Venha fazer parte da KTO
x

Post de Dezinha no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Esse Andrés e CIA tem que se mandar do Corinthians.

Enquanto não tivermos alguém competente e de boa fé, não evoluiremos como Clube e como time.

em Bate-Papo da Torcida > Banco BMG, Modelo de Negócio e Naming Rights

Em resposta ao tópico:

Texto de Erich Beting para a Máquina do Esporte ( www.maquinadoesporte.uol.com.br Máquina do Esporte Máquina do Esporte - O universo do marketing esportivo ao seu alcance maquinadoesporte.uol.com.br maquinadoesporte.uol.com.br ).

O Corinthians havia prometido fazer do patrocínio com o BMG uma revolução. Na prática, o modelo que o clube apregoa ser revolucionário nada mais é do que o princípio básico de marketing no esporte: não limitar o patrocínio à exposição de marca, incentivando empresa e clube a trabalharem para gerar o máximo de retorno financeiro aos dois com essa relação.

O problema, nesse caminho, é que o próprio Corinthians tem um histórico pavoroso de sucesso na implementação desse modelo. Em 2000 e 2001, com a Pepsi, já havia sido criado o conceito de atrelar a meta de bônus do patrocínio ao aumento de venda de produtos. A empresa fez estardalhaço, criando uma propaganda em que dizia que a 'Pepsi é da Fiel' e levando para o supermercado a lata personalizada com o escudo do time. Nunca, até então, uma marca havia se apropriado de um clube. O resultado em vendas, porém, não aumentou sensivelmente a participação de mercado da Pepsi, que depois abandonou a tática.

No próprio Corinthians, o projeto de ter o cartão de crédito da Caixa e o sistema de fidelidade com o torcedor teve a adesão de apenas 8 mil pessoas em dois anos.

Agora, o modelo é ainda mais complexo. Abrir conta em banco digital é simples. Sem cobrar taxas do consumidor, esses bancos têm conseguido gerar novos clientes. Mas como é o engajamento desse cliente com a instituição? Se nem lata de refrigerante ou cartão de crédito leva o torcedor a se engajar, o que dirá colocar seu dinheiro suado em um banco que não tem credibilidade como os mais tradicionais?

O São Paulo e o Banco Inter enfrentam, atualmente, esse dilema. Possuem boa adesão de novos clientes, mas não conseguem convertê-los, de fato, em consumidores do banco. Como o diferencial é a isenção de taxas, você se transforma em nada além do que um CPF a mais para o cadastro do banco. Dinheiro que é bom, porém...

Marqueteiramente, Andrés Sanchez joga para a torcida a responsabilidade de fazer o negócio andar, prometendo novidade se o banco 'Meu Corinthians BMG' tiver 200 mil correntistas. Muito possivelmente essa é a meta traçada entre os dois (patrocinador e clube) para dar ao banco o naming right da Arena Corinthians.

O problema é que o dinheiro próprio é um bem precioso demais para arriscar. O torcedor abrir a conta digital não será problema. Colocar e movimentar dinheiro lá dentro é que é difícil. Esse é o modelo que o Corinthians terá de colocar à prova.

Responder ao post da Dezinha

Réplicas desse post

Foto do perfil de Danilo

Danilo 5.814 posts

@danilo.lopes5 em 24/01/2019 às 15:31

Competente foi dualiab e vicent Matheus né que construiu estádio e centro de treinamento pra gente e fomos campeões da Libertadores, não é verdade?

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Elias Souza Soares

    Todos falando do Raniele, mas tem algo que me preocupa

    Última resposta há 1 segundo por Efraim Ramos

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ailton Maschio Gomes

    Hoje era para o mundo ter parado!

    Última resposta há 2 segundos por Pastel de_Flango

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Raudnei Teixeira

    Não queria ser oportunista, mas não dá pra evitar de comentar!

    Última resposta há 8 segundos por Newton Thisted de Andrade e Silva

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de ALEXANDRE DOMINGOS

    Campanha: não renova com o Paulinho

    Última resposta há 10 segundos por Rafael Santos Silva

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gustajô de Itaquera

    Samir Cascalho

    Última resposta há 13 segundos por Giovane SN

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fábio Santos Jesus

    António Oliveira tem aproveitamento melhor que seus antecessores...

    Última resposta há 14 segundos por thiago g

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Julian Felipe Castilho Manzano

    Camisa degradê

    Última resposta há 15 segundos por Gorila Palestrante

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe Santos

    "Ídolo tem que ser protagonista" - Bla bla bla - Cássio

    Última resposta há 28 segundos por Jackson Nobre

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Douglas A

    Cássio é Carlos Leite!

    Última resposta há 29 segundos por Fiel do ABC

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Math LHP

    "Na hora certa vou falar"

    Última resposta há 34 segundos por Ernesto de Minas

    8respostas

    acessar o tópico