Venha fazer parte da KTO
x

Da asa delta ao xadrez: conheça todas as modalidades profissionais do Corinthians

2.2 mil visualizações 14 comentários Reportar erro

Corinthians atua nos mais variados esportes

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Como já diz o próprio nome da instituição, o Sport Club Corinthians Paulista vai muito além do futebol, sua modalidade mais visada. A sede social do clube, localizada no Parque São Jorge, abriga outras 19 modalidades competitivas.

Os esportes são bastante variados e dividem-se entre terrestres e aquáticos. O primeiro tem como diretor Carlos Henrique Ros Salas de Lima, enquanto o último, comandado em outro departamento, está sob a direção de Silvio Romoaldo Júnior.

Algumas das modalidades extra futebolísticas são mais familiares à Fiel. Já é rotineiro à torcida do Corinthians, por exemplo, frequentar jogos de sua equipe de futsal, que tradicionalmente manda seus jogos na própria sede social do clube, no Ginásio Wlamir Marques.

O nome do ginásio poliesportivo, aliás, faz referência a um nome histórico de outra modalidade do Corinthians. Wlamir Marques defendeu o basquete alvinegro entre 1962 e 1972, sagrando-se como um dos maiores jogadores de basquete do Brasil.

Além das 19 modalidades profissionais, o Corinthians oferece 24 alternativas esportivas aos seus associados. Os sócios do clube têm acesso à prática de modalidades que variam desde escolinhas de futebol até bocha e artes marciais.

Ao corinthiano que deseja saber mais sobre as outras modalidades do Corinthians, o Meu Timão lista as facetas do clube para além do esporte bretão. Confira abaixo!

Modalidades competitivas

Asa Delta

Corinthians é uma equipe tradicional na Asa Delta

Corinthians é uma equipe tradicional na Asa Delta

Divulgação/Corinthians

O Corinthians é uma instituição tradicional no meio da asa delta, mantendo títulos e recordes na modalidade. A conquista mais recente se deu no Campeonato Paulista de 2018, tendo Eduardo Oliveira como seu representante vitorioso. Nesta mesma competição, os atletas David Brito Filho e Michel Louzada, que também representam o clube, ficaram em terceiro e sexto, respectivamente.

Basquete

Basquete do Corinthians é quase centenário

Basquete do Corinthians é quase centenário

Divulgação/Corinthians

O Corinthians compete profissionalmente no basquete desde a inauguração do Parque São Jorge, em 1927, quando o esporte ainda era conhecido como "bola ao cesto".

As grandes glórias, porém, se iniciaram na década de 60, com a conquista do título sul-americano. Na época, a equipe foi considerada uma das melhores do mundo, e ostentava jogadores de renome, como Edvar, Angelim, Wlamir Marques, Rosa Branca, Ubiratan, Amaury, Borbola, Luizinho, Braz, Mical, Renê, Ortiz, Gilberto e Pedro Ives. O Timão conquistou o heptacampeonato paulista (1964 a 1970), foi tricampeão da Taça Brasil e do Sul-Americano (1965, 1966 e 1969) e vice-campeão mundial, em 1966.

A equipe passou por um primeiro período de inatividade, mas retornou nas décadas de 80 e 90. Na época, ninguém menos que Oscar Schmidt vestiu as cores alvinegras. Depois de mais um período sem investimentos na modalidade, o Corinthians voltou ao basquete no final de 2017 - e já conquistou a Liga Ouro (divisão de acesso ao NBB) na primeira competição disputada.

Atualmente, o basquete alvinegro segue a todo vapor, e disputa anualmente o NBB.

Beach Soccer

b

Divulgação/Corinthians

O Beach Soccer, do inglês, futebol de areia, é outra vertente competitiva do Corinthians. Atualmente, sua equipe masculina disputa competições nacionais e internacionais. No total, o Timão já conquistou seis títulos na modalidade: Desafio das Areias Sub-18, Desafio das Areias, Copa Vila Velha, Campeonato Brasileiro, Mundialito de Clubes e Campeonato Paulista.

Bocha

A bocha associativa é conhecida como bocha rafa

Divulgação/Corinthians

A bocha é mais uma das modalidades praticadas dentro do Parque São Jorge. Os representantes do Corinthians disputam torneios Brasil afora, levando o manto do Timão para as canchas.

Boxe

Boxe é um esporte que vem crescendo no Corinthians

Boxe é um esporte que vem crescendo no Corinthians

Divulgação/Corinthians

O Corinthians retomou as atividades de sua equipe de boxe em 2018. O pugilismo do Timão já contou com nomes de peso no esporte, como Marcelino Novaes e José Leonildo Souza.

Atualmente, a equipe de boxe do Timão é treinada por Washington Silva, ex-atleta olímpico e multicampeão da modalidade. O ex-pugilista possui um currículo com dois Mundiais, duas Olimpíadas, dois Pan-Americanos e dois Sul-Americanos.

Em 2018, o boxe do clube alvinegro viveu mais um momento interessante em sua história. Afinal, foi quando o clube sediou, no Ginásio Wlamir Marques, o "Combate Corinthians: Noite de Campeões", evento que teve a presença de Rose Volante, campeã mundial de boxe, Acelino Popó Freitas, tetracampeão mundial de boxe, Miguel de Oliveira, campeão mundial de boxe e Servílio de Oliveira, o primeiro brasileiro a conquistar medalha olímpica no esporte.

Footgolf

Footgolf é uma das modalidades mais recentes do Corinthians

Footgolf é uma das modalidades mais recentes do Corinthians

Divulgação/Corinthians

Em 2018, o Corinthians iniciou as atividades em mais uma modalidade esportiva: o footgolf. A instituição é representada no esporte pelo atleta Anderson Borges, o sexto melhor do Brasil dentre praticantes de footgolf.

A modalidade, como consta no próprio nome, se assemelha ao golfe. Ela é praticada com uma bola de futebol, que o atleta precisa chutar para acertar um buraco.

Futebol Americano

Corinthians possui uma equipe própria de futebol americano

Corinthians possui uma equipe própria de futebol americano

Divulgação/Corinthians

Dentre as modalidades competitivas do Timão, o futebol americano é uma das que possui maior visibilidade. O Corinthians Steamrollers, como é chamado, nasce fruto de uma parceria entre a Associação Steamrollers e o Corinthians, em 2008.

A partir da fundação, iniciou-se uma história vitoriosa do Timão no esporte norte-americano. Foram quatro títulos paulistas, um bicampeonato brasileiro e até o primeiro Torneio Latino Americano, além da maior sequência invicta de jogos no Brasil, como 39 vitórias.

Curiosamente, o sucesso foi tanto, que ultrapassou os limites da América do Sul. Em 2013, o time recebeu a visita do Arizona Cardinals, equipe de futebol americano mais antiga dos Estados Unidos, porque buscavam entender como que um time brasileiro poderia fazer tanto sucesso, tendo mais alcance que as equipes americanas. Na época, o Timão já contava com mais de um milhão de curtidas na página oficial dos Steamrollers, no Facebook.

Futebol Society

Timão compete também no futebol society

Timão compete também no futebol society

Divulgação/Corinthians

Muito praticado de forma amadora, o futebol society é também uma modalidade esportiva praticada de profissional no Corinthians. A equipe, inclusive, já conquistou títulos em campeonatos de grande relevância, como o Brasileiro, o Paulista, a Copa dos Campeões e a Super Copa Paulista. No Mundial, o Timão chegou à semifinal.

Futsal

Futsal é das modalidades mais tradicionais do Corinthians

Futsal é das modalidades mais tradicionais do Corinthians

Augusto Godoy/ Ag Corinthians

Em atividade desde os anos 50, o futsal do Corinthians é extremamente tradicional nas maiores competições do país. Dentro das quadras, o Timão, assim como no campo, sempre demonstrou sua força e tamanho diante das equipes adversárias

O futsal e o futebol de campo são indissociáveis quando fala-se de Corinthians. Grandes craques do esporte bretão e atuaram nas quadras do Corinthians, tais como: Wiliam, Marquinhos, Malcom, Fagner, entre vários outros.

Atualmente, o futsal corinthiano é reconhecido como um dos maiores projetos de futsal do mundo. Sua última conquista se deu em 2021, na Supercopa do Brasil, vencendo a final contra o Magnus.

Futsal Feminino Tiger

Já são sete anos da parceria entre Corinthians e Tiger

Já são sete anos da parceria entre Corinthians e Tiger

Divulgação/Corinthians

O futsal feminino do Corinthians é fruto de uma parceria com a tradicional equipe Tiger, selada em 2015. É a única equipe paulista que disputa competições em todas as categorias, acumulando 61 títulos.

Mais três mil atletas já passaram pelas equipes de futsal do Tiger. Hoje, a instituição conta com mais de 140 atletas de futsal feminino.

Handebol

Corinthians é um forte incentivador do Handebol

Corinthians é um forte incentivador do Handebol

Divulgação/Corinthians

O Corinthians é um forte incentivador do handebol desde os anos 60. Na modalidade, o Timão já conquistou títulos importantes, como o Campeonato Paulista Adulto, tanto no feminino como no masculino.

Atualmente o clube atua com suas equipes Mirim, Infantil e Cadete. As categorias se repetem no feminino e no masculino.

MMA

Corinthians já atua no MMA há mais de década

Corinthians já atua no MMA há mais de década

Divulgação/Corinthians

O Corinthians iniciou seu projeto no MMA em 2011. Nos mais de dez anos inseridos na modalidade, o clube já contou com nomes como Anderson Silva e Júnior Cigano, multicampeões no UFC.

A atual equipe é formada por diversos atletas e conta com uma série de títulos. Desde o final do ano passado, o Corinthians tem Charles do Bronx, campeão dos pesos leves do UFC, como embaixador do clube em esportes de contato. Nos últimos anos, o Timão foi representado em outros diversos eventos, como Bellator, XFC, Rezin e WGP.

Natação

Corinthians se tornou uma das grandes referências na formação de atletas na natação

Corinthians se tornou uma das grandes referências na formação de atletas na natação

Divulgação/Corinthians

Referência na formação de atletas, o Corinthians já teve grandes nomes em sua equipe de natação. Caso, por exemplo, de Thiago Pereira, vencedor da medalha de prata nos 400m medley nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e maior medalhista da história do Brasil.

Em 2015 e 2016, o Timão bateu recorde de participantes em uma edição dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, com sete atletas, e Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com cinco. O Corinthians hoje se destaca, dentre outros motivos, por se manter regularmente entre os três primeiros colocados no Ranking Nacional de Clubes há mais de dez anos.

Rally

A estreia do Corinthians Rally Team aconteceu no Rally Piocerá, no fim de janeiro de 2019

A estreia do Corinthians Rally Team aconteceu no Rally Piocerá, no fim de janeiro de 2019

Divulgação/Corinthians

A equipe de rally do Corinthians nasceu em junho de 2018, mas já possui história no esporte há mais de 20 anos. Isso porque Rodrigo König, diretor de competições, pilotou pela primeira vez no rally de regularidade em 1988, e segue envolvido na categoria, como atleta ou organizador de eventos.

A estreia do Corinthians Rally Team, enquanto instituição, aconteceu no Rally Piocerá, no fim de janeiro de 2019. Na ocasião, a equipe fechou em oitavo lugar com a dupla João Afro e André Filho

Remo

O remo é um dos esportes mais tradicionais do Corinthians

O remo é um dos esportes mais tradicionais do Corinthians

Divulgação/Corinthians

O remo foi implantado no Corinthians antes da metade do século XX. Na ocasião, o símbolo do clube sofreu algumas alterações, como o acréscimo do par de remos e a âncora, que seguem no distintivo até hoje.

O remo é um dos esportes com maior tradição no Corinthians, sendo tetracampeão mundial na categoria máster. O último momento de protagonismo se deu em 2015,quando Gabriel Campos se tornou o primeiro atleta do remo do clube alvinegro a conquistar um Campeonato Brasileiro e a garantir vaga em uma edição de Pan-Americano.

Skate

O Timão também compete no skate

O Timão também compete no skate

Divulgação/Corinthians

O Corinthians, além de competir na modalidade, possui outro fator de desejo aos entusiastas do mundo do skate. Afinal, o Timão possui seu próprio Skate Park, com mais de 500 metros quadrados.

A estrutura de primeira faz jus à equipe do Corinthians na modalidade. O time de skate do Corinthians é comandado pelo técnico Sandro Sobral, com mais de 30 anos de experiência na modalidade.

Surf

O surf é outra modalidade olímpica englobada pelo Corinthians

O surf é outra modalidade olímpica englobada pelo Corinthians

Divulgação/Corinthians

O surf é uma modalidade inserida no departamento de esportes radicais do Corinthians. A inserção do esporte no clube busca fomentar a modalidade, além de oferecer aulas para os sócios.

O clube vê no surf um caminho interessante para atrair novos parceiros e patrocinadores. Seu grande destaque é a atleta Nairê Marquez, uma das maiores promessas do surf brasileiro, multicampeã em torneios nacionais e internacionais.

Vôlei

Corinthians é referência na base feminina de voleibol

Corinthians é referência na base feminina de voleibol

Divulgação/Corinthians

Ainda que não atue mais em sua modalidade profissional, o voleibol do Corinthians se mantém competitivo em categorias inferiores. O esporte começou a ser praticado no clube no final da década de 1920, formada por atletas que também atuavam no basquete.

Hoje em dia, os principais destaques são as categorias de base feminina, na qual o Corinthians se tornou referência como formador de atletas e pelas conquistas alcançadas. Atualmente, são quatro categorias femininas competitivas que admitem jovens entre 11 a 16 anos.

Xadrez

O Timão também se aventura nos tabuleiros de xadrez

O Timão também se aventura nos tabuleiros de xadrez

Divulgação/Corinthians

Destaque nos campos de futebol por todo o Brasil, o Corinthians também pode se orgulhar pela trajetória que vem construindo no xadrez. A equipe alvinegra surgiu de uma parceria firmada em 2018, com a "Xadrez Total", sob coordenação de Mauro Amaral

Atualmente, a equipe conta com diversos atletas de alto nível. Dentre eles, Matheus Damaceno, que ganhou medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Xadrez Sub-20 no ano de 2019.

Veja mais em: Mais esportes do Corinthians, Basquete, Futsal do Corinthians e Especiais do Meu Timão.

Veja Mais:

  • Alexandre Leitão era CEO do Orlando City, dos Estados Unidos, e atualmente ocupa o cargo no Athletico-PR

    Consultoria indica ao presidente do Corinthians a contratação de um CEO, diz jornalista; veja nome

    ver detalhes
  • O Corinthians fechou polêmica parceria com o Grupo Gazin recentemente

    Corinthians vê camarote 'desvalorizado' para justificar permuta por colchões no CT

    ver detalhes
  • Augusto Melo e Sergio Moura ouviram as cobranças da Gaviões da Fiel nesta quinta-feira

    Veja os assuntos cobrados pela Gaviões da Fiel em reunião com diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians encara o São José, às 20h, no Ginásio Wlamir Marques

    Corinthians recebe São José pela Liga Nacional de Futsal em meio a troca de técnico; saiba tudo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: