Venha fazer parte da KTO
x

Post de Bruno no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Na situação atual do Corinthians, nesta época geram-se diversas especulações sobre o cenário do clube para o próximo ano, principalmente em relação as negociações e contratos que expiram ao final de dezembro. Sendo assim busquei estruturar um cenário mais próximo da realidade (obviamente com algumas questões mais complexas do que outras), sem a necessidade de alto investimento financeiro (até porque não temos) mas que geraria um cenário mais otimista e certo equilíbrio no caixa para a próxima gestão. Vamos aos tópicos:

Renovações: Encerram-se os contratos de Renato Augusto, Giuliano, Gil, Paulinho, Ruan Oliveira, Gustavo Silva, Maycon, Bruno Méndez, Fábio Santos e Cantillo. 10 jogadores que se somados, custam aproximadamente 6 milhões de reais por mês (incluindo direitos de imagem).

Acredito que serão renovados os contratos de: Paulinho (lesão no ligamento do joelho), Gustavo Silva, Gil, Renato Augusto e Giuliano (os 3 últimos com apenas 1 ano de renovação e significativa redução salarial), além das novelas do Bruno Méndez e Maycon (que particularmente gostaria da manutenção no elenco para o próximo ano).

Em resumo, teríamos as saídas oficializadas de Fábio Santos, Cantillo e Ruan Oliveira (~ somados gerariam uma redução de 700k mês) e que poderia chegar a uma economia de 1,5kk mês se não chegarmos a acordo para renovações contratuais de Maycon e Bruno Méndez. Sendo assim, buscaria uma economia salarial de 40-50% na renovação do quarteto (Paulinho, Gil, Giuliano e Renato Augusto), o que resultaria em um alívio total na folha de ~ 3 milhões de reais por mês (se mantivermos Bruno Méndez e Maycon, essa redução salarial ficaria na casa de apenas 2 milhões de reais mês).

Obviamente que o mundo ideal seria a não renovação de nenhum dos medalhões, desde que tivéssemos dinheiro em caixa para fazermos aportes e contratação de novos (o que não é a nossa realidade). Isso sem contar que devemos cerca de 20 milhões apenas em direitos de imagem aos jogadores supracitados. Em caso de saída imediata, esse valor devido deveria entrar no cálculo, e em caso de renovação, sabemos que os valores atrasados entram (em tese) na diluição salarial. E falando de Corinthians, uma transformação não acontecerá do dia para a noite (independente de qual lado vença as eleições).

Jogadores Emprestados: Um dos méritos da última gestão, foi a redução significativa da quantidade de jogadores que tínhamos emprestados, chegamos a ter mais de 30 e hoje temos apenas 10 jogadores nossos em outras agremiações:

Encerrarão o contrato em breve: Léo Santos, Jonathan Cafú e Rodrigo Varanda (este último com contrato até o final do mês de janeiro).

Jogadores que permanecerão emprestados em 2024: Igor Ratier (goleiro) e Léo Natel.

Retornarão de empréstimo no início do ano: Ivan (goleiro), Daniel Marcos (lateral direito), Raul Gustavo (zagueiro), Luis Mandaca (volante) e Eduardo Tanque (atacante).

Ou seja, teríamos a chegada de 5 jogadores conhecidos no elenco, e a saída de 3 devido a encerramento de contrato (Fábio Santos, Cantillo e Ruan Oliveira) e que poderia chegar até 5 saídas, se incluindo as não renovações de Maycon e Bruno Méndez.

Negociações: Aqui é o momento da diretoria tentar ser inteligente (eu sei, você também deu risada aí do outro lado), e utilizar de valores a receber para trazer novos jogadores para a montagem do elenco, especialmente falando de Vasco da Gama, Bahia, Sport e Shakthar Donetsk, vamos aos valores:

Vasco da Gama deve cerca de 18 milhões de reias pela compra do Lucas Piton, se somado a possível permanência do Ivan (goleiro reserva) no clube, esse valor pode chegar a casa de 30 milhões de reais. Movimentaria pela troca do valor devido pelo promissor Gabriel Pec (23 anos).

Bahia deve cerca de 2,5 milhões de reais pela compra do lateral Moisés (aquele mesmo), se somado a permanência do Raul Gustavo, esse valor pode chegar na casa de 20 milhões de reais. Buscaria pela contratação do lateral Gilberto (30 anos e que veio do Benfica) e Ademir (27 anos e contratado no início do ano do Atlético-MG).

Sport deve cerca de 4 milhões de reais pela compra do Felipe Bastos (desde aquela época), pela compensação e abatimento total do valor, buscaria a contratação do Sabino (27 anos e zagueiro de 1,84 com 60 jogos na temporada).

Shakthar Donetsk deve cerca de 3,6 milhões de reais devido ao mecanismo de solidariedade da FIFA pela compra do Pedrinho, utilizaria esse valor como forma de abatimento pela compra do Maycon (26 anos). Algumas fontes informam que o clube ucraniano pede cerca de 23 milhões de reais pela aquisição do volante, a proposta da diretoria Corinthiana deveria ser na casa de 17-18 milhões de reais à vista e abatimento do valor devido (possibilidade de negociação).

Com essas movimentações, teríamos as saídas em definitivo de Ivan e Raul Gustavo (que hoje já não fazem parte do elenco) e as chegadas de Gabriel Pec (meia), Gilberto (lateral), Ademir (ponta direita), Sabino (zagueiro) e a permanência do Maycon (volante). Rejuvenesceria o elenco e traria um gás adicional para o próximo ano, sendo necessário investimento de 18 milhões de reais apenas na aquisição definitiva do volante Maycon.

Sabedoria de Mercado: Temos a necessidade de fecharmos contratações pontuais em diversas posições e não temos dinheiro para executá-las, sendo assim, será necessário um baita malabarismo para encontrarmos o equilíbrio entre a defesa e o ataque e construirmos uma equipe competitiva para os campeonatos que teremos a disputar em 2024.

Marlon do Cruzeiro (26 anos): Quando o Corinthians liberou o Mateus Vital, manteve 50% do passe do jogador. Aproveitando que o lateral esquerdo do time mineiro entrará no último ano de contrato (se encerra em dezembro de 2024) e que a partir de julho já poderia assinar pré-contrato com qualquer equipe, utilizaria os 50% que 'temos direito' do Mateus Vital, para fazer a aquisição do Marlon (sem a necessidade de investimento).

Isidro Pitta do Cuiabá (24 anos): Quando o Corinthians liberou o Matheus Alexandre (lateral direito), manteve 50% do passe do jogador e quando liberou o André Luis (atacante) manteve 25% do passe, e o Cuiabá o negociou no início do ano (provavelmente temos valor a receber e que deverá ser incluído no balanço). Não é um primor técnico, mas é um jogador jovem e com margem para evolução, pois o atacante ainda tem 24 anos e fez 10 gols e 7 assistências em 39 jogos disputados na temporada. Aqui talvez seja interessante envolver o Rafael Ramos (lateral direito) em definitivo e o empréstimo até o final de 2024 do jovem Ryan (volante de 20 anos) para ganhar bagagem e experiência na organizada equipe do Cuiabá.

Guilherme Castilho (25 anos) e Bissoli (24 anos) do Ceará: Quando o Corinthians liberou o Janderson (ponta esquerda), manteve 20% do passe do jogador. Como provavelmente a equipe nordestina permanecerá na Série B no próximo ano, uma negociação não deve ser dificultada. Além do percentual restante do Janderson, cederia em definitivo os jogadores Daniel Marcos (lateral direito) e Eduardo Tanque (atacante) para que a dupla cearense chegue ao Corinthians no início do próximo ano.

Lorenzo Faravelli do Independiente del Valle (30 anos): Não é nenhum garoto, mas é frequentemente citado aqui no fórum como boa possibilidade e quando o Corinthians liberou o Sornoza, manteve 50% do passe do jogador. Sendo assim, abre a possibilidade de utilizar o percentual restante do equatoriano e oferecer a quantia entre 5 e 6 milhões de reais para a contratação do meia argentino, que tem 4 gols e 5 assistências em 28 jogos na temporada.

Gonzalo Mastriani do América-MG (30 anos): Com o muito provável rebaixamento da equipe mineira, o atacante que conta com 19 gols e 2 assistências em 37 jogos na temporada, o uruguaio tende a ser procurado por equipes que permanecerão na Série A no próximo ano. Utilizaria o bom relacionamento com a diretoria mineira e cederia jovens promissores que auxiliarão e ganharão bagagem na organizada equipe para a disputa da Série B do próximo ano, dentre as possibilidades de empréstimo, disponibilizaria Vitor Meer (lateral esquerdo de 19 anos) e Léo Maná (lateral direito de 19 anos), além de uma compensação financeira pela contratação do atacante.

Com essas movimentações, teríamos as saídas de Rafael Ramos (contrato encerra em junho), Daniel Marcos e Eduardo Tanque (visto que os 2 últimos dificilmente teriam oportunidades na equipe no próximo ano) em definitivo, e os empréstimos até o final de 2024 de Ryan ao Cuiabá e de Vitor Meer e Léo Maná ao América-MG. E com as chegadas de Marlon (lateral esquerdo), Isidro Pitta (atacante), Guilherme Castilho (meia), Bissoli (atacante), Faravelli (meia) e Mastriani (atacante). Com essas 6 negociações, não rejuvenesceríamos o elenco, mas sim contaríamos com a chegada de jogadores com experiência e construção de equipe competitiva. Sendo necessário apenas o baixo investimento na aquisição do Lorenzo Faravelli e Gonzalo Mastriani.

Equilíbrio Financeiro: Como todo o clube de futebol que não estão com as dívidas equalizadas, se faz necessário da venda de atletas para equilibras os cofres do clube e manter o balanço positivo, sendo assim, temos alguns jogadores com potencial de venda e verba prevista para entrar no caixa no próximo ano.

Wesley: O nosso promissor ponta esquerda provavelmente receberá propostas do mercado europeu na virada de ano, a multa para clubes internacionais é de 100 milhões de euros, temos 70% do seu passe e propostas na casa dos 20 milhões de euros, provavelmente faria a diretoria abrir negociações.

Gabriel Moscardo: O Corinthians recusou proposta de 21 milhões de libras (112 milhões de reais na época) pelo volante e caso chegue proposta por volta de 30 milhões de libras (180 milhões de reais na cotação atual) será bem difícil de segurar, temos atualmente 80% do passe do jogador.

Felipe Augusto: No meio do ano, o Corinthians recusou uma proposta de 6 milhões de euros (cerca de 32 milhões de reais) do Club Brugge pelo atacante de 19 anos. Uma nova investida não deve ser descartada e algo na casa dos 8-9 milhões de euros (entre 42 e 48 milhões de reais na cotação atual) tende a fazer com o que negócio se concretize e temos 80% do passe do jogador.

Guilherme Biro: Na mesma semana da proposta pelo Felipe Augusto, o Corinthians recusou uma proposta de 7 milhões de dólares do Al-Sadd por 50% do passe do meia de 19 anos. Com o destaque, sendo capitão no panamericano e vaga garantida na final (algo que não acontecia há 20 anos). O meia deve receber nova proposta no final do ano, e algo na casa dos 20 milhões de euros deve favorecer a saída do jovem meio campista (pode parecer um valor extratosférico pelo o que o Biro desempenhou no clube, mas recusamos em julho 7 milhões de dólares por 50% passe) e temos 90% do atleta.

Carlos Augusto: A Internazionale fechou o empréstimo do jogador com o Monza, com uma cláusula de compra obrigatória no valor de 13 milhões de euros. Quando o Corinthians o vendeu ao Monza no valor de 4 milhões de euros, ficou acordado em contrato que o clube teria 60% da mais valia (ou seja, o cálculo é sobre 60% de 9 milhões de euros que a equipe de Monza teve no momento do acordo com a Internazionale). Sendo assim, o clube terá direito a receber em julho, cerca de 5,4 milhões de euros, aproximadamente 29 milhões de reais na cotação atual.

E com todas hipóteses e possibilidades, como ficaria o elenco do Corinthians para o ano de 2024:

Goleiros: Cássio, Carlos Miguel, Matheus Donelli e Felipe Longo (sem nenhuma alteração);

Lateral Direita: Gilberto e Fagner (disputa sadia pela posição) e incluir o Léo Agostinho em alguns jogos do paulistão;

Zagueiros: Lucas Veríssimo (empréstimo até junho) e Gil (contrato renovado por 1 ano) de titulares, com Caetano, Bruno Méndez (se renovar) e Sabino (compensação pelo valor que o Sport deve ao Corinthians), além de João Pedro Tchoca e Renato (zagueiros da base para composição de elenco);

Lateral Esquerda: Marlon (titular), Matheus Bidu (reserva) e Caipira (compondo elenco);

Volantes: Fausto Vera e Maycon (a depender da negociação com o Shakthar Donestk), com Gabriel Moscardo (não venderia mesmo com proposta de 30 milhões de libras), Giuliano, Roni, Luis Mandaca e Guilherme Castilho (reservas e compondo elenco);

Meio Campistas: Renato Augusto (contrato renovado por 1 ano), Matías Rojas, Matheus Araújo, Gabriel Pec (negociação com o Vasco pelo valor devido do Lucas Piton e permanência do goleiro Ivan), Lorenzo Faravelli (negociação com o Independiente del Valle), Paulinho (renovação por conta da lesão) e Breno Bidon (começar a dar oportunidades ao garoto);

Pontas: Ademir (negociação com o Bahia), Isidro Pitta (negociação com o Cuiabá), Romero, Gustavo Silva e Pedrinho (da base). O outro Pedro já está vendido ao Zenit.

Atacantes: Yuri Alberto, Gonzalo Mastriani (negociação com o América-MG), Bissoli (negociação com o Ceará) e Arthur Sousa (base).

Resumo da Ópera: Faríamos 10 contratações (envolvendo trocas e aquisições), investindo cerca de 30 milhões de reais diretos em contratações para a próxima temporada, sendo 18 milhões na permanência do Maycon, 6 milhões na compra do Faravelli e 6 milhões na compra do Mastriani. Com essas negociações, deixaríamos de ter direitos econômicos de uma série de jogadores que dificilmente vingarão (ou seja, serão vendidos) e aproveitaríamos para utilizar em negociação os valores que temos a receber de outros clubes (equalizando o balanço).

Vendas: Felipe Augusto (8 milhões de euros com 80% para o Corinthians), Guilherme Biro (pelo desempenho no panamericano e se vier o título com participação direta dele, não é de se descartar proposta na casa de 20 milhões de euros com 90% para o Corinthians) e Wesley (a depender dos últimos jogos, mas acredito que a diretoria abra negociações com propostas iniciais na casa de 20 milhões de euros pelo ponta de 18 anos, sendo 70% do Corinthians). Se concretizado essas vendas pelo mínimo valor supracitado (já incluindo o valor a receber do Carlos Augusto), são cerca de 53,5 milhões de euros em vendas (totalizando 280 milhões de reais, e destes seriam 230 milhões de reais o % diretamente correspondente ao clube).

Sendo assim, teríamos um 'saldo' de 200 milhões de reais, disponíveis para equalizar todas as dívidas restantes de direitos de imagem (representava 70 milhões em abril deste ano), dívidas com empresários e que possuem taxa de juros acima da Selic (aproximadamente 50 milhões para o quarteto Will Dantas, Giuliano Bertolucci, Carlos Leite e André Cury) e sobraria cerca de 80 milhões, que é bem próximo do valor total devido à instituições financeiras (e que também carregam juros e garantias do clube). O valor também poderia ser direcionado para aquisição de novos atletas e suprir demais carências do elenco (que ainda existiriam), mas acredito que não deve ser a melhor decisão, visando a saúde financeira do clube e a oportunidade de redução imediata de 200 milhões em dívidas logo no início da próxima gestão. Ainda fica em aberto para a partir de junho do próximo ano a possível venda de Gabriel Moscardo e aquisição em definitivo do Lucas Veríssimo.

O elenco ainda teria carência de 1 ou 2 pontas rápidos e com drible para armar contra-ataque (principalmente com a hipótese de venda do Wesley e ida já concretizada do Pedro ao Zenit), mas estaria equilibrado e teríamos um fôlego maior em questão financeira e tempo para fazer testes no campeonato paulista.

Conclusão: É possível sim ter um clube competitivo e com menor folha salarial já no início do próximo ano, obviamente que não teremos estrelas, mas sim jogadores 'carregadores de piano' e com espírito brigador, que será fundamental para termos um time aguerrido e melhores perspectivas na próxima gestão.

Sei que o texto ficou muito longo, já agradeço pela leitura e se você chegou até aqui, gostaria da sua opinião. O que acham Fiel?

#VaiCorinthians!

@brunno_nogueiraa

em Bate-Papo da Torcida > Elenco competitivo e contratações realistas para 2024!

Responder ao post do Bruno

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Anakin Corinthiano

    Sylvinho não deu certo no Corinthians mas é um grande ser humano

    Última resposta há 21 segundos por Andre andre

    37respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de antonio trindade

    Lulinha no Corinthians - porque não?

    Criado em 54 segundos por antonio trindade

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Coringão Bimundial

    Dudu disse a Leila que ia para o Cruzeiro porque queria jogar num time que tivesse mundial Fifa

    Última resposta há 1 minuto por Espetinho Fiel

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Alex

    Diniz? Kkkkkkkkkkkkkkk

    Última resposta há 1 minuto por @nder&on L.H.P

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rodolpho O

    O mais engraçado da saída do Dudu dos porcos

    Última resposta há 2 minutos por Mario Ricardino Csapo

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kamen Rider da Fiel

    Corinthians precisando de dinheiro e tem jogador indo de graça para o Porto!

    Última resposta há 2 minutos por Antônio Morales

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Anakin Corinthiano

    Proposta do Boca Caloteiro Juniors chega a ser ofensiva

    Última resposta há 2 minutos por Andre andre

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Atum Seco

    Nessa o Augusto mandou MUITO mal

    Última resposta há 3 minutos por Donald 007

    28respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de gabriel queiroga

    E a Multa?

    Última resposta há 3 minutos por Espetinho Fiel

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de marcelo souza

    Ferrolho amanhã e bola na dupla de ataque

    Última resposta há 6 minutos por Andre andre

    1resposta

    acessar o tópico