Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Tiago Nunes merece continuar no Corinthians?

Foto do perfil de Felipe

Felipe 14 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 30/03/2020 às 23:01
Por Felipe Zamboni (@zamboni.felipe)

Para mim, a resposta é simples. Não! Difícil dizer isso, ainda mais para alguém que concordou, apoiou e confiou na contratação de Tiago. Responsável pelo sucesso do Athletico nos últimos dois anos, o gaúcho parecia o nome perfeito para o Timão. O alvinegro precisava mudar, necessitava de uma mudança tática profunda. A torcida apoiou, a mídia aprovou e Tiago foi contratado. Parecia que daria certo, mas não deu.

Nem vou entrar no mérito se Tiago deveria ter começado logo quando foi contratado. Também deixarei de lado as questões disciplinares que, para mim, são superficiais e de nenhuma expressão para esta decisão. Irei apenas expor as falhas que, na minha visão, o treinador cometeu.

Em primeiro lugar, Tiago Nunes errou sim em cortar Ralf. Não adianta querer um futebol ofensivo sem ter alguém que ajude na marcação. É certo que o volante já não estava no seu primor físico, mas Ralf sempre foi importante ao Corinthians. Sem o “pitbull” a defesa ficou exposta, e o resultado foram 12 gols sofridos nas 12 partidas oficiais do clube neste ano.

Se o treinador errou em cortar, ele também errou em manter. Não sai da minha cabeça por qual motivo Luan nunca foi questionado. A única partida digna do camisa 7 foi na sua estreia contra o New York City, na Flórida Cup. De resto, Luan ficou muito aquém de um jogador que custou 22 milhões de reais e que foi o melhor da América em 2017. O treinador poderia ter colocado o Pedrinho como armador, ou ter adiantado o Cantillo para fazer esta função, mas nada foi feito.

Outro ponto primordial no péssimo desempenho corintiano é a inconstância na escalação dos 11 titulares. A lateral esquerda começou com Sidcley, que por estar fora de forma foi substituído pelo excelente Lucas Piton. O problema é que, do nada e por um motivo banal, Piton perdeu a vaga para Carlos Augusto. No ataque, ora jogava Everaldo, ora Janderson. Em algumas oportunidades eles atuaram juntos. Em outras, os dois ficaram no banco. Contra Guaraní-PAR e São Paulo, Boselli e Love fizeram o que poucos acreditavam ser possível. Jogaram juntos, e jogaram muito bem. Um ajudando o outro, mas aí o que aconteceu….Tiago mexeu novamente na equipe. Nestas doze partidas, o treinador escalou apenas duas vezes o mesmo time titular.

Em resumo, Tiago Nunes foi um desastre no comando do Corinthians. Perdido, com desculpas esfarrapadas para a mídia, sem escalação definida, sem padrão de jogo, sem resultados positivos. Sou a favor de uma segunda chance, de um voto de confiança, mas este já foi dado pela torcida e pela direção na noite de 12 de fevereiro. O corintiano perdoou a eliminação na Pré-Libertadores, mas não vai perdoar a eminente não classificação para as quartas de final do Paulistão. A questão não é a Libertadores ou o campeonato estadual, mas sim dois fracassos vexatórios em menos de dois meses. O pior começo de temporada em muitos e muitos anos.

Tiago não deixará de ser um bom treinador, torço para que ele alcance grandes desempenhos no futuro, mas aqui tenho que ser realista e justo. O trabalho no Corinthians foi péssimo. Fui conivente com seus erros, mas tudo tem limite. Não tem como passar a mão para um trabalho de quase 39% de aproveitamento em partidas oficiais. Pode até ser que ele melhorasse no futuro, mas por tudo já dito, Tiago merece ser demitido.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Sérgio Libanori

Ranking: 81º

Sérgio 16.129 posts

@sergio.libanori em 31/03/2020 às 01:31

Já tinha dito isso na época do Carille e volto a repetir. Problema do Corinthians não é treinador ou maneira de jogar. Nosso problema é elenco fraco. Tiago é treinador que gosta de jogar no ataque. Como vai conseguir isso com atacantes como Davo, Janderson, Yony e Everaldo? Pode trocar o treinador que nada irá mudar...

Foto do perfil de André Nicola

Ranking: 952º

André 3.276 posts

@andre.nicola em 31/03/2020 às 08:56

Sai Tiago entra quem? ! Vocês são muito precoce!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Anderson Leandro

Ranking: 8.222º

Anderson 240 posts

@anderson.leandro em 01/04/2020 às 02:39

O pessoal se esquece muito fácil das coisas...

Se os dirigentes do Corínthians agissem assim, hoje não seríamos campeões da Libertadores e BI Mundial, porque o Tite teria sido demitido...

Concordo que o TN vacilou em algumas questões...

De tudo que foi dito no post, só concordo com o vacilo de dispensar o Ralf, e não repetir a melhor escalação do Corínthians, com Wagner Love e Boselli... Acrescentaria a cagada de manter um jogador nitidamente fora de forma, Sidcley, em dois jogos Eliminatórios, da pré Libertadores... Ele foi muito vacilão de fazer aquilo...

Mas é um treinador que já demonstrou capacidade e Potencial... Deixa até o fim do ano pra ver se ele corrige as cagadas que ele fez e da jeito no time

Foto do perfil de Janduir Gonzaga Da Silva

Ranking: 4.275º

Janduir 660 posts

@escritor em 31/03/2020 às 19:51

Acho que tem que continuar sim e receber todo apoio dos torcedores, quem merece as criticas pesadas e essa diretoria incompetente e ladrona e alguns jogadores que se acham intocaveis e queridinhos da torcida por isso fazem o que fazem.

Foto do perfil de Carlão Da Massa

Ranking: 3.727º

Carlão 794 posts

@carlos.tirelli em 31/03/2020 às 19:44

O bom de textos assim é que você lê a primeira linha, vê que o cara é lunático, e não perde tempo com o resto.

Foto do perfil de Pedro Gonçalves

Ranking: 3.814º

Pedro 769 posts

@pedro.goncalves19 em 31/03/2020 às 19:41

Tiago deve ficar, foram apenas 14 jogos... É prematura a queda do treinador.

Ralf jogou o ano passado pesado, jogando pelos atalhos pra tentar suprir a falta de velocidade, com linhas altas a falta de velocidade é ponto importantíssimo.

Ademais, o time cria mais, finaliza mais e teve desempenho muito bom nas primeiras partidas, o que indica que alguns jogadores do elenco tentam frear o começo meteórico ao qual o Tiago parecia que ia ter.

Pois bem. A Questão é que além do fraco elenco, das eternas promessas Pedrinho, Vital e Araos, a quantidade de contratações que chegaram pra titularidade e a má vontade dos aparentemente 'donos do vestiário' têm atrapalhado.

Tiago deve continuar a barrar aqueles que pouco se doam em campo e dentro dese elenco limitado tirar o melhor proveito.

Publicidade

Foto do perfil de Rafael Oliveira

Ranking: 5.713º

Rafael 441 posts

@rafaeloliver em 31/03/2020 às 19:35

Merecer. Não merece. Más vai você mesmo! Tá péssimo, se alterar alguma coisa pode ficar péssimo dos péssimos.

A culpa não é só dele.

Foto do perfil de Antonio Carlos

Ranking: 465º

Antonio 5.692 posts

@antonio.carlos12 em 31/03/2020 às 18:45

Em 2017 Corinthians foi campeão sem Ralf, e foi uma das defesas menos vazadas.

Foto do perfil de Jose Claudio Araujo De Moura

Ranking: 4.893º

Jose 548 posts

@claudinhomoura em 31/03/2020 às 18:08

Negativado com sucesso!

Diretoria do Corinthians que vê o fórum não leve em conta esse tópico porque ele não representa a maioria.

Foto do perfil de Joao Alcantara

Ranking: 528º

Joao 5.190 posts

@joao.alcantara4 em 31/03/2020 às 18:06

Excelente texto. Parabéns