Corinthians e Atlético-MG se juntam em ação social contra o racismo no mês da Consciência Negra
1.4 mil visualizações 16 comentários Reportar erro
Por Meu Timão
Corinthians e Atlético-MG preparam uma importante ação social para antes da bola rolar na Neo Química Arena, na noite deste sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Em movimento conjunto, os clube entrarão em campo contra o racismo e representando o movimento Vidas Negras Importam.
As estatísticas do Brasil apontam que um jovem negro é morto no país a cada 23 minutos. Assim, buscando dar visibilidade para causa que lutam pelo fim do racismo, Corinthians e Atlético-MG entrarão em campo carregando o número 23 em suas camisas e os nomes de homens e mulheres que foram mortos pelo racismo.
"O país do futebol também é o país que mata um jovem negro a cada 23 minutos. Durante um único jogo, são mais de 3 vidas perdidas para o racismo - que insiste em tirar sonhos, futuros e esperança da nossa sociedade. Os números assustam, mas infelizmente retratam o cenário doloroso de quem nasce preto no Brasil. Novembro, mês da Consciência Negra, é um momento importante para reacender a luta contra o racismo e dar apoio e visibilidade aos inúmeros movimentos que lutam diariamente pela vida e pelos direitos da comunidade negra por aqui", diz trecho da nota que explica a ação.
O projeto é assinado pela Revista Gama e Wieden & Kennedy em parceria com Alma Preta Jornalismo e Coalizão Negra por Direitos, também responsáveis pela curadoria dos nomes e contato com familiares.
Notícias relacionadas
Corinthians se mobiliza nas redes sociais por ajuda a menino que recolhe livros no lixo |
O Corinthians, vale lembrar, se posicionou em outras oportunidades sobre o assunto. Em agosto, na volta do futebol feminino, as corinthianas também fizeram ação contra o racismo, que teve em pauta naquele momento a morte do jovem negro George Floyd, abordado violentamente por um policial branco nos Estados Unidos. Pouco antes, em junho, o clube se posicionou nas redes sociais em uma corrente contra o racismo e também produziu um vídeo emocionante sobre o assunto.