Itamar Fulano
Sua ideia tem um pouco de sentido, embora acho que anologia não serve muito.
NUNCA ACHEI LEGAL COMPARAÇÃO DE TORCEDOR COM CLIENTE!
Se a pessoa é cliente de uma empresa, e essa empresa vai mal, ele troca de empresa.
Se eu comprava um sabonete de uma empresa, e o sabonete fica ruim, você troca de sabonete.
SE SEU CLUBE VAI MAL, VOCÊ TROCA DE CLUBE? VOCÊ DEIXOU DE SER CORINTIANO EM 2007 QUANDO CAIU?
Então é um pouco diferente!
Acho que a questão que acho que existem mais 'SIMPATIZANTES' do que Torcedores.
A maioria não ligam tanto para o Clube.
Mal sabem sobre o time:
A geração Redes Sociais e Champions League, quer grife, e saber de poder zoar nas Redes Sociais e por isso só acompanham na boa!
Os Clubes que aumentaram o número de inscritos na suas Redes Sociais, foi com time campeão, e transmitindo jogos em clássicos.
Então, é um pouco de tudo!
Uma geração diferente! E que os Clubes precisam se adaptar e entender também!
É algo mais complexo!
em Bate-Papo da Torcida > Tem que parar de culpar a torcida em tudo
Em resposta ao tópico:
TV Corinthians não tem muitos inscritos = CULPA DA TORCIDA
Fiel torcedor cai = CULPA DA TORCIDA
Poucas contas abertas no BMG = CULPA DA TORCIDA
Imaginem uma empresa gerida profissionalmente que reponde seus números baixos de venda da seguinte maneira:
As vendas caíram: CULPA DO CLIENTE
Aumentaram as reclamações: CULPA DO CLIENTE
Estoque encalhou: CULPA DO CLIENTE
A PRÓPRIA TORCIDA PRECISA COMEÇAR A COBRAR A GESTÃO DO CLUBE COMO UMA EMPRESA, não é CULPA DA TORCIDA, existem profissionais remunerado por trás do departamento de marketing do clube, precisam explorar o potencial da torcida, tenho certeza que se fizer um bom trabalho a torcida vai junto.