Venha fazer parte da KTO
x

Post de Rodrigo no fórum "Mercado da bola" do Meu Timão

Galera, estava lendo aqui uma entrevista que fizeram com o Marquinhos, que está emprestado para o Roma, e parece que ele está se dando bem lá, sendo titular e seu interesse é em continuar em seu clube atual.

Marquinhos, a nova cara da zaga romana (FIFA.com) Sexta-feira 23 de novembro de 2012

Quando elaborou sua lista de reforços para a nova temporada, o treinador Zdenek Zeman deixou claro à diretoria: a Roma precisava de um zagueiro que chegasse para ser titular, para compensar a saída do brasileiro Juan. O que ele talvez não esperasse é que não seria um medalhão, mas, sim, um jovem de 18 anos e com pouca bagagem no futebol profissional que acabaria suprindo a lacuna e se tornaria, em questão de semanas, o novo xerife da zaga giallorossa.

Contabilizando menos de 15 jogos pelo Corinthians, Marquinhos chegou à capital italiana como aposta, mas foi rapidamente conquistando um espaço que, para muitos, estava reservado a Nicolás Burdisso ou Leandro Castán. A subida definitiva veio após a goleada de 4 a 1 sofrida para a Juventus, na sexta rodada do Italiano, quando, insatisfeito com o desempenho da zaga, Zeman o mandou para campo.

Em um primeiro momento, Marquinhos entrou no lugar do argentino e agradou. Ficou no time também quando o tcheco promoveu novas mudanças, com a volta de Burdisso após as derrotas para Udinese e Parma. Assim, enquanto os outros se revezavam, ele acumulava uma série de sete partidas como titular e arrancava elogios do treinador, conhecido por sua afeição ao futebol ofensivo. “Ele vem jogando de forma sólida, sem cometer erros”, destacou Zeman. “Pode se tornar um campeão. Tem talento e boa movimentação. Será importante para o futuro da Roma.”

Com moral, o próprio paulistano se mostra surpreso pelas etapas que queimou no curto espaço de tempo. “Como não tive essa afirmação no Brasil e por ter jogado pouco no profissional, acabei chegando com a desconfiança dos torcedores”, explica Marquinhos ao FIFA.com. “Mas o treinador sempre mostrou que contava comigo, e meu futebol se encaixou bem com o daqui, por ser veloz, para frente, com muito passe e valorizando o posicionamento. Claro que tinha sonhos, queria ter oportunidades. Só não imaginava que seria tão rápido.”

Rapidez, no entanto, é algo que parece descrever a carreira de Marquinhos à perfeição. Também havia sido assim em 2011, quando foi campeão brasileiro com o Corinthians meses depois de liderar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo Sub-17 da FIFA. E, como não podia esconder a cara de menino, voltou ao time juvenil corintiano em janeiro de 2012 para levantar a taça da Copa São Paulo. Quando achava que seu ano já estava bom, vieram a conquista da Libertadores e a transferência para um clube como a Roma... Pouca coisa?

&Ldquo;Tudo que vem acontecendo na minha vida é precoce. Quando penso, parece que faz um tempão, mas é tudo coisa de um ano atrás”, confirma. “Minha vida mudou da água para o vinho, mas nada veio por acaso. Foram anos de trabalho, algumas privações, vivendo em alojamento... Hoje estou na Roma, um time tradicional, já fiz bons jogos como titular, já joguei clássicos contra Juventus e Lazio. Fico orgulhoso.”

Daqueles tempos “longínquos” do Brasil, Marquinhos guarda boas recordações, claro, mas a nova casa em Roma – bem diferente do tal alojamento no Corinthians –, o aprendizado da língua e a presença de conhecidos como o próprio Castán, Dodô, Rodrigo Taddei e Marquinho o fazem olhar para frente. Há, contudo, uma situação que segue igual mesmo com a chegada da maioridade: assim como no ex-clube, ele é o único na Roma a ir aos treinos de carona. “Por causa das negociações, não consegui tirar a carteira de motorista. Então é meu pai que continua me levando”, diz, com um riso envergonhado.

De olho no Corinthians
Ainda que esteja com o foco na Itália, Marquinhos não esconde que, em ao menos duas datas em dezembro, seus compromissos nada terão a ver com a Roma. Em 12 de dezembro e, se tudo correr bem, no dia 16, ele espera arranjar um tempinho entre jogos, treinos e concentração com o atual time para acompanhar o Corinthians na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Para isso, ele deve ter a companhia de Leandro Castán, titular da campanha...

em Mercado da bola > Será que o Marquinhos volta para o Timão?

Responder ao post do Rodrigo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de J silva

    Rescisão imediata com a VAIDEBET!

    Última resposta há 4 segundos por Malenia Lâmina de Miquella

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Wolverine

    Vocês repararam a marcação no Wesley ontem?

    Última resposta há 5 segundos por Tiago Antonietti

    101respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Vicente

    Palacios e o tipo de lateral que potencializa o Wesley

    Última resposta há 8 segundos por zzba bazz

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de sandro rogério

    Precisamos no mínimo de 3 jogadores pra aumentar as chances de algum título

    Última resposta há 10 segundos por wsouza

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Poste de iluminação

    Antônio "Mula" Oliveira só acordou pra vida quando começou a balançar no cargo!

    Última resposta há 19 segundos por Henrique Garcia

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mateus Henrique Lopes da Silva

    ENQUETE: Afinal, Tite é o maior técnico de nossa história?

    Última resposta há 21 segundos por Fernando Zemetek

    14votos

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maloqueiro Sofredor

    Isso será poesia!

    Última resposta há 23 segundos por Joel Silva

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marcos Chaves

    Números do Carlos Miguel nos últimos três jogos são absurdos, surreal

    Última resposta há 24 segundos por DERLEI APARECIDO CORTE

    63respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcos Santos Sa

    Volta duilio

    Última resposta há 35 segundos por wsouza

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe Xavier

    A casa caiu para o Renovação e transparência

    Última resposta há 39 segundos por Vladimir Cibulskis

    2respostas

    acessar o tópico