Relatório da FIFA destaca Corinthians por desenvolvimento e profissionalização do futebol feminino
4.4 mil visualizações 34 comentários Reportar erro
Por Meu Timão
Nesta quinta-feira, a FIFA, entidade máxima do futebol mundial, publicou um relatório que avalia o desenvolvimento e a profissionalização do futebol feminino no mundo. O Corinthians foi um dos estudos de caso da entidade.
"Nós realizamos entrevistas com partes que impactaram positivamente no desenvolvimento e na profissionalização do futebol feminino para analisar processos, estratégias e narrativas atrás desses números", escreveu a FIFA no início do relatório.
Além do Corinthians, outro clube ouvido pela entidade foi o Lyon, da França. O estudo também contou com a presença da União Europeia de Radiodifusão, a The Football Association (entidade que comanda o futebol na Inglaterra), a goleira Lydia Williams (que atua pelo Arsenal e pela Seleção Australiana), a atacante Francisca Ordega (atleta do Levante e da Seleção Nigeriana) e a empresa VISA (patrocinadora da última Copa do Mundo Feminina).
Notícias relacionadas
No estudo de caso referente ao Corinthians, a FIFA destacou o pioneirismo do clube na modalidade. E afirmou que, o sucesso da parceria entre Timão e Audax, em 2016, fez com que o clube integrasse um elenco feminino em 2018.
A entidade também mencionou que o clube se dedica para manter o elenco feminino como um dos principais focos e, dessa maneira "desenvolveu uma forte relação com o elenco masculino e, constantemente, implementa iniciativas entre os dois grupos, que se orgulham em vestir a camisa do time".
A trajetória alvinegra, que hoje é bicampeã da Libertadores, foi colocada como "a mais renomada do futebol feminino na América do Sul" e que o sucesso em campo é a "tradução dos investimentos fora dele".
Segundo a FIFA, o clube ainda afirmou que "as equipes precisam ter indivíduos com a capacidade correta de comandar e dirigir o grupo sabendo onde mirar os investimentos". Além disso, para construir uma marca renomada, é preciso alavancar o valor comercial da equipe feminina.
"Por isso, o Corinthians tem conseguido parceiros comerciais para a equipe feminina e também atinge bons números pelas redes sociais", afirma o relatório. O exemplo dado foi o gol marcado por Maiara, diante da Ferroviária, em 2019, que foi assistido por mais de quatro milhões de pessoas somente no Twitter.
Hoje, vale destacar, o Corinthians tem sete títulos conquistados desde a retomada da modalidade. São dois Brasileiros (2018/2020), dois Paulistas (2019/2020), duas Libertadores (2017/2019) e uma Copa do Brasil (2016).