Venha fazer parte da KTO
x

Entidade de imprensa cobra Conmebol por influenciadores no gramado; episódio ocorreu no Maracanã

15 mil visualizações 42 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Episódio de influenciador no gramado com colete de imprensa aconteceu em jogo entre Corinthians e Flamengo no Maracanã

Episódio de influenciador no gramado com colete de imprensa aconteceu em jogo entre Corinthians e Flamengo no Maracanã

CARL DE SOUZA/AFP via Getty Images

No duelo de volta das quartas de final da Libertadores, entre Corinthians e Flamengo, no Maracanã, um episódio chamou a atenção. Na comemoração do gol, o humorista e influencer Negrete estava no campo com os jogadores da equipe carioca. Nesta quinta-feira, a ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) publicou uma carta criticando a Conmebol.

No documento publicado nesta manhã, a ACEESP afirmou que pessoas no entorno do gramado com os coletes de imprensa estão ocupando o lugar dos profissionais da área. Essas pessoas seriam "torcedores digitais, que, "sem temor algum, gravam vídeos abraçando jogadores e comemorando gols, como se estivessem na arquibancada. Ou seja: são torcedores dentro de campo, oficializados pela competição", escreveu a organização.

Na ocasião, Negrete correu junto com Pedro, autor do gol do Flamengo, na comemoração. O humorista estava com o colete que é destinado à imprensa. A publicação tem mais de 463 mil curtidas no perfil do influenciador.

A crítica da ACEESP também engloba outros fatores como: a produção de imagens que deveriam ser de uso exclusivo para os detentores dos direitos para publicar em redes sociais particulares.

O outro fator é que os profissionais de rádio, que geralmente ficam no entorno do gramado, estão sendo retirados do local. O argumento da entidade é para "limpar a imagem do campo". Ao mesmo tempo, "é permitida essa nova modalidade de divulgação do evento".

A ACEESP ainda pede que, "caso essa nova modalidade de torcedores digitais se estabeleça, sugerimos que ela seja normatizada e os convidados sejam identificados com coletes específicos". A finalidade é diferenciar os convidados dos profissionais de imprensa.

Vale lembrar que para se credenciar para uma partida, os profissionais de imprensa (jornalistas, radialistas, fotógrafos e cinegrafistas) devem seguir normas rígidas de comportamento dentro dos estádios - principalmente os que têm acesso ao campo. Uma delas é, justamente, que profissionais não produzam imagens que pertencem às emissoras detentoras dos direitos de imagem da competição.

Confira na íntegra a carta da ACEESP à Conmebol

São Paulo, 11 de agosto de 2022

Prezados Senhores,

Temos visto, repetidamente, nos jogos da Copa Conmebol Libertadores, a presença de pessoas no entorno do gramado vestidas com coletes de imprensa da competição como se fossem profissionais trabalhando, e não são. São os chamados torcedores digitais, que, sem temor algum, gravam vídeos abraçando jogadores e comemorando gols, como se estivessem na arquibancada. Ou seja: são torcedores dentro de campo, oficializados pela competição.

A imprensa credenciada (jornalistas, radialistas, fotógrafos, cinegrafistas) segue normas rígidas de comportamento nos estádios, sobretudo os que precisam acessar o campo (os das emissoras detentoras de direitos), não podendo fazer imagens para redes sociais particulares. No entanto, torcedores digitais o fazem e se orgulham de exibir as imagens que deveriam ser de uso exclusivo dos detentores de direitos.

Radialistas, que desde o século passado fazem esse trabalho com profissionalismo e competência, são retirados do entorno do gramado sob o argumento de se “limpar a imagem” do campo; mas é permitida essa nova modalidade de divulgação do evento.

Caso essa nova modalidade de torcedores digitais se estabeleça, sugerimos que ela seja normatizada e os convidados sejam identificados com coletes específicos. Precisamos dessa diferenciação para que esses convidados não sejam confundidos com os profissionais de imprensa credenciados.

Em nome da crônica esportiva brasileira, pedimos providências e aguardamos pronunciamento da Conmebol.

Veja mais em: Libertadores da América.

Veja Mais:

  • Fabinho Soldado confessou que conversou tanto com Cássio quanto com Raul Gustavo

    Executivo do Corinthians tem conversa com Cássio e Raul Gustavo após casos na Argentina

    ver detalhes
  • Fabinho Soldado chegou ao Corinthians em 2024

    Fabinho abre o jogo sobre renovações no Corinthians e pede calma para reforços

    ver detalhes
  • Luana atualmente estava no Orlando Pride, dos Estados Unidos

    Ex-Corinthians é diagnosticada com câncer raro e se afasta do futebol por tempo indeterminado

    ver detalhes
  • Wesley durante jogo do Corinthians

    Técnico do Corinthians analisa estilo de jogo de Wesley e explica mudanças no ataque alvinegro

    ver detalhes
  • Conselheiros do Corinthians votam nesta segunda-feira a respeito do balanço financeiro de 2023

    Conselho Deliberativo se reúne para votação das contas do Corinthians de 2023; saiba detalhes

    ver detalhes
  • O time de futebol profissional masculino do Corinthians disputa dois jogos nesta semana

    Corinthians tem semana com Copa do Brasil e jornada quádrupla no sábado; veja agenda

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: