Globo explica porque Corinthians está atrás de Athletico em transmissões no início do Brasileirão
20 mil visualizações 51 comentários
Por Meu Timão

Corinthians estreia no Brasileirão no dia 28
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
O Corinthians está acostumado a dominar as transmissões na TV aberta. No início do Brasileirão, porém, a situação será bem diferente. Com cinco partidas agendadas para a TV aberta nas primeiras nove rodadas do Campeonato Brasileiro de 2019, o Athletico Paranaense superou o Timão e surpreendentemente será o time com mais jogos transmitidos na Rede Globo no início da competição.
Em entrevista à Gazeta do Povo, o diretor de direitos de futebol da emissora, Fernando Manuel Pinto, explicou os motivos para tal decisão.
“Especialmente no Campeonato Brasileiro, a distribuição de jogos entre mídias atende o interesse da oferta dos diferentes clubes ao público nas diversas mídias e do próprio desenvolvimento dos negócios, inclusive, atendendo interesse dos clubes, que são sócios no PPV”, justificou.
“E, logicamente, respeitamos e consideramos nesta alocação o status dos direitos que possuímos em relação a cada clube no que se refere a cada mídia“, completou o diretor.
Leia também:
Preparador físico do Corinthians fala da estratégia pré-decisão: nada de pizza ou massa no Pacaembu
Casagrande aponta Cássio como melhor goleiro brasileiro da atualidade
Para entender melhor, vale ressaltar que o Athletico fechou recentemente contrato com a Globo, mas ainda não acertou a venda do pay-per-view (PPV) ao Premiere. Na TV fechada, o vínculo do clube é com a Turner, dona do TNT e concorrente direta do SporTV.
O primeiro fator pontuado por Fernando Manuel é o número de jogos do Athletico disponíveis. Por exemplo, a primeira rodada os paranaenses recebem o Vasco. Como o clube carioca não fechou com a Turner e o time paranaense não acertou pay-per-view, a única opção seria transmitir o confronto em TV aberta.
Além disso, o outro motivo é contratual. No novo contrato com a emissora, o Athletico conseguiu garantir o mesmo número de transmissões que os cariocas (Botafogo e Fluminense) e os mineiros (Cruzeiro e Atlético-MG).
O Corinthians, por sua vez, estreia no Brasileirão longe de casa, contra o Bahia, em Salvador, no dia 28 de abril, às 16h - confira os primeiros jogos do Timão.