Moisés Pinheiro
Porem o Corinthians e os clubes brasucas tem um impeditivo de crescimento internacional que se chama CBF, ela impede os clubes de fazer amistosos internacionais com seu calendario ridículo, de vender mais camisa que a seleção da CBF no exterior com seu contrato com a Nike, fora outras ações todas elas visando vender apenas a marca seleção. Para CBF o importante é a marca seleção forte os clubes que se lasquem.
Simples liga de clube já! Lá na ligas europeias todo o faturamento do campeonato é dividido no entre os clubes não tem federação no meio organizando campeonato, as federações lá só controlam as seleções quem controla seus campeonatos locais são as ligas ou seja os clubes tem o poder.
Por isso o Real e o Barça são mais fortes como marca do que a seleção local, mesma coisa o Bayer x Alemanha, Chelsa, Arsenal, M. City e United x inglaterra.
Aqui a CBF trabalha contra os clubes para vender e lucrar com a marca seleção.
em Bate-Papo da Torcida > A diferença monstruosa de receita
Em resposta ao tópico:
As vezes a gente pergunta: como a diretoria consegue perder um jogador para o time X?
Bom.. A tabela abaixo pode explicar.
O Corinthians recebe por ano, cerca de R$110 milhões com transmissões de TV. E é até invejado por isso entre os clubes Brasileiros.
Já o Swansea City recebe só da Premier League (primeira divisão inglesa) o equivalente a R$274 milhões. Já o Cardiff City, lanterna da competição recebeu R$ 230 milhões.
É complicado... Não só o Corinthians precisa ser mais ativo globalmente pra ter uma competitividade suficiente com os o Europeus, mas os outros clubes Brasileiros também.
Se comparar com Arsenal, Chelsea, etc. Eles têm só de direitos de transmissão (só da Premier League) mais receita do que o Timão tem o ano todo. Sem contar Champions League, Copa da Inglaterra, venda de camisas, bilheteria, sócios do clube, licenciamento de produtos, patrocinadores, etc, etc.