Venha fazer parte da KTO
x

Torcedor do Corinthians usa cadernos para registrar ficha técnica de jogos do clube desde 1963

1.2 mil visualizações 19 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Seo Clóvis (no sofá) eterniza os jogos do Corinthians em seus cadernos

Seo Clóvis (no sofá) eterniza os jogos do Corinthians em seus cadernos

Divulgação/Corinthians

Embora alguns corinthianos tenham centenas de jogos guardados na memória, a maioria costuma recorrer à internet para lembrar os autores dos gols de uma vitória importante. Nenhum destes, porém, teria a capacidade de precisar quantas partidas do Corinthians assistiu na vida. Esse não é o caso de Clóvis Bernardes de Souza, de 83 anos.

Nesta segunda-feira, o site oficial do clube contou a história do torcedor, que documenta todos os confrontos do Timão desde 1963 - ele escreve a ficha técnica de cada um deles e os eterniza no papel.

"Eu não tenho ideia, eu tenho certeza... Vou pegar o livro. Tenho 4.117 jogos anotados", diz o alvinegro de Barretos, que tem um dos maiores acervos sobre a história do Corinthians, mesmo antes da facilidade da internet. .

“Comecei a anotar os jogos de raiva. Porque as rádio transmitiam apenas um jogo, geralmente os jogos na capital, então quando o Corinthians jogava fora, era o narrador que informava se havia sido gol, mas não falava mais nada, não ficávamos sabendo qual a escalação, nada. Aí eu decidi comprar os jornais que davam mais detalhes das partidas no dia seguinte e anotar tudo no caderno, anotei um, dois e aí virou hábito. Anoto até hoje, mesmo com dificuldades, eu não perco um”, relembrou.

Com tamanho empenho, Seo Clóvis, como é chamado, sabe até o retrospecto do Timão contra adversários específicos e alerta sua esposa para as possibilidades de mudança na liderança do histórico de uma rivalidade.

Ele assiste o jogo, me chama e fala, se esse time perder o Corinthians passará na frente no retrospecto. Ele acompanha tudo até hoje. E lembra de tudo”, contou Cilene Caccozzi de Souza, de 84 anos.

O trabalho do torcedor lembra o Almanaque do Timão, feito pelo jornalista e professor Celso Unzelte. Antes impresso, o acervo agora é digital e detalha todas as partidas do Corinthians. O profissional valorizou o trabalho de Clóvis, que gostou do reconhecimento.

"Esta é uma prova de absoluto corinthianismo. É um trabalho de resgate da história do clube... Ele faz isso faz 57 anos, eu tenho 52 por exemplo. É uma vida dedicada a isso. Então imediatamente me interessei pois trabalho com o Almanaque, que informa sobre todos os jogos desde 1910. Este trabalho demanda muitas informações dos jogos futuros, mas principalmente dos jogos que já aconteceram", analisou Celso.

“O Celso Unzelte veio aqui hoje, eu pegava meus livros e ele no telefone. Fazíamos o teste, conferíamos alguma partida, eu via aqui no caderno, ele no almanaque do Timão e estava certo”, completou Clóvis.

Veja mais em: Torcida do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians recebe o Fortaleza em busca de dar sequência ao bom momento na temporada

    Corinthians recebe o Fortaleza em busca de dar sequência ao bom momento na temporada; saiba tudo

    ver detalhes
  • Tainá Paixão deve chegar ao Parque São Jorge no segundo semestre

    Corinthians acerta contratação de armadora da Seleção Brasileira; saiba detalhes

    ver detalhes
  • Corinthians já esteve em campo em todas as datas possíveis de um ano

    Você sabia que o Corinthians já jogou em todos os dias do ano? Veja a nova ferramenta do Meu Timão

    ver detalhes
  • Kayke tem contrato com o Corinthians até março de 2025

    Conversas entre Corinthians e Kayke para renovação de contrato não evoluem; entenda cenário

    ver detalhes
  • Contratos de Kayke e Pedrinho se encerram nos primeiros meses de 2025

    Corinthians possui 36 atletas da base com contratos a se encerrar em até quase um ano; veja nomes

    ver detalhes
  • Isac é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Meia aparece no BID e se torna a 29ª contratação para a base do Corinthians em 2024

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: