Venha fazer parte da KTO
x

Post de Carlos César no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O Corinthians e o seu dilema de padrão de Jogo: 4-4-2... 4-1-4-1... 3-5-2.

Material Humano Cascudo: Cássio, Fagner, Gil, Fábio Santos, Avelar, Gabriel, Camacho, Vital, Luan e Jô.

Material Humano Promissor: Mosquito, Mantuan, Piton, Raul, João Vitor, Bruno Mendez, Léo Santos, Cantillo, Roni, Xavier, Adson, Vitinho, Gabriel Pereira, Matheus Donelli e Felipe Augusto.

Material Humano Descartável (Empréstimo): Ramiro, Ruan Oliveira, Mandaca, Cauê, Léo Natel...

Material Humano para Negociações Urgentes (troca ou Venda): Luan, Araos, Camacho.

Com todos os jogadores aptos estas seriam as formações:

Formação no 4-4-2: Cássio, Fagner, João Vitor, Gil e Fábio Santos – Cantillo, Gabriel, Vital e Piton – Mosquito e Mantuan.

Formação no 4-1-4-1: Cássio, Fagner, João Vitor, Gil e Fábio Santos – Cantillo – Matheus Vital, Mantuan, Gabriel e Mosquito – Jô.

Formação no 3-5-2: Cássio, João Vitor, Gil e Raul – Fagner, Gabriel, Vital, Fábio Santos e Piton – Mosquito e Mantuan.

Na maioria dos nossos embates com times da Série A estamos jogando com 9 jogadores na linha, pois Luan não se adaptou em nenhuma das formações, aliás, Luan não se adaptou a vestir o manto, mesmo dizendo que é Corinthiano desde criancinha. Ou o técnico faz um esquema onde o Time jogue para ele, ou é melhor negociá-lo agora, antes que envelheça.

Este elenco é muito ruim? Não, mas os jogadores decisivos não são os cascudos, quem faz gols ou produz algo de construção são meras interrogações promissoras... O Cascudo do ataque é o Jô, mas estamos no meio do ano e ele não consegue entregar o que um dia já entregou.

Precisamos urgentemente de um meia armador que coloque a bola debaixo do braço antes dos jogos começarem e diga: “Deixa comigo que eu distribuo”. Precisamos também de algum Avante que faça gol de bunda, canela, rosto, orelha, carrinho, ou seja, que tenha um fedor interminável de gol... Acho que se garimparmos até a Série D acharemos alguém com este potencial, ou teremos que vender principalmente o Luan para pelo menos trazer um Gilberto da vida, até mesmo um Wellington Paulista.

Bem, é assim que vejo a situação. Se alguém tem algo diferente eu gostaria de confabular.

em Bate-Papo da Torcida > O elenco do Corinthians é ruim ou está EMOCIONALMENTE desgastado?

Em resposta ao tópico:

O elenco é ruim, ou está EMOCIONALMENTE desgastado?

Psicologia no Esporte

O que é Psicologia do Esporte? A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. Estudos apontam o potencial da cada atleta, onde ele pode chegar, como alcançar seu auge físico e, um trabalho bem feito, aponta também a fragilidade do atleta, ou de um grupo de atletas, seja ele um competidor individual, ou coletivo.

O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.

A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento. Mas, não é só isso o foco do psicólogo do esporte. As áreas de intervenção são compostas também: pelas práticas de tempo livre (atividade física como manutenção da saúde e do bem estar), pelo esporte escolar (a relação do praticante com o ambiente escolar, nos mais variados graus), pela iniciação esportiva (crianças e jovens envolvidas em atividades esportivas, pedagógicas e competitivas), pela reabilitação (recuperação psicológica de lesão de atletas e praticantes de esporte, assim como pessoas que praticam atividade física como meio para reabilitação ou inserção social, os obesos, os doentes cardíacos, os doentes mentais, as pessoas com necessidades especiais entre outros), e por fim pelos projetos sociais (tem como intuito o esporte como meio de educação e socialização de crianças e jovens de comunidades carentes).

Como exemplo de que um trabalho psicológico potencializa e ajuda na evolução, temos o técnico da nossa seleção, seu conhecimento na área, o condicionou a ser um gestor de pessoas. Podemos citar os trabalhos onde ele foi extremamente atuante. O elenco de 2011/12 até o primeiro semestre de 2013, era sim um grupo fechado e bem montado, mas quem não se lembra das críticas feitas ao Paulinho quando estreou, Alessandro visto como refugo de vários clubes, pois ele nunca foi unanimidade por onde atuou, Jorge Henrique, só sabia correr, limitado.

Entretanto jogadores que não tinham status de craques, nas mãos do técnico Tite, faziam parte da espinha dorsal do elenco neste período. Tite no âmbito PSICÓLOGICO, trabalhou mais a mente, do que o físico, lógico que o físico é fundamental, porém o desenvolvimento mental, foi a identidade daquele elenco, que foi rotulado pelos torcedores e imprensa esportiva, como um time frio, calculista: ' sabia sofrer' e quando buscava o resultado, era CIRÚRGICO. E o trabalho de 2015, quando ele consegue convencer o elenco a deixar de lado os problemas financeiros dos bastidores e, focarem na conquista do Brasileirão daquele ano, fora o trabalho de recuperação do centroavante Vagner Love. Resultado, um time ofensivo, comprometido com a comissão técnica e que jogava por música.

Por fim, não estou fazendo acusações, nem menosprezando o trabalho que tem sido feito pelos profissionais que lá estão. Mas na minha humilde observação, vejo no semblante dos atletas, que eles mesmos não confiam no próprio potencial! Muitos entram em jogos decisivos, como os confrontos feitos contra o Atlético Goianiense, já convictos que não vão conseguir supera-los, está visível.

Acredito que um trabalho bem executado psicologicamente falando, fará esse elenco ao menos não sofrer tanto no único campeonato que nos restou para ser disputado em 2021.

Qual sua opinião?

Vai, Corinthians!

Responder ao post do Carlos César

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Filipe Fernandes Alves de Oliveira

    Maior ídolo da história do Clube

    Criado em 3 minutos por Filipe Fernandes Alves de Oliveira

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Pulcher

    Carlos Leite empresário do Cássio e inimigo nº 1 do Augusto Melo

    Última resposta há 23 segundos por Erisson de Souza Pereira

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Antonio Shibianski

    Se o Wesley Jogasse No Palmeiras...

    Última resposta há 24 segundos por João Silva

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vinicius Melo

    Augusto gênio?

    Última resposta há 28 segundos por Lucas Da Silva

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Eduardo

    Silêncio, Augusto está trabalhando!

    Última resposta há 54 segundos por Allan Pires

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de wilson santos

    O "amor" pelo time não durou 10 jogos

    Última resposta há 1 minuto por Dwight Schrute

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Ferreira

    Gabigol já tem suspeitas de quem vazou a foto com a camisa do Corinthians

    Última resposta há 1 minuto por Vladimir Cibulskis

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Anderson Costa

    Cássio e leal e ama.. Pena que não é o Corinthians

    Criado em 19 minutos por Anderson Costa

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo Ribeiro de Novaes

    Engraçado não...

    Última resposta há 2 minutos por Wildson Gomes

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de D Crash

    Gabigol - Se o Corinthians não trouxer, Palmeiras ou São Paulo vão atrás!

    Última resposta há 2 minutos por Leonardo Ribeiro de Novaes

    5respostas

    acessar o tópico