Venha fazer parte da KTO
x

Jogadores do Corinthians apostam em consultoria tática para aprimorar performance em campo

1.5 mil visualizações 22 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Raniele durante partida do Corinthians contra o Argentinos Juniors

Jhony Inacio / Meu Timão

Hugo e Raniele chegaram ao Corinthians no início da temporada de 2024 e tem conquistado destaque dentro do elenco corinthiano. Com mais de 20 jogos cada, os jogadores são peças importantes no time de António Oliveira, e apostam na utilização de uma consultoria tática individual, coordenada com o sistema de jogo do Timão, para aprimorar suas performances em campo.

Após a vitória por goleada sobre o Argentinos Juniors. na última terça-feira, o volante Raniele chegou a falar brevemente sobre o assunto em zona mista. Segundo ele, o trabalho o ajuda a identificar deficiências e pontos de melhoria para seguir ajudando seus companheiros e a equipe.

"Eu me cuido. Tenho uma consultoria tática por fora, sei que peco muito na saída de bola. Estou trabalhando para melhorar porque, além de desarmar, preciso municiar o Garro e o Bidon, independentemente de quem jogar no meio. Eles têm que contar comigo. Trabalho para melhorar, me cuidar e estar pronto para jogar", disse Raniele aos repórteres que estiveram presentes na Neo Química Arena.

O portal Central do Timão conversou com Vicente Caldas, CEO da Performa Sports, empresa que fornece assessoria tática tanto para Raniele quanto para Hugo, e detalhou o trabalho realizado. Segundo ele, o acompanhamento com os atletas já acontece desde a temporada passada, quando Raniele defendia o Cuiabá, e Hugo, o Goiás.

Este tipo de trabalho tem crescido no futebol mundial. A Performa Sports, por exemplo, já trabalhou com o atacante corinthiano Pedro Raul, além de ter feito atividades com as jogadoras Diany e Giovana Campiolo enquanto elas defendiam as Brabas.

Segundo disse Vicente Caldas, o trabalho de assessoria tática individual busca analisar em conjunto com o atleta suas ações em campo para identificar pontos de melhoria e também para potencializar qualidades. A orientação é feita a partir de conversas após as partidas de forma individualizada, apresentando os pontos detectados.

"A gente identifica o que ele faz bem, para potencializar, o que a gente quer que ele faça mais e melhor, e o que a gente vê margem de evolução. E essa evolução se dá tanto dentro dos comportamentos dele, quanto algo para o modelo de jogo. O que o Raniele, por exemplo, falou na entrevista, do que ele foi cobrado ali a respeito de estar mais tempo com a bola, a gente trabalha com ele desde o Cuiabá", explicou Vicente Caldas.

Segundo o CEO, porém, o trabalho vai além do entendimento individual de jogo. A consultoria serve também para explanar o estilo de jogo do adversário, demonstrando fraquezas que podem ser exploradas e pontos fortes que devem ser anulados.

"Por exemplo, o Raniele. Quais são as dinâmicas que a gente tem no setor? Como é que aquele adversário chega na região central? Esse atleta tal tem uma dificuldade quando leva a bola para a esquerda. Então, faz sentido induzi-lo para o pé esquerdo. Esse outro tem uma dificuldade de receber a bola de costas. Então, é o ponto a atacar. São informações que ajudam o atleta a entrar mais preparado em campo", explicou o CEO.

Em relação ao Hugo, um dos pontos mais trabalhados foi a disputa em duelos aéreos. Segundo Vicente Caldas, o jogador apresentava deficiências no aspecto técnico desde seu período no Goiás, mas trabalhou em melhorá-lo por meio da análise tática oferecida. Este aprimoramento se mostra importante no sistema de jogo de António Oliveira.

"Ele hoje é um dos laterais do Brasil que tem a maior porcentagem de vitória nesse quesito. E dentro do modelo do António, onde o time joga muito agrupado, então o time adversário acaba fazendo muita bola longa nos extremos. Esse alto número de vitórias em duelos aéreos para o Hugo é muito importante", contou Vicente.

Vale ressaltar, porém, que a análise individual não exclui, de acordo com o SEO, o modelo de jogo coletivo do time. Vicente Caldas explicou ainda que as orientações da consultoria segue alinhada ao esquema de jogo implementado por António Oliveira, e o assessoramento se molda às necessidades do clube.

"O modelo do António pede que o primeiro volante tenha uma participação ativa na saída de bola para que essa bola chegue na fase ofensiva, no último terço, de uma forma mais limpa. Então, a gente cobra com ele (Raniele) muito o posicionamento, qual é a melhor janela de passe que ele pode ficar para poder receber essa bola com mais vantagem", concluiu.

O trabalho tem surtido efeito para os jogadores. Raniele é, atualmente, líder em desarmes do Corinthians, com mais de 75% de passes certos, 57% de duelos ganhos 1.2 interceptações por jogo nos cinco jogos que disputou pelo Campeonato Brasileiro, segundo o SofaScore. Já Hugo foi um dos líderes em ações com bola na última partida do Timão, contra o Argentinos Juniors, pela Conmebol Sul-Americana, e ainda tem 67% de duelos aéreos ganhos no Campeonato Brasileiro.

Veja mais em: Raniele, Hugo e António Oliveira.

Veja Mais:

  • Gabriel Moscardo deve ser opção de António Oliveira para o confronto contra o Botafogo, neste sábado

    Moscardo posta mensagem e indica retorno ao Corinthians já neste sábado; veja a publicação

    ver detalhes
  • Corinthians recebe o Botafogo às 21h, na Neo Química Arena

    Corinthians recebe o Botafogo em busca de manter embalo para retorno do Brasileirão; saiba tudo

    ver detalhes
  • Molina e Kauã Henrique marcaram dois dos gols na goleada do Timão pra cima da Portuguesa

    Corinthians dispara goleada incrível sobre a Portuguesa e volta ao bom ritmo no Paulista Sub-17

    ver detalhes
  • Corinthians e Botafogo será transmitido somente na TV fechada

    Corinthians e Botafogo pelo Brasileirão tem duas opções de transmissão na TV fechada; confira

    ver detalhes
  • Carlos Miguel, na visão da torcida, foi o 'funcionário do mês' de maio no Corinthians

    Goleiro do Corinthians é eleito ‘funcionário do mês’ de maio pela torcida; veja todas as notas

    ver detalhes
  • Ao todo, 15 jogadores deixaram a base do Corinthians em 2024, além de outros dois que foram emprestados

    Reformulação? Base do Corinthians registra quase o dobro de chegadas que saídas em 2024; compare

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: