Post de Neuderino no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Você deu uma aula de conhecimentos, esse sistema de jogo combina com essa escalação e com as características de nossos jogadores.

Em resposta ao tópico: "Como fazer o 4-3-3 com três zagueiros funcionar no Corinthians"

Fala, Fiel!

Eu venho pensando nas grandes virtudes do nosso elenco e não consigo enxergar como não usar três zagueiros com a qualidade de João Victor e Raul Gustavo. Dois atletas fortes, rápidos e com bom passe que, aliados à qualidade ofensiva de Piton e Fagner, favorecem o esquema .

Só que acredito que, nesse momento, Sylvinho não irá escalar a linha de quatro com esses jogadores, pois penso que ele primeiro irá trabalhar a consistência defensiva.

Dito isso, fiz algumas brincadeiras no campinho baseado no que vi no jogo PSG x Lyon, onde Sylvinho montou uma defesa muito forte e conseguiu parar o melhor ataque do Campeonato Francês, até Neymar tirar um golaço da cartola.

Sylvinho gosta da saída de três, soltando os laterais e recuando um volante ou segurando um dos laterais. Porém, com três zagueiros, já teríamos essa saída implementada, como podem ver no primeiro campinho.

Além disso, esse 3-4-3 pode virar um 4-3-3 em momentos do jogo apenas recuando Fagner pra linha de quatro ou um moderno 4-2-3-1, soltando Fagner e segurando Piton na linha de quatro, dependendo do lado que a bola estiver circulando. Outro ponto positivo dessa formação, é que poderíamos ter dois volantes passadores, com isso ganhamos a bola longa do Cantilo e a distribuição do Camacho.

Do meio pra frente, esse desenho possibilitaria um ataque muito móvel com Luan fazendo o falso nove e abrindo espaço pra infiltração do Mosquito, além de sair para tabelar com Vital. Sem o homem de referência, a zaga adversária teria dificuldade de definir a marcação, teríamos muita infiltração pelo meio e apoio pelas pontas com a liberdade de Fagner e Piton. Além disso, as opções de banco manteriam essa dinâmica de ataque leve com Gabriel Pereira, Adson, Varanda e a volta do Mantuan. Teríamos a trinca de zagueiros reservas com Avelar, Léo Santos e Bruno Méndez, e só não teríamos os volantes passadores. Nesse ponto, precisaria mudar um pouco a dinâmica com os reservas.

Agora, falando do momento defensivo, podemos defender no próprio 3-4-3 durante o perde/pressiona e também contra times com ataques mais diretos. Além disso, teríamos a opção de implementar a linha de cinco, que Sylvinho usou muito bem para parar o PSG contra times mais letais. Como pode ser visto no primeiro campinho, e podendo variar para o tradicional 4-1-4-1, aproveita-se a capacidade de marcação de Fagner e também têm os secretários de lateral Piton e Mosquito prontos para puxar o contra-ataque pelos lados para servir Luan, que nos dois desenhos seria responsável só pela sombra nos zagueiros do adversário.

.

Não sei se Sylvinho iria tentar implementar um sistema tão complexo com tão pouco tempo de treinamento, mas eu enxergo que o atual elenco do Corinthians pede por essa solução. Por outro lado, ele pode optar por fazer tudo isso que falei sem usar os três zagueiros, trocando Gil por Xavier ou Gabriel, mas acho mais difícil trazer o volante pra fazer esse terceiro homem, e não vejo Sylvinho tirando o Gil nesse momento.

No mais, só desejo sorte ao Sylvinho, pois eu sei que trabalho árduo e dedicação não irão faltar, pois sempre foi a marca dele como jogador e não acredito que seja diferente como treinador.

réplicas

Nenhuma réplica ainda. Seja o primeiro a responder!

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X