Rafael Moreno
Matéria publicada no site especializado em uniformes de futebol o 'Mantos do Futebol'.
A matéria diz que desde o início da gestão Duílio Monteiro Alves, o Corinthians vem fazendo diversas reformulações em sua área de marketing, através de José Colagrossi Neto, superintendente do setor, e uma delas, está na relação com a Nike, no que diz respeito às criações das camisas que serão vestidas pelo clube nas próximas temporadas.
A parceria, iniciada em 2003, e que tem contrato válido até 2029, é uma das mais longevas do país, no entanto, até hoje, o clube pouco opinava sobre o design dos uniformes, mas isso deve mudar a partir do ano que vem.
Segundo adianta o jornalista Marco Bello, setorista do clube pela rádio Transamérica, em 2022, o marketing terá ingerência apenas no uniforme 3, porém, a partir de 2023, as camisas titular e reserva também serão projetadas à quatro mãos, ou seja, o Corinthians sentará junto à Nike para definir como será o projeto final entregue aos torcedores.
Assim que assumiu o cargo, em janeiro de 2021, Colagrossi, em entrevista dada à rádio Bandeirantes, contou um pouco sobre as alterações que gostaria de fazer e explicou que essa mudança não poderia ser feita de imediato, já que a Nike trabalha com antecedência de alguns meses (cerca de um ano e meio) para cada projeto, assim as camisas até 2022, já estavam definidas.
&Ldquo;Vamos usar a criatividade, mas, no final, o clube tem um DNA, um sangue, uma tradição. Não dá para você fazer coisas esteticamente bonitas que não têm o DNA do clube. A gente precisa ficar atento a isso. A gente precisa respeitar isso, para que as coleções futuras, principalmente as que vão ser planejadas a nossa gestão, 2022/23/24, porque a 2021 já está pronta, nós temos de respeitar o DNA do clube, o DNA corintiano, desse bando de loucos, porque senão nós vamos lançar uma camisa que a torcida não goste. E isso é um problema”, explicou o superintendente de marketing corinthiano.
As camisas 1 e 2 para 2022-2023 já estão definidas e já tiveram inclusive alguns detalhes vazados. A inspiração serão os dez anos da conquista da Libertadores da América e do Mundial de Clubes da FIFA de 2012. Inclusive, a frase “The Favela is Here”, que foi eternizada em faixa erguida pelo técnico Tite após a vitória sobre o Chelsea, estará presente no manto titular.
A terceira camisa por sua vez, ainda é um mistério, mas é bem provável que a camisa tenha inspiração na cultura japonesa, país sede do torneio mundial em 2012.
E ai fiel, o que acham desta informação?
Será que a partir de 2023 teremos camisas mais fiéis ao estilo do Corinthians?
Claro que cada um tem uma opnião e também não me importo de uma vez ou outra a camisa ter algum detalhe diferente, mas, se tem uma coisa que me incomoda demais, é a camisa reserva não ser listrada em muitos anos seguidos.
Camisa reserva toda preta de vez em quando ok, e provavelmente em 2022 ela será toda preta já que fará alusão aos modelos utilizados em 2012.
Mas a grande maioria das vezes ela tem que ser listrada.
É linda demais.
Assim como a titular que tem que ser branca lisa com pequenos detalhes em preto na grande maioria das vezes também.
E vocês, o que acham?
em Notícias > Camisas da Nike terão maior ingerência do Corinthians a partir de 2023