Post de Victhor no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Ser sócio torcedor significa fidelidade, amor e comprometimento! Nada mais justo do que participar das decisões importantes do clube! Deve haver a valorização dos torcedores, que são os pilares fundamentais para a existência e manutenção do SCCP!

em Bate-Papo da Torcida > O voto do Fiel Torcedor: opção viável ou utopia?

Em resposta ao tópico:

Cada vez mais, a proposta de permitir aos sócio-torcedores a participação política nas eleições e demais decisões do clube é debatida. Seria uma revolução, ainda inédita no futebol, pelo menos aqui no Brasil. Porém, ela é apenas uma ideia utópica, sem nenhuma possibilidade de ser colocada em prática, ou pode sim ser uma forma de trazer benefícios ao clube?

O primeiro fator a ser considerado é o histórico. A Democracia Corinthiana é um dos maiores patrimônios do clube, pois ultrapassa os limites esportivos, e mostra que o Corinthians é muito mais do que um simples time. A alcunha de Time do Povo também joga a favor da ideia, pois está impregnada na nossa história. Ou seja, se há um time no Brasil ou no mundo que tem uma história mais favorável do que o Corinthians para permitir que essa ideia seja implementada, eu sinceramente desconheço.

Porém, ainda assim não é uma decisão simples. Política nunca é. Ao se fazer isso, grupos políticos influentes dentro do clube podem perder poder. E como são eles que tomam as decisões, parece pouco provável que apoiem medidas que, em última instância, poderiam prejudicá-los. Essa visão, na minha opinião, é limitada e é o principal fator que impede essa mudança. Porém, há formas de 'conciliar' essas duas visões opostas na política do clube, que parecem tão antagônicas num primeiro momento. Eu tenho uma ideia, e vou tentar explicar seus benefícios aqui:

1) A participação política do Fiel Torcedor traria mais dinheiro ao clube. Seria uma vantagem inegável ao torcedor ter poder de escolha, então seria esperado que o número de sócios aumentasse, ao menos nas épocas de eleições.

2) Com a entrada de um novo tipo de eleitor, as estratégias para alcançar o poder político no clube teriam de ser totalmente revistas. Precisariam, necessariamente, incluir os anseios dessa nova classe. Não bastaria mais firmar as velhas alianças dentro do clube social, distribuir os cargos e fechar as parcerias com empresários. ALÉM disso, a vontade geral do torcedor deveria ser considerada, pois pode impactar o resultado final.

3) O acesso à política do clube elevaria a transparência das contas. Com mais gente com poder de voto, a fiscalização aumenta e a prestação de contas deve ser cada vez mais rigorosa. Isso é essencial para melhorar nosso cenário financeiro, que tende a ficar cada vez mais catastrófico.

Contudo, ressalto novamente que nenhum grupo político abre mão de poder a toa. É assim que a história funciona. Só o fazem quando não existem outras alternativas e a pressão é muito grande, e geralmente chamamos isso de revolução. Foi assim na França, por exemplo, em que o rei foi deposto e as pessoas (na época, nem todas) puderam escolher um governante. Por que os sócios do clube social abririam mão de sua prerrogativa? Pois bem, isso não vai acontecer sem uma revolução inédita, e portanto a pressão precisa ser cada vez mais forte nesse sentido.

Há uma forma, no entanto, de 'agradar gregos e troianos'. Vejo que o movimento em prol do aumento da participação do Fiel Torcedor nas decisões do clube é inevitável, ao menos em longo prazo. Portanto, a classe hoje então dominante na política corinthiana deveria se adiantar, e fazer isso de uma forma em que essa transição seja gradual: o poder dessa nova classe seria relativo, digamos que seja calculado de forma ponderada, e corresponda a uns 25-30% do total de votos. Fazendo isso, você mantém o poder dessa classe política tradicional, mas ainda sim incorpora os sócios-torcedores e pode usufruir das vantagens disso.

E ai, alguém tem mais ideias de como isso poderia funcionar?

Abraços!

Responder ao post do Victhor

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Leonardo Nunes

    Entrega para o InterVARcional

    Última resposta 1 segundo por Elias Junior que tem 821 posts no fórum

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Leonardo Rufino TL

    Me assusta em ver a maioria torcendo para o título do Flamengo

    Última resposta 6 segundos por fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas que tem 33.537 posts no fórum

    83respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Bruno .

    Paulista de 2014: Bragantino 2x0 Corinthians e um caso curioso

    Última resposta 8 segundos por Matheus Araújo que tem 413 posts no fórum

    67respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de joaab alexandre monteiro de lima

    Não dá mais gente...

    Última resposta 25 segundos por José C que tem 3.267 posts no fórum

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Giovani Lippi

    Sou apaixonado pelo Meu Timão aqui é meu canal do coringão

    Última resposta 28 segundos por Robson Gualda que tem 4.529 posts no fórum

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Milton Leite

    E se fosse o Natel nessa jogada?

    Última resposta 30 segundos por Guilherme Silva que tem 3.309 posts no fórum

    37respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roberto Torturete

    Final do brasileiro

    Última resposta 54 segundos por Roberto Torturete que tem 65 posts no fórum

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alan Gooomes

    E se acontece isso nos jogos de hoje?

    Criado em 1 minuto por Alan Gooomes que tem 296 posts no fórum

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marcelo santos soarez

    Off já não vai ser o spfc campeão brasileiro

    Última resposta 2 minutos por Almir F Forti que tem 2.864 posts no fórum

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Jonas Vieira Maduro

    Já tem que mandar um "arigatou" lá pros japa

    Última resposta 2 minutos por maria rita que tem 1.150 posts no fórum

    40respostas

    acessar o tópico
x