Venha fazer parte da KTO
x

Post de Gustavo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Ótima análise, o Pato parece não ter dimensão do que ele e o Corinthians representam.

em Bate-Papo da Torcida > Análise perfeita do Julio Gomes sobre Alexandre Pato! VALE A PENA LER

Em resposta ao tópico:

Eu já corri muito atrás de Alexandre Pato. Na chegada dele ao Milan, trabalhava como correspondente da Band e cobria futebol por toda a Europa. Nossa, como ele deu trabalho… Foi dos jogadores mais difíceis de conseguir entrevistar. E aí, nas entrevistas, nunca saía nada demais. Nas vezes em que encontrei, achei Alexandre Pato meio… infantil. Meio bobo, se for escolher uma palavra mais pesada.

Não gosto muito desses julgamentos por momentos tão fugazes. São apenas os julgamentos que ficam para mim, as impressões que eu vou tirando das pessoas conforme vou conhecendo, vendo, ouvindo. Pato era um rapaz saindo da adolescência, afinal. Do interior do Brasil para uma cidade como Milão, um dos maiores clubes da Europa. Talvez eu fosse tão bobo quanto ele com a mesma idade.

Os anos se passaram e Pato chegou aqui ao Corinthians. Não entrevistei, não encontrei, não procurei Alexandre Pato. Tudo o que eu vejo e ouço é o mesmo que vocês veem e ouvem. E, admito, minhas impressões sobre ele não mudaram. Pato me dá a constante ideia de enorme talento desperdiçado, um jogador que poderia ter sido muito mais do que é e será se tivesse mais foco. Não chamarei de comprometimento. Não ter foco, não ter “noção”, digamos, é muito menos pior do que não ter comprometimento. E acusar alguém de falta de comprometimento é algo muito duro e grave, que requer conhecimento do caráter, do comportamento no dia a dia, etc.

Quando Pato estreou na seleção brasileira com um gol, era um jogo em Londres, o amigo Renato Ribeiro, da Globo, um dos grandes repórteres deste país, virou para mim na zona mista do Emirates e disse: “Julio, estamos ferrados. Apareceu o novo Ronaldo, vamos ter que cobrir cada minuto da vida desse cara”. E eu concordei. Concordei com ênfase.

Pato era um iluminado. E craque. Ou, ao menos, projeto promissor de craque. A chama foi se apagando. Muito mais do que a falta de futebol, essa falta de foco, chamarei assim, fez com que Pato se queimasse com Dunga na Olimpíada, ficando fora da Copa. Fez com que se queimasse com Felipão, certamente ficando fora da próxima Copa. E fez com que se queimasse com a torcida toda do Corinthians. E isso não é força de expressão.

O pênalti perdido em Porto Alegre foi a cereja do bolo. Os jogos estranhos, em que ele parecia aéreo, foram muitos ao longo do ano. Os gols, que também foram muitos, foram eclipsados pelos momentos de sumiço. Alguns segundos antes da cobrança na Arena Grêmio, eu brinquei em meu Twitter:

“O bom é que o Pato não tá nem aí”.

Profecia? Não. Apenas a imagem que eu tenho dele. Que possivelmente não seja a mais correta. Mas expressa a tal “falta de foco”. Tem que ser meio louco para fazer o que ele fez. Bater um pênalti decisivo de forma tão arriscada, contra um goleiro que é histórico em cobranças de pênaltis e com quem ele trabalhou por anos no Milan.

Esses caras com um parafuso a menos são os que se alternam entre bestas e bestiais. É muita coragem. Ou muita burrice. Ou as duas coisas. Quem não se importa na mesma medida de outras pessoas, pois se importa do seu jeito, não tem medo. Só que às vezes dá certo, às vezes, não.

Pato não faltou com respeito para com o Corinthians. Pato tomou uma decisão errada. Uma decisão de quem vive nesse mundo meio à parte, esse mundo da lua, essa falta de noção exata das coisas. Vive em um mundo que não entende que o outro lá, que vive em outro mundo (que também não é o meu) pode interpretar aquilo como uma falta de respeito e, consequentemente, um passe livre para enchê-lo de #$!@% da.

Simples. Se é para errar, melhor errar de outra forma. Mas Pato não pensava em errar. Pensava apenas na melhor maneira de acertar. Só que sem medir a consequência em caso de tropeço. Errou.

O cara errou um pênalti. Paciência. O clube que contratou, pagando milhões, que decida se é demitido, se fica, o que seja. Essa é a hora em que precisamos entender o verdadeiro significado da palavra profissionalismo. Corinthians, Pato e jornalistas: não pode faltar profissionalismo nessa hora.

Não temos que ser coniventes com “pressão”, #$!@% da, ameaças, etc. Nem a ele, muito menos a família. Tem que acabar com essa cultura equivocada, aceitar como justificativas algumas máximas do tipo “o futebol mexe com paixão”, “tem que entender o lado do torcedor” etc. Que xinguem no estádio, nada mais. Que se expressem na arquibancada, que é lugar de torcedor, e não no CT do clube ou na casa dos jogadores ou em aeroportos.

Eu só espero que alguns colegas de imprensa apaixonados não considerem “certo” e “merecido” o que eventualmente pode acontecer com Pato. É leviano falar “tem que cobrar o cara, mas sem violência”. Sabemos muito bem que muitos cérebros por aí vão entender somente a primeira parte da frase e ignorar a segunda. Nós, jornalistas, temos uma responsabilidade muito grande nas mãos. Em nossas canetas, teclados e microfones. Não podemos incitar a “pressão” que promete vir por aí, não podemos seguir achando que “é normal” todo esse tipo de absurdo que acontece no futebol. Não podemos nem mesmo dar voz a quem não tem que ter voz.

Analisando o quadro geral, acho que não haverá mais condições, pelo menos de forma imediata, de Pato seguir jogando pelo clube. Mas essa tem que ser uma decisão de quem controla o clube. E quem controla o clube, aliás, já passou da hora de não dar mais ouvidos para grupos organizados que se apossaram deste e de outros clubes.

A Alexandre Pato, desejo o melhor. Nunca é tarde para amadurecer, para compreender os outros mundos que fazem intersecção com esse que é só dele. Que tome decisões melhores no futuro. E nada mais.

Responder ao post do Gustavo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Venâncio .

    Portuga teimoso, vai morrer abraçado com o Fagner! Qual o sentido disso?

    Última resposta há 4 segundos por Jader silva

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Filipe Barros

    Vai de Bet no Instagram

    Última resposta há 8 segundos por Valdomiro Mantovani

    37respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Fernando

    8 milhões em 4 anos kkkkkkkkk

    Última resposta há 14 segundos por Marcelo Miranda

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de VIÚVA VP

    Nesse dia meu VP deu um show de táticas

    Última resposta há 17 segundos por Maloqueiro Sofredor

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rivaldo José da Silva

    Reclamaram tanto da Ezze e estamos com 5 espaços vazios na camisa

    Última resposta há 24 segundos por Moe Szyslak

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Professor girafales

    Quando o Cássio pedia passagem o Júlio César foi humilde e passou o bastão

    Última resposta há 31 segundos por Valdinei Aparecido da Silva

    175respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Silveira

    Esse imbecil incoerente

    Última resposta há 32 segundos por fabio dos santos

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gilberto Alves

    Gostei demais dessa escalação, só de não ter Cássio e Hugo já vamos jogar com 11, ao invés de 9..

    Última resposta há 36 segundos por Andrezito El Loko

    66respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Igor Franco

    O esquerdismo acabou com o Corinthians

    Última resposta há 38 segundos por Marcelo Miranda

    52respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Torcedor Puto

    Sub-23 de volta?

    Última resposta há 38 segundos por VALERIO PINHEIRO

    14respostas

    acessar o tópico