Corinthians diz que cedeu imagens para investigação de suposto caso de segregação e racismo na Arena

4.3 mil visualizações 33 comentários

Por Meu Timão

Dois garotos são barrados de entrada no setor mais caro da Neo Química Arena

Dois garotos são barrados de entrada no setor mais caro da Neo Química Arena

Reprodução/Instagram

O Corinthians emitiu uma nota oficial na tarde desta sexta-feira e disse que já entregou as imagens disponíveis do circuito de câmeras da Neo Química Arena para esclarecimento do suposto caso de racismo ocorrido na noite da quarta. Na ocasião, dois garotos teriam sido impedidos de entrar no setor Oeste Inferior, o mais caro do estádio.

"O Sport Club Corinthians Paulista informa que separou as imagens referentes à denúncia feita nas redes sociais sobre a dificuldade de dois torcedores para entrar na Neo Química Arena antes do jogo entre Corinthians e Deportivo Cali (...). As imagens foram entregues à Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE), a fim de que as investigações do incidente corram paralelamente às apurações internas", disse o comunicado.

Com o envio das imagens e o posicionamento, o Timão aguarda agora a investigação policial para concluir se houve ou não o caso de racismo na entrada do estádio. A investigação paralela do clube independe da conclusão da Polícia Civil sobre o tema.

No momento da publicação da matéria do Meu Timão sobre o caso, na quinta-feira, o Corinthians já havia dito que tinha recebido o conteúdo via redes sociais e se movimentava internamente para dar uma resposta.

Entenda o caso

Um vídeo postado nas redes sociais viralizou poucos minutos após a vitória do Corinthians sobre o Deportivo Cali, na noite da última quarta-feira, pela Libertadores. Nas imagens, um suposto caso de segregação e racismo na entrada do Setor Oeste da Neo Química Arena foi denunciado - veja vídeo abaixo.

As imagens foram gravadas e divulgas por Gustavo Sena, conhecido como Sena MC. O rapper chegou ao estádio com a bola rolando e, ao verificar um diálogo de dois garotos com um segurança, aproximou-se e constatou que a dupla tentava, sem sucesso, acessar a parte interna do setor mais nobre do estádio.

De acordo com Sena MC, os dois garotos estavam com ingressos corporativos, do Setor Oeste Business, cedidos por uma pessoa que não utilizaria os bilhetes e decidiu presenteá-los minutos antes. O setor era o mais caro diante do Cali, no valor de R$ 750,00.

"Eu não poderia deixar de fazer algo, é um caso claro de racismo e segregação. Vejo isso diariamente, em todos os lugares, o que aconteceu no estádio não foi um caso isolado, mas que precisa ser falado também", afirmou o músico, que falou ao Meu Timão por telefone - veja relato completo abaixo.

Veja o relato de Sena MC em depoimento por telefone ao Meu Timão

"Eu não conhecia os garotos, são mais dois desses invisíveis que fazem seu corre pelas ruas, que pegam refrigerante, lanche de quem os ajuda... sempre vejo garotos com esse perfil na porta do estádio porque vou a quase todos os jogos.

Eu costumo entrar no estádio em cima da hora. Ontem eu estava em Arthur Alvim, num bar que sempre frequento antes dos jogos. Comi um lanche por ali e cheguei no estádio com a bola rolando.

Quando caminhava para o setor Sul, me deparei com dois garotos conversando com orientadores na frente da entrada Oeste, eles estavam chorando porque não tinham conseguido entrar.

Verifiquei o que estava acontecendo e vi que eles estavam com dois ingressos coorporativos, em papel impresso, com QRCod. Os dois ingressos eram do Setor Businnes, ingressos coorporativos, que uma pessoa deu pra eles. A pessoa ia morrer com os ingressos e cedeu aos garotos. Quando vi que era mais um caso de segregação, eu comecei a gravar mesmo sabendo que minha bateria do celular estava acabando.

De acordo com os orientadores, eles não poderiam entrar porque eram de menores. Mas eu sempre vejo menores no estádio, obviamente. Eu voltei com os garotos para perto da catraca. Veio uma pessoa dizendo que eles não poderiam entrar sozinhos porque eram de menor. A pessoa chegou a citar que eles estavam de chinelo, mas eu até relevei essa parte.

Nesse meio tempo, passou um casal preto, que ia entrar no mesmo portão. Então, eu perguntei se eles poderiam entrar com os garotos porque os orientadores estavam dizendo que precisariam entrar na companhia de adultos. Eles disseram que 'sim'. E todos foram para a catraca.

Porém, os dois garotos não puderam nem testar, não deixaram eles colocarem o ingresso na catraca. Os meninos voltaram triste. Perguntei o que tinha acontecido e a resposta foi de que alguém rasgou os ingressos. Um até brigou com o outro, dizendo 'por que você deixou ele rasgar o ingresso?'.

Vi que não teria uma solução aquilo. Procurei um cambista, comprei dois ingressos de Sul e os levei até o setor que eu ficaria. Na Sul também houve questionamento sobre a idade, mas eles estavam comigo e entraram normalmente.

Eu tenho certeza que a proibição na Oeste se deu pela vestimenta deles, não pelos ingressos. Se fossem dois brancos aconteceria? Eu não tenho nenhum motivo para inventar essa história, sou uma pessoa pública, eu não ganharei nada com isso. É um caso claro de racismo e segregação.

É algo que é relatado todos os dias, que se vê em vários lugares e ocasiões, e ontem foi no estádio do Corinthians. Será que vão mudar isso lá (estádio)? Não vão. É o Brasil que a gente vive. Faço isso pela minha quebrada, pela minha vivência, eu jamais deixaria passar isso batido. Jamais".

Confira o vídeo divulgado pelo MC Sena

Veja mais em: Nota oficial e Neo Química Arena.

Veja Mais:

  • Cássio é um dos atletas que está na Argentina para enfrentar o Boca Juniors

    Corinthians chega na Argentina e tem 25 relacionados para decisão com o Boca Juniors; veja lista

    ver detalhes
  • Gustavo Mantuan e Du Queiroz estão na equipe titular testada pelo técnico Vítor Pereira nesta segunda-feira

    Corinthians tem novidades em último treino antes de viagem para a Argentina; veja provável escalação

    ver detalhes
  • Cássio acredita em classificação do Corinthians às quartas de final da Libertadores 2022

    Cássio projeta ‘batalha’ contra o Boca Juniors e diz não ter dúvida em classificação do Corinthians

    ver detalhes
  • Alessandro levanta o troféu da Libertadores

    Corinthians campeão da Libertadores em fotos inesquecíveis; reveja imagens marcantes do título

    ver detalhes
  • Willian tenta se acostumar com as dores no ombro direito para tentar ajudar o Corinthians em campo

    Corinthians pode ter Willian em viagem à Argentina, mas presença em campo segue difícil

    ver detalhes
  • Corinthians conquistou a Libertadores 2012 de forma invicta

    Relembre a campanha do Corinthians na conquista invicta da Libertadores 2012; veja jogo a jogo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Marcos

    Ranking: 1920º

    Marcos 901 comentários

    @marcos.oliveira81 em

    Garotos de menor desse tamanho sozinho no estádio nunca vi, vejo sempre eles do lado de fora pedindo ingresso para o pessoal que tá entrando, agora cadê o rapaz que deu esses ingressos? Ele que é a chave desse assunto, se ele deu os ingressos porque não os levou até a catraca? E será que ele não tá sabendo da polêmica que causou esse caso? Tá na hora de aparecer pois estou começando a achar que esse MC quis se promover em cima das crianças, hoje em dia duvido de mais nada do que o ser humano e capaz para ganhar popularidade.

  • Foto do perfil de Danilo

    Ranking: 8353º

    Danilo 175 comentários

    @dr.dogao em

    O certo pelo certo. Corinthians deveria acolher esses moleques (e mais quantos puder).

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Weslley

    Ranking: 9703º

    Weslley 141 comentários

    33º. @wtoffetti em

    Nada de mais nessa história aí. Dois moleques menor de idade não podem entrar sozinhos no estádio e acabou. Tem que aprender que existem regras.
    E esse MC aí, fazendo media falando que estava 'resolvendo esse BO', que não ia entrar no estádio e tal. Ficou só filmando de longe, não estava fazendo é b**** nenhuma! Tá querendo aparecer. Para de frescura, de enxergar coisa onde não tem,.vira homem #[email protected]%, para de choramingar!

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Emerson

    Ranking: 1900º

    Emerson 909 comentários

    32º. @emerson.fiel em

    Racismo é inaceitável! Mas é preciso avaliar certinho todo a história. Como os dois garotos conseguiram os ingressos localizar a pessoa de deu, a situação do MC o jogo rolando ele lá fora em local certinho filmando este episódio, a ação dos funcionários porque não deveria ter registrado os ingressos (verificar se realmente houve isso). Antes de condenar o clube, precisa investigar todo os lados e prender os responsáveis pela situação! Outra cambista para comprar ingresso para o setor sul? No mínimo estranho...

  • Foto do perfil de Andreas

    Andreas 10 comentários

    31º. @andreas.arake em

    Foda o pessoal falando que é mi mi mi, era um sonho realizado que virou vergonha e lágrimas.

  • Foto do perfil de Andreas

    Andreas 10 comentários

    30º. @andreas.arake em

    Era para ser um sonho realizado, agora fico imaginando a vergonha e raiva que eles passaram, se tem ingresso deve entrar, se não entrar deveriam ressarcir os molequeles pois eles tinham ingressos.

  • Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 31º

    Paulo 19672 comentários

    29º. @pc.olimpia em

    Tipo de notícia que a imprensa marrom gosta de publicar, o clube Corinthians deveria tratar internamente deste assunto, logo cairá no programa do Neto, aí sim ele vai faturar em cima de um caso que pra mim não é tão importante. Já fui moleque também.

  • Foto do perfil de marcelo

    Ranking: 1205º

    Marcelo 1362 comentários

    28º. @unico.bi.mundial em

    Existe regra, menor não pode entrar desacompanhado, o problema do nosso país e que a grande maioria da população não quer cumprir as regras, o funcionário viu que os meninos estavam desacompanhados e não deixaram entrar, cumpriram a regra, agora tudo que acontece aqui e preconceito, discriminação, e a turma do mímimi, regra tem que ser cumprida e pronto.

  • Foto do perfil de robson

    Ranking: 10347º

    Robson 127 comentários

    27º. @robinho.d2 em

    O que me deixa triste é ver parte da torcida agindo com a mesma discriminação desse funcionário nos comentários. Se eram menores de idade porque registrou a entrada e girou a borboleta? Agiu de má fé sim! O certo seria informa a eles que sem esta com um responsável não poderia entrar, e eles que fossem atrás e não barrar os moleques. O Corinthians é o time do povo independente de ter casa nova, se essa não cabe a favela que é nosso publico majoritário não serve de nada.

  • Foto do perfil de Sérgio

    Ranking: 86º

    Sérgio 8476 comentários

    26º. @sergio.ohno em

    Apesar de entender a questão da administração da Arena ser separada do clube, o que chama a atenção neste caso e, também, naquele recente caso envolvendo um torcedor e a PM, me parece que falta sempre a presença de um representante do clube nas catracas para administrar este tipo de problema. Este caso com os menores é bem complicado já que faltam regras claras para a entrada deles na Arena. Com certeza, existem restrições para a entrada desacompanhada de adultos responsáveis ou até mesmo com adultos que não sejam seus representantes legais. Obviamente isto não isenta de responsabilidade se, no caso houve qualquer mal trato por parte de quem quer que seja.

x