingo, Corinthians e Chelsea reeditam um duelo que marcou a vida do senhor Antônio. Ele fala com um pouco de dificuldade, mas nunca esqueceu a escalação que o encantou. Sócio mais antigo do Corinthians, Antônio, que nasceu no dia 2 de abril de 1915, foi um dos torcedores presentes no Parque Antártica naquela ocasião, em 1929.

- Tuffy, Grané e Del Debbio. Nerino, Guimarães e Munhoz. Apparício, Peres, Gambinha, Rato e De Maria - relembrou.

Esse foi o time que ele viu jogar pela primeira vez, quando tinha 14 anos. O jogo, em São Paulo, no dia 5 de julho de 1929, contra os Blues, terminou empatado em 4 a 4 com gols de Gambinha (duas vezes), Grané e De Maria. Jackson, Wilson e Eliot (com dois) fizeram para o time inglês.

Apesar do amor pelo time, ele também critica quando a equipe não vai bem. Foi o que aconteceu no primeiro jogo do Timão pelo Mundial de clubes de 2012. A vitória sofrida por 1 a 0 sobre o Al Ahly, do Egito, não agradou a Antônio.

- Fiquei abalado, como jogou mal.

Mas a reclamação não se estende. Neste domingo, o senhor Antônio vai novamente vestir a camisa número um e se juntar à nação alvinegra. Corinthians e Chelsea se enfrentam neste domingo, às 8h30 (de Brasília), na cidade de Yokohama, no Japão, com transmissão ao vivo do SporTV e da TV Globo.

Confira a ficha técnica do primeiro duelo realizado entre Corinthians e Chelsea:

Corinthians 4 x 4 Chelsea (ING)
Amistoso Internacional

Estádio: Palestra Itália
Data: 04/07/1929
Árbitro: Ângelo Benjamin Bevilacqua
Cidade: São Paulo (SP)

GOLS: Willie Jackson (0-1, 1T), Andy Wilson (0-2, 1T), Sidney Elliot (0-3, 1T), Gambinha (1-3, 1T), Grané (2-3, 1T), Gambinha (3-3, 1T), De Maria (4-3, 2T), e Sidney Elliot (4-4, 2T).

CORINTHIANS: Tuffy; Grané (C) e Del Debbio; Nerino, Guimarães e Leone; Apparício, Peres, Gambinha, Rato e De Maria. Técnico: Virgílio Montarini.

CHELSEA: Sam Millington; George Smith e Tommy Law (C); William Russell, George Rodger e Sid Bishop; John Meredith, Jackie Crawford, Sidney Elliot, Andy Wilson e Willie Jackson. Técnico: David Calderhead.

Fonte: Sportv

Veja Mais:

  • Zagueiro tem 29 jogos pelo Corinthians: 14 vitórias, dez empates e apenas cinco derrotas

    Novo titular, Pedro Henrique 'perdoa' Guerrero e fala grosso: 'Corinthians briga para ser campeão'

    ver detalhes
  • Copa Sul-Americana terá 32 classificados na segunda fase

    Copa Sul-Americana chega a 21 classificados; torneio pode ter até sete campeões da Libertadores

    ver detalhes
  • Léo Santos (à dir.) deixou atividade mais cedo por conta de bolhas nos pés; Paulo Roberto foi testado na zaga

    Zagueiro deixa treino e faz Carille improvisar nesta quinta-feira; veja escalação do Corinthians

    ver detalhes
  • O meia Régis, do Bahia, recebeu elogios do técnico Fábio Carille

    Corinthians prioriza reforço para a zaga, e dispensa indicação por meia do Bahia

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes