Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians, Olimpíada, Copa, Sub-20... Conheça o torcedor que foi a todos os 156 jogos na Arena

8.8 mil visualizações 55 comentários Reportar erro

Luis Butti foi em todos os 156 jogos já realizados na Arena Corinthians

Luis Butti foi em todos os 156 jogos já realizados na Arena Corinthians

Bruno Teixeira

Daquele duelo com o Figueirense, no dia 18 de maio de 2014, pelo Brasileirão, até o jogo deste domingo, diante do Palmeiras, também pelo Nacional, a Arena Corinthians já foi palco de 156 partidas desde sua inauguração oficial, que completa exatos quatro anos nesta sexta-feira.

Esse número contabiliza todos os campeonatos e eventos realizados no estádio, no caso oito diferentes segmentos: equipe profissional do Corinthians (133), Olimpíada (10), Copa do Mundo (6), Sub-20 do Timão (3), Sub-17 do Timão (1), Copa São Paulo de juniores (1), Futebol Feminino (1) e Eliminatórias (1).

A reportagem do Meu Timão foi em busca de algum torcedor que tenha ido a todos os 156 eventos... E, pasmem, encontrou. Trata-se de Luis Butti, publicitário, de 36 anos, que recentemente trocou Campinas pelo bairro do Tatuapé após ser aprovado para ser um dos guias do tour da Arena Corinthians.

Nos três primeiros anos de existência do estádio, a distância percorrida foi de 100km entre Campinas e a capital paulista. Neste último ano, já como funcionário do clube e morador do bairro da zona leste, a distância diminiu para 15km. Nem uma nem outra foi maior do que o amor do torcedor pelo clube.

"Antes de mais nada quero deixar claro que isso não me faz mais corinthiano do que ninguém, quem mora longe é tão torcedor como eu. Mas, sem dúvida, é uma marca que eu sinto orgulho", afirmou Butti, como é conhecido nas redes sociais.

Vale lembrar que, para conseguir ter acesso aos ingressos para tantos eventos importantes, a parte financeira também precisou jogar a favor do torcedor.

"Graças a Deus tive como comprar para todos esses jogos, sei que isso não é uma realidade de todos, por isso valorizo todos os corinthianos, desde aquele que conseguiu ir no estádio uma única vez", lembrou.

Acompanhe abaixo a entrevista de Luis Butti, que agora tem um talk show no Youtube (Butti TV), sobre os 156 jogos in loco na Arena Corinthians:

Luis Butti atrás de um dos gols da Arena Corinthians

Luis Butti atrás de um dos gols da Arena Corinthians

Bruno Teixeira

Qual era sua rotina para ir à Arena quando você morava em Campinas?

Eu gastava em torno de uma hora e meia. Sempre gostei de chegar cedo ao estádio. Quando o jogo era 21h45, por exemplo, eu chegava às 18h. Agora, morando no Tatuapé, é mais fácil. Além disso, como trabalho no tour, já tenho de chegar bem cedo, muitas horas antes.

Teve algum jogo que você quase perdeu?

Dois jogos. Contra o Criciúma no Brasileiro 2014, eu cheguei aos 15 do segundo tempo. Não tinha como ir, mas acabei dando um jeito de chegar mesmo com a bola rolando. E contra o Joinville no Brasileiro 2015, quando perdi a carona de Campinas para cá. Eu tenho carta de motorista, mas não dirijo. Peguei um taxi e vim pra Arena. Gastei uns 300 reais (risos).

Agora, morando no Tatuapé, ficou mais fácil...

Sim, sem dúvida. Tenho de estar desde cedo na Arena nos dias dos jogos.

Como é vivenciar os bastidores do estádio e do clube depois de tantos anos como apenas um torcedor de arquibancada?

É demais. Tem gente que diz que, quando se fica muito perto do clube, perde-se um pouco da paixão, que você passa a saber isso, aquilo. Isso, comigo, nunca aconteceu. Ao contrário. Acredito que sou ainda mais fanático hoje em dia.

Como é o trabalho como guia do tour da Arena Corinthians?

É muito legal. Mas é aquilo... o Corinthians sempre vai pautar nosso trabalho. Se a equipe está bem no campo, os visitantes vêm mais animados. Se a coisa está ruim no campo, o clima piora, pessoal critica mais. Mas isso faz parte, não tem jeito. Lidar com o público é bacana, traz gratidão. O retorno que eu recebo é incrível, principalmente da molecada. Eles mandam áudios, vídeos, me convidam para festas de aniversário, pizzada com a família. Agora, com o meu canal no Youtube (Butti TV), as pessoas querem ficar mais próxima. Surreal, nunca imaginei isso.

Quanto você gastou para ir nos 156 eventos do estádio?

Difícil dizer, não tenho o mínimo controle disso. Fora o ingresso ainda tinha combustível, alimentação etc. Se eu chutar um valor poderá ser muito fora. Há muitas variáveis.

Quais os melhores e piores jogos que acompanhou in loco na Arena Corinthians?

Melhor, sem dúvida, foi a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, no ano passado. Roubada de bola...com um a menos... gol do Jô. Aquilo ali vai ficar para sempre na minha memória. O que aconteceu nesse último Dérbi também, quem imaginou que o Romero iria colocar a bola na cabeça? Irreverência tipo um Garrincha, um Edílson... em 2018? Isso é raro, coisas de Neymar e olhar lá. Foi na minha frente, foi humilhante...

E o pior?

Aquela derrota para o Guaraní do Paraguai (0 a 1, na Libertadores 2015) foi bem chata, o Figueirense (0 a 1 , primeiro jogo no estádio) foi uma brochada monstra. A eliminação para o Nacional do Uruguai (2 a 2, na Libertadoeres 2016) foi decepcionante e dolorosa, até porque vi crianças chorando de tristeza na minha frente.

Luis Butti, agora, é um dos guias do tour da Arena Corinthians

Luis Butti, agora, é um dos guias do tour da Arena Corinthians

Bruno Teixeira

Como conseguiu ir a todos os seis jogos da Copa do Mundo na Arena?

Eu comprei pelo site da Fifa. Mas dei uma sorte absurda porque, bem antes do início da primeira fase, escolhi duas seleções que você teria direito a todos os ingressos para a seleção escolhida. Eu optei por Honduras e Croácia...na hora do sorteio, que deu a estreia da Copa contra o Brasil na Arena, eu nem acreditei que iria nesse jogo. Os outros foram mais suaves.

E a Olimpíada?

Foi bem suave, a procura era baixa, ninguém queria ir (risos). Foi bem fácil.

Sua meta, imagino, é a de se manter como um torcedor que não perdeu jogo na Arena...

"Sim, quero tentar manter isso. Mas, antes de mais nada, quero deixar claro que isso não me faz mais corinthiano do que ninguém, quem mora longe é tão torcedor como eu. Mas, sem dúvida, é uma marca que eu sinto orgulho.

As 156 partidas da história da Arena Corinthians

Corinthians - 133

Olimpíada - 10

Copa do Mundo - 6

Sub-20 - 3

Sub-17 - 1

Copa São Paulo de juniores - 1

Futebol Feminino - 1

Eliminatórias - 1

Veja mais em: Arena Corinthians e Torcida do Corinthians.

Veja Mais:

  • Alexandre Leitão era CEO do Orlando City, dos Estados Unidos, e atualmente ocupa o cargo no Athletico-PR

    Consultoria indica ao presidente do Corinthians a contratação de um CEO, diz jornalista; veja nome

    ver detalhes
  • O Corinthians fechou polêmica parceria com o Grupo Gazin recentemente

    Corinthians vê camarote 'desvalorizado' para justificar permuta por colchões no CT

    ver detalhes
  • Augusto Melo e Sergio Moura ouviram as cobranças da Gaviões da Fiel nesta quinta-feira

    Veja os assuntos cobrados pela Gaviões da Fiel em reunião com diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians encara o São José, às 20h, no Ginásio Wlamir Marques

    Corinthians recebe São José pela Liga Nacional de Futsal em meio a troca de técnico; saiba tudo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: