Venha fazer parte da KTO
x

Post de Vagner no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Precisamos mudar nossa forma de jogar e ter variações táticas de vez em quando

em Análise dos jogos > [QUADRO ALVINEGRO] Números de Vitória x Corinthians

Em resposta ao tópico:

Salve Fiel,

É sempre um prazer poder analisar um jogo depois de um bom resultado. Não vai doer na sua alma ver números enormes de chances perdidas, posse baixa, passes errados e por aí vai. Assim como esperávamos antes do jogo pelo histórico na temporada, o Corinthians conseguiu superar o adversário fora de casa, mesmo após um primeiro tempo bem ruim. Mas dessa vez, foi um pouco diferente.

Quando o Tite falava em equilíbrio, a filosofia por trás daquilo era de que a performance ofensiva de um time é diretamente proporcional a troca de posições entre os homens de ataque. Quanto mais eles derem opções, triangularem entre si, maior vai ser o número de oportunidades de gol. Porém, o outro lado da moeda é: o ideal quando um time perde a bola é que cada um dos jogadores esteja exatamente na sua posição para que a recomposição defensiva tome o mínimo de tempo possível. Existe então uma oposição entre os dois, em que ao maximizar um dos dois aspectos (ofensivo x defensivo) você certamente atrapalha o outro aspecto. Daí o equilíbrio: ter a melhor performance ofensiva sem dar espaço para o adversário quando a bola for perdida no processo.

Tudo isso pra dizer que: muito embora Fábio Carille já seja um técnico com um campeonato no currículo com menos de 5 meses de carreira como técnico permanente, ele ainda engatinha um pouco ao achar esse equilíbrio (e isso é natural de um trabalho. Conforme o time amadurecer na temporada e para o ano que vem, veremos um time muito mais equilibrado). O 4-2-3-1 de Carille está absolutamente evidente no mapa de passes. Embora isso seja bom ao se olhar pelo lado defensivo, pelo lado ofensivo isso engessa o time e o deixa com poucas possibilidades de criação. Por enquanto, nossas boas opções se resumem as bolas enfiadas de Jadson e Rodriguinho e a saída de Jô da área para infilitração de quem vem de trás. Conforme o time for evoluindo, veremos mais variações, e isso é totalmente natural.

Muito embora o Vitória apareça como superior na posse de bola, isso só aconteceu de fato a partir de 80 minutos jogados, e aí está o maior legado para o Corinthians nesse jogo além dos 3 pontos: pudemos jogar com a posse de bola e sair com os 3 pontos. Fábio Carille disse na coletiva pós-jogo que se surpreendeu com a postura do Vitória de esperar o Corinthians no campo de defesa com toda a razão, já que o Vitória é um time que costuma trocar passes no campo do adversário. No entanto, saímos de Salvador vitoriosos.

Nos primeiros 3 tempos do campeonato - o jogo contra a Chape e o primeiro tempo na Fonte Nova - só havíamos finalizado TRÊS vezes ao alvo. Isso é muito pouco para um time que quer ser campeão: a estatística no futebol com mais correlação com a quantidade de pontos ganhos é justamente o número de finalizações certas. Felizmente, veio o segundo tempo e com ele igualamos o número de finalizações no alvo (3) do resto do campeonato. A diferença no xG* nos dois tempos foi evidente.

Pela qualidade das chances criadas pelos dois times, foi um resultado justo. Fica aqui o elogio a nossa defesa que não permitiu que o Vitória finalizasse com consistência de dentro da nossa área. Embora o número total de finalizações tenha sido praticamente igual entre os dois times, fica claro que estivemos em melhores condições de abrir o placar e isso fez a diferença.

Baseado no score do WhoScored, Cássio foi o homem do jogo com 7,68, logo a frente de Guilherme Arana com 7,66. Porém, ao assistir o jogo vimos que Cássio fez poucas intervenções. Para mim, o homem do jogo foi Marquinhos Gabriel - quem diria? - que ao entrar no segundo tempo botou fogo no jogo. Prêmio para a ousadia e leitura de jogo de Fábio Carille: ao perceber que não precisávamos de dois volantes para controlar a pressão do adversário, que pouco incomodou na primeira metade do segundo tempo, colocou Marquinhos Gabriel na ponta e trouxe Jadson para o meio. Diferentemente das últimas vezes que entrou, o meia atacante deu conta do recado e se mostrou entrosado com os companheiros de ataque, criando boas chances nos minutos que esteve em campo.

Seguindo a narrativa do #NuncaCritiquei, Marquinhos Gabriel foi bem demais enquanto esteve em campo. Nas poucas chances que teve, conseguiu dar duas assistências para finalização, sendo que uma terminou em gol. A boa chance que criou para si mesmo acabou terminando nas mãos do goleiro após um chute fraquinho. Estava bom demais pra ser verdade, rs. Brincadeiras a parte, esperamos que esse seja o novo padrão do Marquinhos daqui em diante e que ele possa dar a volta por cima, marcando o jogo contra o Vitória como o início de uma boa fase.

Aqui também caberia as estatísticas do Jô, mas como prefiro deixar um jogador só por partida pra não me alongar muito, fica aqui a menção honrosa. Jô parece ter se acostumado com o perfil do time de poucas oportunidades na frente e a quando tem uma boa chance no jogo, guarda. Tem se mostrado um grande jogador e esperamos que continue assim pelo resto da temporada.

Finalmente nossa rede passou em branco em um jogo do Pedro Henrique, ótimo para dar confiança para o nosso zagueiro, que estava precisando dela, ainda mais agora que Balbuena pode perder mais jogos pela sua contusão - a décima contusão muscular do time na temporada... Hora de ligar o sinal de alerta do nosso departamento médico, seja com treinos menos intensos durante a semana ou poupando jogadores nos próximos jogos. Léo Santos também provou ser merecedor de toda a atenção que atrai dos grandes times europeus ao se mostrar muito seguro enquanto esteve em campo.

Que venha o Atlético Goianiense!

*
https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/397533/quadro-alvinegro-o-que-e-xg [Quadro alvinegro] o que é xg? Salve Fiel, Pretendo começar hoje uma nova sequência de tópicos, o Quadro Alvinegro. Após cada jogo, postarei uma análise estatística da partida com base em... meutimao.com.br meutimao.com.br

Fontes: Footstats, WhoScored e Opta via @11tegen11.

Responder ao post do Vagner

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Yuri Andrade

    Pra deixar claro: Não foi o Luxemburgo que subiu o Wesley!

    Última resposta há 8 segundos por Lincoln Lins Guimarães

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Falcão

    De repente o Wesley virou craque

    Última resposta há 13 segundos por Eduardo Francisco

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Victor P.

    Bidon e o dedo na cara

    Última resposta há 16 segundos por PiorPresidente da história

    41respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Fernando René Ribeiro Guzmán

    Perceberam o nervosismo do Carlos Miguel hoje?

    Última resposta há 27 segundos por Fiel Osofia

    47respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Victor Fanti

    Mapa de calor Romero

    Última resposta há 31 segundos por DitoIrritado !

    92respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Porta-vozes da Fiel

    Felix Torres

    Última resposta há 34 segundos por Devanil da Cunha Morais

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Yuri Andrade

    Eu falo que esse elenco não é ruim!

    Última resposta há 47 segundos por Celso Macedo

    32respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rafael Silva

    Declarou Amor pela Nossa Torcida Mesmo Estando em Outro Clube, Porque não dar uma Chance?

    Última resposta há 48 segundos por Biro Biro

    42respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos Araujo

    Zé Elias estava revoltado com a vitória do Corinthians.!

    Última resposta há 52 segundos por José Roberto

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Joao Batista Cordeiro

    Cássio, estava passando insegurança ao time!

    Última resposta há 56 segundos por Camila Marques

    12respostas

    acessar o tópico