Torcedor do Corinthians usa cadernos para registrar ficha técnica de jogos do clube desde 1963

1.1 mil visualizações 19 comentários Comunicar erro

Por Meu Timão

Seo Clóvis (no sofá) eterniza os jogos do Corinthians em seus cadernos

Seo Clóvis (no sofá) eterniza os jogos do Corinthians em seus cadernos

Divulgação/Corinthians

Embora alguns corinthianos tenham centenas de jogos guardados na memória, a maioria costuma recorrer à internet para lembrar os autores dos gols de uma vitória importante. Nenhum destes, porém, teria a capacidade de precisar quantas partidas do Corinthians assistiu na vida. Esse não é o caso de Clóvis Bernardes de Souza, de 83 anos.

Nesta segunda-feira, o site oficial do clube contou a história do torcedor, que documenta todos os confrontos do Timão desde 1963 - ele escreve a ficha técnica de cada um deles e os eterniza no papel.

"Eu não tenho ideia, eu tenho certeza... Vou pegar o livro. Tenho 4.117 jogos anotados", diz o alvinegro de Barretos, que tem um dos maiores acervos sobre a história do Corinthians, mesmo antes da facilidade da internet. .

“Comecei a anotar os jogos de raiva. Porque as rádio transmitiam apenas um jogo, geralmente os jogos na capital, então quando o Corinthians jogava fora, era o narrador que informava se havia sido gol, mas não falava mais nada, não ficávamos sabendo qual a escalação, nada. Aí eu decidi comprar os jornais que davam mais detalhes das partidas no dia seguinte e anotar tudo no caderno, anotei um, dois e aí virou hábito. Anoto até hoje, mesmo com dificuldades, eu não perco um”, relembrou.

Com tamanho empenho, Seo Clóvis, como é chamado, sabe até o retrospecto do Timão contra adversários específicos e alerta sua esposa para as possibilidades de mudança na liderança do histórico de uma rivalidade.

Ele assiste o jogo, me chama e fala, se esse time perder o Corinthians passará na frente no retrospecto. Ele acompanha tudo até hoje. E lembra de tudo”, contou Cilene Caccozzi de Souza, de 84 anos.

O trabalho do torcedor lembra o Almanaque do Timão, feito pelo jornalista e professor Celso Unzelte. Antes impresso, o acervo agora é digital e detalha todas as partidas do Corinthians. O profissional valorizou o trabalho de Clóvis, que gostou do reconhecimento.

"Esta é uma prova de absoluto corinthianismo. É um trabalho de resgate da história do clube... Ele faz isso faz 57 anos, eu tenho 52 por exemplo. É uma vida dedicada a isso. Então imediatamente me interessei pois trabalho com o Almanaque, que informa sobre todos os jogos desde 1910. Este trabalho demanda muitas informações dos jogos futuros, mas principalmente dos jogos que já aconteceram", analisou Celso.

“O Celso Unzelte veio aqui hoje, eu pegava meus livros e ele no telefone. Fazíamos o teste, conferíamos alguma partida, eu via aqui no caderno, ele no almanaque do Timão e estava certo”, completou Clóvis.

Veja mais em: Torcida do Corinthians.

Veja Mais:

  • Zagueiro Pedro Henrique durante partida contra o Água Santa

    Pedro Henrique destaca bom momento individual e vê 'pressão exagerada' no Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians anuncia promoção para sócios do Fiel Torcedor

    Corinthians anuncia promoção para Fiel Torcedor durante pandemia de Covid-19

    ver detalhes
  • Ramiro é uma das saudades da torcida do Corinthians nessa paralisação - e antes dela

    Podcast do Meu Timão discute maiores saudades da torcida durante a quarentena do Corinthians; ouça

    ver detalhes
  • A verdade sobre Romero que poucos falam no Corinthians

    VÍDEO: A verdade sobre Romero que poucos falam no Corinthians

    ver detalhes
  • Osmar Loss deseja enxugar base do Corinthians para melhoria nos treinamentos

    Osmar Loss revela intenção de reduzir o elenco sub-23 do Corinthians

    ver detalhes
  • Boselli vê Janderson com um futuro promissor no Corinthians

    Boselli comenta relação com garotos e revela conselho para Janderson evoluir no Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: