Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Mudança nos contratos dos atletas e futuros atletas do Corinthians...

Foto do perfil de Júlio

Ranking: 3.505º

Júlio 857 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 14/06/2021 às 18:34
Por Júlio César (@julio.cesar.rissoli.)

Olá, boa noite Nação Corinthiana.

O que irei dizer é algo 'surreal', pois dificilmente os atletas do elenco topariam. Mas acho que seria possível reunir todo o elenco, expor as dificuldades que o clube está passando - e o todo o esforço para que a situação melhore -, e propor à todos, caso topem, voluntariamente, algumas cláusulas adicionais aos contratos já vigentes, como objetivo principal acabar com a estabilidade que muitos atletas possuem, recompensando os que estão se destacando, e 'punindo' quem está abaixo do esperado. Seria algo PROPORCIONAL ao desempenho. Caso o atleta não queira adicionar essa cláusula, OK, porém, aos atletas que acharem atrativo a cláusula contratual (SIM, dá pra se tornar algo ATRATIVO), poderia o mesmo, voluntariamente aceitar algumas condições:

- Bonificação baseada em desempenho, analisada criteriosamente pelo Departamento de Análise de Desempenho dos Atletas, de acordo com cada função/posição do atleta. Exemplo: Cantillo acertou 94% dos passes da última partida. A análise seria baseada não apenas por um fator, e sim, por uma 'meta' padronizada à cada função. Caso o jogador atinja a meta, ou fique acima da meta, receberá uma bonificação de 'X' mil reais naquele mês. Seria uma forma de combater o comodismo, e estimular que trabalhem ainda mais. Poderia ainda, também levar em consideração para análise das metas, os desempenhos nos treinamentos. Sei que já há o famoso 'bicho', porém isso se distingue por ser um estímulo constante.

- Desconto no salário, baseado também no desempenho. Por exemplo: Jô recebe cerca de $700 mil/mensais, está abaixo da meta e vem sendo pouco utilizado. Caso ele opte por essa cláusula contratual, o clube poderia realizar um desconto de 'X' mil reais de seu salário, como uma 'punição' por não estar se adequando às metas. De quebra, serviria de estímulo para que o mesmo busque melhorar dentro de suas limitações, e seja regular, faça uma autocrítica, e veja se realmente é JUSTO ele receber integralmente esse salário, baseando em seu desempenho.

Desta forma, ao mesmo tempo que o clube bonifica os jogadores em destaque, economiza mensalmente na folha salarial, pois muitos atletas não acaba por não atingir as metas traçadas. Aliás, grande parte deles.

A análise seria baseada de forma PROPORCIONAL ao tempo jogado pelo atleta na partida, levando em consideração também o rendimento nos treinamentos. Por exemplo: Jô entrou na partida aos 35 do segundo tempo, deu 5 passes, acertou os 5 passes, se movimentou, buscou o jogo. OK, ficou dentro da meta. Outra situação: Jô entrou na partida aos 35 do segundo tempo, deu 5 passes, errou os 5, não se movimentou, não buscou o jogo. Não atingiu a meta naquela partida, sendo necessário agregar na análise o rendimento nos treinamentos. Se não atingiu, teria uma 'punição' mensal, a fim de corrigir e estimular que melhore. Isso seria OPCIONAL, pois o atleta só teria esse tipo de 'punição', caso opte no contrato.

Sim, aos atletas que toparem, serviria como um 'combustível' para que o mesmo se esforce cada vez mais, de forma constante, buscando uma evolução com uma recompensa mensal além do salário da estabelecido. Imagine um atleta da categoria de base, que ganhe $20 mil mensais. Dentro da ótica da realidade de vários clubes do Brasil, é um salário 'baixo', porém, o atleta se esforçando nos treinamentos, e atingindo a meta quando ter uma oportunidade dentro de uma partida, conseguiria triplicar seu salário naquele mês. Por exemplo, na estreia do Varanda, ele fez um gol, jogou bem. Naquele mês, seria JUSTO que houvesse uma recompensa além do que já recebe.

Deixo claro que isto seria algo VOLUNTÁRIO ao atleta. Se ele quiser esta cláusula, ele será sempre recompensado se manter uma estabilidade dentro das metas estabelecidas (por exemplo, % de passes acertados, finalizações, dentre outros que o Departamento de Análise de Desempenho dos Atletas estabelecer.

A fins comparativos: imagine um vendedor, que ganhe um salário fixo de $2500, para trabalhar X horas na semana. Vendendo 1 ou 1000 produtos, ganhará o mesmo salário. Porém, se vender apenas 1 produto, a loja entrará em crise, e ele terá dificuldades em receber o seu salário, ainda que brigue judicialmente. Porém, esse vendedor poderia optar por ganhar um salário menor, por exemplo, $1200 reais, tendo uma bonificação de de 'X' reais a cada venda. Isso serve de estímulo para o vendedor, pois, se ele vender 10.000 produtos naquele mês, ganhará MUITO mais que os $2500 que ganharia de forma 'estável'.

Enfim, como seria algo VOLUNTÁRIO, acho que a diretoria do Corinthians, junto ao setor de Finanças e Departamento de Análise de Desempenho dos Atletas, poderiam se reunir, discutir, e propor algo semelhante ao que citei como algo adicional aos atletas. Teria o risco de 0% de adesão, OK, porém já saberíamos quais jogadores se negaram, quais não estão dispostos à atrelar seus rendimentos financeiros aos rendimentos técnicos. Ainda sim, acho que vale MUITO a tentativa.

Além disso, a forma de trabalho dos atletas, é baseado nas leis da CLT e Lei Pelé, o que não é correto, tendo em vista que não há exigência de cumprimento de carga horária semanal, adicional noturno, dentre outros. A solução para isso seria contratar os jogadores através de CNPJ! Por exemplo: o jogador 'Fulano' pertence à Elenko Sports. Logo, a contratação será do Corinthians com a Elenko Sports, que disponibilizará o atleta como forma de prestação de serviços ao Clube. Se o Corinthians quiser adquirir integralmente o atleta, deverá o mesmo então, arcar com todas despesas, sendo OBRIGATÓRIO o condicionamento de uma CONTRAPARTIDA da parte do atleta, por exemplo, baseado nas propostas que citei logo acima.

E claro, aos contratos FUTUROS, deixar isso como OBRIGATÓRIO, pois é inadmissível contratar um jogador, principalmente jogadores que são 'apostas', com contratos longos, com grandes salários, sem exigir NENHUMA CONTRAPARTIDA da parte do atleta. O condicionamento, baseado no desempenho técnico, tem que ser algo OBRIGATÓRIO para vestir a camisa do Corinthians.

Sei que é algo meio surreal e utópico, mas, acho que valeria a pena tentar incorporar isso ao Corinthians, tendo em vista a situação financeira que o clube enfrenta, devido às inúmeras ações judiciais trabalhistas. Abraços Nação, e Vai Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Thiago Ferreira

    Ernest & Yang sugere CEO e Recuperação judicial. Vocês Ainda são contra SAF?

    Última resposta há 6 segundos por J@A Corinthians

    52respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Guilherme Henrique Zillig Raduan

    4 maior folha do futebol brasileiro!

    Última resposta há 16 segundos por JOKER 1jz

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Pedro Pojar

    Carlos Miguel e sua reposição de bola

    Última resposta há 22 segundos por Herbert de Souza

    70respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Orozimbo Santos

    Augusto adiou um documento que vai revelar tudo

    Última resposta há 25 segundos por Carlos Tannuri

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Edison Santiago

    Devendo até as cuecas furadas e querem renovar com Paulinho geladeira?

    Criado em 31 segundos por Edison Santiago

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ancora Corintiana

    O time parou de tomar gols que nenhum goleiro do mundo conseguiria defender ne?

    Última resposta há 34 segundos por Kauê Zambelli

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Danilo Freitas

    Paulinho Destrói os meninos da Base do Corinthians

    Última resposta há 51 segundos por Paulo Henrique

    46respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Robson Cifut

    Recomendações de contratação séries A, B, C e D

    Última resposta há 1 minuto por O corinthiano

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de William Pereira

    Essa torcida enloqueceu

    Última resposta há 1 minuto por J@A Corinthians

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Machado

    Sem o Cássio, o time melhorou

    Última resposta há 2 minutos por Marcelo Pedrosa

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Tuca

    Toni Kross (34 anos): 'na minha idade não quero renovar para roubar o clube'... Viu...

    Última resposta há 2 minutos por Marcelo Pedrosa

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fabio Luciano Silva Junior

    Danilo tem que ser demitido

    Última resposta há 2 minutos por Andrezito El Loko

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Durval Ferian

    Não sou o Luxa, mas o Matheuzinho é segundo volante

    Última resposta há 2 minutos por Marconio freire pessoa Pessoa

    40respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Orozimbo Santos

    (OFF) Bandeirinha anulou um gol sem impedimento antes da conclusão do lance

    Última resposta há 2 minutos por Leonardo Uzeda

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de jumentolino Portugues

    O Corinthians tem que reduzir sua folha salarial em 8 milhões mensais

    Última resposta há 2 minutos por davido OLIVEIRA

    12respostas

    acessar o tópico