Venha fazer parte da KTO
x

Post de Corinthians no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

2012 foi o ano que tivemos a ilimunacao justamente pelo que aconteceu em 2010 e 2011...

2010 o Corinthians perdeu para o Flamengo (Melhor campanha contra a pior campanha) mas o resultado fora gerou tensão para o jogo de volta.

Porem se manteve e voltou no ano seguinte.

2011 foi a chave...

Eliminado pelo Tolima justamente por uma pressão forte no time que tinha Ronaldo e Roberto Carlos... Era mais uma vez uma Terra arrasada... Iria sair todo mundo. Porém Andrés bancou Tite e falou 'Vamos continuar o trabalho e vamos voltar ano que vem'.

Dito e feito... Trabalho consolidado Corinthians disputou 3 Temporadas de Libertadores seguidas e 2012 foi coroado

2013 o time que tinha ganhado tudo ia para o seu Biz mas foi garfado e o trabalho foi descontinuado... Tite saiu, muitos saíram e o Corinthians somente se reencontrou com a Libertadores em 2015, ai veio Guarani, manteve o elenco e foi campeão Brasileiro... Mas logo depois um desmanche absurdo e ai até hoje estamos tentando nos recuperar desse desmanche, e de voltar a disputar Libertadores seguidas.

Se for eliminado esse ano precisamos ser conscientes e manter o trabalho e técnico e voltar ano que vem novamente. Por isso a Liderança no BR é igualmente importante a uma campanha boa no Mata Mata da Libertadores.

Apostar na Copa do Brasil tem duas vantagens mas diferente do campeonato BR... A Copa do Brasil só tem uma vaga pra Libertadores.

em Bate-Papo da Torcida > As raízes psicológicas dos nossos fracassos na Libertadores

Em resposta ao tópico:

A confiança foi um senso evolutivo primordial para a sobrevivência humana. Porém, com o tempo e com base nas pressões ambientais os humanos desenvolveram uma confiança fundamentalmente baseada em resultados concretos e em suas ações. Devemos confiar no resultado de nossos atos. Afinal, nossa vida dependia disso no sucesso da caça ou da coleta. Com base nisso, na confiança que se permeia o medo, é nosso instinto natural de LUTAR OU FUGIR. Ou lutamos contra uma ameaça ou fugimos dependendo da nossa confiança e vivência diante daquela ameaça.

E qual a base disso para o Corinthians na Libertadores? Simples. Ante ao estimulo de se jogar esta competição e lembrando dos vexatórios resultados e das consequências violentas psicologicamente que causaram nos jogadores, o Corinthians sempre entrou com um certo medo de jogar esta competição. O time sempre parecia desconfortável jogando fora e até com elencos fortíssimos havia um certo receio de jogar. Um medo de perder por 1 a 0 e ser eliminado por gol fora na volta e de todo deboche e piadas além da cobrança da torcida, um enorme fantasma surgiu. O time entra fraco psicologicamente na competição e por isso cai precocemente em eliminatória e não consegue reverter contra clubes mais fracos.

Daí a importância de se jogar com frequência esta competição e de renovar os elencos. Sendo os jogadores expostos a todo momento a este estimulo, rapidamente começam a conseguir resultados positivos. Isso é inevitável e logo eles jogarão sem medo e com confiança elevada e futebol de qualidade, o time rapidamente se encaixa e consegue competir. Seja em um La Bombonera lotado ou num Monumental de Núñez, chegando lá e fazendo até bailes e goleadas. Manter a base do elenco de 2011 foi o sucesso crucial para vencer em 2012. O time estava com sangue nos olhos por causa de 2011, e destruiu taticamente e fisicamente todos seus adversários no caminho.

Vai além de massacrar pequenas equipes. É preciso vencer os fantasmas e os inimigos grandes para que seja mostrado ao time e até para própria torcida, que, sim, teme ver o time nesta competição, evidências de que confiar na vitória é real! Por isso que em 2013 foi um pecado venial o que fizeram conosco. Era inevitável que o time vencesse aquele ano. O erro foi tremer na ida contra o mesmo Boca que enfrentamos nesta mesma fase de competição.

Como vencer então?

Manter elenco e jogar com frequência. Nem que seja pra cair em seis oitavas seguidas. Mas que chegue para disputar sempre. Mantendo a base e colocando peças primordiais. Esta foi a chave para o nosso rival que alçou a semifinal em 2018, vencer duas vezes seguidas esta competição. O Corinthians precisa aprender a ir com frequência a Libertadores. Triplicar participações. Jogar sempre. Perder com frequência, e mais importante, vencer bastante dada a exposição a tantos jogos, uma hora a equipe vence. O Flamengo hoje cascudo na competição, caiu na fase de grupos em 2014 e pouca tradição tinha.

Quanto mais participar, torna mais possível ainda que consigamos mais um título. Prefiro cair em SEIS OITAVAS, cair em semis ou até perder títulos do que não jogar como muitos inclusive certas gestões do clube desejavam e alguns torcedores também.

Até lá, é preciso abandonar esta cultura de não valorizar a vaga e de ter sempre campanhas terríveis. É hora de virar costume o time estar no G4 ou até vencer uma Copa do Brasil, para chegar sempre nesta competição custe o que custar.

O Corinthians já saiu no lucro de jogar esta edição. Vamos até onde der. Mas pelo menos fomos depois de cinco anos! (2019 não conta pra mim). É hora então de participar cinco anos seguidos e quebrar esta sina!

Responder ao post da Corinthians

Réplicas desse post

Foto do perfil de Miguel

Miguel 69 posts

@miguel.arcanjo1 em 29/05/2022 às 23:01

Pode até passar pelo boca, mas sendo realista com o futebol mostrado e cenario atual já não sei onde esse time chega ou se pelo dá um passo a algo. Só passo raiva desde 2012 não da nem ânimo de ver um jogo do Corinthians mais.

Foto do perfil de Corneta

Corneta 59.461 posts

@cesinha77 em 28/05/2022 às 22:50

Eles montaram e desmancharam elencos. A quadrilha é responsável pelo melhor período da história do clube. Entre erros e acertos, prefiro o melhor.

Foto do perfil de Pedro

Pedro 7.083 posts

@pedro.teixeira em 28/05/2022 às 19:44

Exatamente. A quadrilha do Andrés LADRÃO prejudicou muito o clube com esses desmanches de elenco. A maioria das vezes os jogadores foram vendidos por mixaria, enquanto que em outros clubes eles tentam ao máximo manter os jogadores titulares do time.

Mesmo se a gente não for campeão esse ano, que se mantenha a base desse time e reponha com qualidade as peças que forem vendidas

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Jimmy Jimmyzin

    Só de ouvir o Carlos miguel dizer que a bola era defensavel já me sinto feliz

    Criado em 2 minutos por Jimmy Jimmyzin

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Isaac Sousa

    Cássio se acertando com o Cruzeiro, segundo portal

    Última resposta há 4 minutos por Eliezer tomaz da silva

    122respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Richard RF

    2012... Relembrar é viver! Parecia o Pacaembu no Japão!

    Última resposta há 4 minutos por Donald 007

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Ricardo Neme Gianotti

    Fagner e Paulinho

    Última resposta há 5 minutos por Baltazar Oswaldo Silva

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Guilherme Raitz

    Igor Coronado

    Última resposta há 6 minutos por Nicolas Carlos

    43respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leandro Roxo

    Pasmem o Antônio ainda é o treinador

    Última resposta há 6 minutos por Donald 007

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Oliveira Oliveira

    O pior jogador do Brasil tem nome

    Última resposta há 8 minutos por Donald 007

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe alves

    Transição o carai temos um titular que fez por merecer ninguém vai joga por passado tchau Cássio saia

    Criado em 5 horas por Felipe alves

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Carlos Miguel

    Torcedor do Cruzeiro resumiu a ida do Cássio para o Cruzeiro

    Última resposta há 10 minutos por Donald 007

    30respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Phoenix Cello

    Rio Grande do Sul

    Última resposta há 11 minutos por Donald 007

    2respostas

    acessar o tópico