Venha fazer parte da KTO
x
Marden
Marden
Mais Opções

Marden Nunes


30 anos, de Brasília

Torcedor do site número: 219.912

cadastrado desde 04/11/2012

Aqui é Corinthians

male

Acessos no Meu Timão

Último acesso em 06/07/2021

Atividade de Marden Nunes no Meu Timão

Ranking do Fórum

Faltam 188 posts para o Marden entrar no ranking do Fórum

Ver Ranking

Ranking de comentários

Faltam 198 comentários para o Marden entrar no ranking

Ver Ranking

2 Comentários

100% de aprovação

12 Posts

83% de aprovação

3 Tópicos

970 Visualizações

Última atividade no site em 06/07/2021 às 19h30

Marden Nunes avalia 94.34% como positivo

Posts e comentários do Marden

Última interação no site em 01/08/2016 às 12h30

  • Marden

    Marden postou em Off topic, no tópico "Padrões de manipulação da mídia"

    há 8 anos

    Sim, eu não assisto mais TV, mas afirmo que essa é só uma maneira de manipular. Existem outras, como a imposição de jogos de times cariocas para as regiões centro-oeste, norte e nordeste. Eu sinto pena de quem não pode usufruir de TV por assinatura, eu mesmo sofro com isso, mas pelo menos vejo os jogos do Corinthians pela internet.

    detalhes do post
  • Marden

    Marden postou em Off topic, no tópico "Padrões de manipulação da mídia"

    há 8 anos

    Sim, e alguns realmente são. Cornetam por que dá audiência. Mas outros falam sério quando tentam de alguma forma denegrir ou minimizar os feitos de um time, e isso está escancarado ultimamente, principalmente em relação ao Corinthians.

    detalhes do post
  • Marden

    Marden postou em Off topic, no tópico "Padrões de manipulação da mídia"

    há 8 anos

    Sim, bem isso. Não citei no tópico, mas a própria Crefisa é investigada por fraude, por exemplo. E uma entidade, que é um dos principais parceiros que investem no brasileirão, ter esse tipo de envolvimento com operações fraudulentas é, no mínimo, estranho. Se o país fosse sério, com gestores competentes, com pessoas interessadas em um futebol melhor, com maior qualidade, o futebol não estaria nivelado por baixo.

    detalhes do post
  • Marden

    Marden postou em Off topic, no tópico "Padrões de manipulação da mídia"

    há 8 anos

    A falta de instrução é, talvez, o principal fator para gerar expectadores hipnotizados, alienados, que pouco questionam. Usei exemplos do futebol, mas isso aplicado a política, a economia, são ainda mais intensos e com efeitos ainda piores. Veja o reflexo da nossa sociedade o que é hoje.

    detalhes do post
  • Marden

    Marden postou em Off topic, no tópico "Padrões de manipulação da mídia"

    há 8 anos

    Infelizmente não é de interesse de todos, assim como não é de nossa diretoria pelo jeito. Mas fico feliz em ver que algumas pessoas compartilham do mesmo pensamento que eu.

    detalhes do post
  • Marden

    Marden postou em Off topic, no tópico "Padrões de manipulação da mídia"

    há 8 anos

    Se você está cansado de verificar na TV ou mesmo na internet situações incessantes em que a mídia atua com total falta de ética e completo despreparo técnico, denegrindo a imagem de uma entidade ou algo afim, como o seu time de coração, aconselho a ler o que escrevo a seguir.

    Existem várias evidências que comprovam a manipulação midiática, porém alguns ainda persistem em falar em exageros quando se trata desse assunto. Acreditam que tal fato acontece somente aplicado a fatos internacionais, em que os interesses de Estado ou de megacorporações está associado, mas não é somente isso. Um fato simplesmente ignorado ou uma notícia mal dada é resultado da desinformação ofertada pelo jornalista, embora estupidez e a ignorância também desempenhem um papel relevante nessa situação.

    Parece estúpido dizer, mas o efeito da manipulação é que os órgãos da imprensa não refletem a realidade. Apresenta uma referência indireta à realidade, criada e desenvolvida, mas apresentada no lugar da realidade real. Seria algo similar a um espelho deformado que não reflete a imagem do objeto real. Assim a sociedade é colocada diante de uma realidade artificialmente criada e que se contradiz, se contrapõe e frequentemente se superpõe e domina a realidade real que vive e conhece. É importante ressaltar que nem toda imprensa age dessa forma, e que nem todo jornalista atua dessa maneira.

    Existem padrões de manipulação da mídia que podem ser analisados facilmente. O primeiro deles é o padrão de ocultação (1): esse modelo consiste basicamente na ocultação das informações existentes ligadas ao fato jornalístico. Porém, há a concepção para empresários e empregados do órgão de comunicação do que são fatos jornalísticos e não-jornalísticos. E claro, a imprensa é, muitas vezes, direcionada a comunicar somente os fatos jornalísticos. Vamos usar uma situação relacionada ao futebol brasileiro para exemplificar: a Crefisa é atualmente a empresa patrocinadora do Palmeiras, mas que patrocina também a arbitragem do campeonato. Sim, mas e qual o problema? O problema é que esse modelo de patrocínio é, segundo a FIFA, ilegal. É ilegal, pois cria conflito de interesses já que é patrocinadora do Palmeiras, que por sinal, era líder até ontem. Mas então, por que isso não é amplamente divulgado na mídia? A resposta desta pergunta eu deixo para a reflexão de vocês.

    Existe ainda o padrão de fragmentação (2): ao eliminar os fatos não jornalísticos, o restante da “realidade” é fragmentado em vários minúsculos fatos particularizados, desconexos, sem dinâmica e sem processos próprios, ou ainda revinculados de maneira arbitrária não correspondendo aos vínculos da realidade. Os aspectos do fato a ser transmitidos são divididos e o órgão correspondente seleciona o eu apresentará ou não ao público. Vamos usar outro exemplo do futebol, o Corinthians no jogo contra o Palmeiras saiu derrotado por 1x0. Aconteceu um lance de gol claro do Bruno Henrique no fim da partida, mas esse fato foi fragmentado e não levado a público com a mesma veemência que provavelmente ocorreria se fosse uma situação oposta. Esse é um exemplo apenas, mas poderíamos citar outros que ocorreram até aqui no campeonato. E é lógico, reconheço que os árbitros podem errar sim, afinal são humanos, passíveis de erro, mas a imprensa deve cumprir seu papel de veicular o fato real, embora não seja o que vemos.

    Um terceiro padrão é o da inversão (3): com o fato já fragmentado, descontextualizado, este modelo opera o reordenamento das partes, a troca de lugares e de importância das partes, a substituição de umas por outras e prossegue assim, a desconstrução da realidade original e a criação de uma realidade artificial. Um exemplo fácil, o cartão amarelo que Fagner deveria ter recebido no jogo contra o Flamengo que vencemos por 4x0. A mídia inverteu a importância do fato, pois o lateral corintiano deveria sim ter recebido um cartão amarelo, mas esqueceu que o próprio atleta do Flamengo vítima da ação deveria ter sido expulso momentos depois, e que ainda culparam o jogador corintiano por ter lesionado o flamenguista, o que não aconteceu, pois este último se machucou sozinho em um lance contra o próprio Fagner. Ocorreu uma inversão dos fatos, e que supostamente, prejudicou o desempenho time carioca. Existem ainda subpadrões dentro do padrão da inversão, mas não é o foco no momento.

    O último padrão que citarei é o da inversão da opinião pela informação (4): essa sequência abusiva de padrões de manipulação leva a outro tipo, o de substituir, inteira ou parcialmente, a informação pela opinião. Seria louvável se o órgão apresentasse, além da informação, também a opinião, mas o órgão apresenta a opinião no lugar da informação e acarreta no agravante de fazer a opinião fazer passar pela informação. Por esse motivo, não fiquem indignados quando pseudointelectuais expressarem sua opinião como verdade absoluta, assim como vemos constantemente nos programas esportivos (Milton Neves, Neto, e vários outros), simplesmente ignorem e desliguem a TV. Utilizem de outros mecanismos para estarem sempre por dentro dos fatos.

    Caso se interessem pelo assunto e por uma boa leitura, o livro que utilizei para embasar a minha análise chama-se “Padrões de Manipulação da Grande Imprensa”, cujo autor é Perseu Abramo.

    detalhes do post
  • Marden

    Marden postou em Bate-Papo da Torcida, no tópico "Minha análise do time após o jogo de ontem..."

    há 8 anos

    Bom dia, nação. Saudações.

    Eis aqui abaixo a minha visão de alguns nomes do nosso Timão após o jogo de ontem.

    Pode-se constatar o Corinthians com visível cansaço pela longa sequência de jogos em um curto período de tempo. Creio que faltou gás ontem para alguns jogadores, mas mesmo assim a equipe foi aguerrida e lutou até o fim. O jogo foi um belo espetáculo, com a ferroviária tendo um time bem preparado, com consistência tática e alguns jogadores técnicos, um bom treinador, e também, visto que nosso time não tem mostrado o melhor futebol, embora eu tenha consciência de que está em formação.

    Quero destacar alguns pontos.

    * Romero - Amados por uns, odiados por outros, eu vejo o Romero como um atacante que ainda busca afirmação no time e o Tite tem dado as oportunidades. Ele vem jogando relativamente bem, pois tem uma função tática importante nesse esquema 4-1-4-1 fazendo o acompanhamento do lateral do adversário. O que lhe falta de taleto, lhe sobra de uma relativa consciência tática e muita raça. Ele luta muito, isso é inegável, mas tem também suas limitações. Com um centroavante de ofício jogando próximo, a minha expectativa é de que ele possa ter um melhor rendimento.

    * Lucca - Depois do gol contra o São Paulo domingo passado tirou um peso das costas. Iniciou de forma irregular o ano, mas nestas últimas 3 partidas vem mostrando o que nós já sabíamos, que ele tem futebol sim e tem estrela. São 'praticamente' 3 gols nos últimos 3 jogos e isso vem lhe assegurando mais confiança com a torcida e com a comissão que deve contratá-lo em definitivo. Taticamente e tecnicamente o jogador mais lúcido do Corinthians. Faz o acompanhamento correto do lateral do adversário e, inclusive, em certos momentos, a cobertura do Uendel. A tendência é crescer ao longo dos jogos.

    * André - Está fora de ritmo de jogo, mas quando entra tem mostrado muita vontade. Quando faz uma dobradinha com o G. Augusto, geralmente, a equipe produz mais. Precisa aprimorar um pouco o físico e ter sequência para mostrar do que é realmente capaz. Ao meu ver vai lutar com o Luciano pela titularidade, embora não vejo problema em jogarem juntos.

    * Giovanni Augusto - Tem feitos bons jogos ofensivamente. Erra poucos passes, faz boas jogadas, sabe driblar e chutar bem. Taticamente ainda está se adaptando a questão de 'recompor o centro do campo', mas isso é questão de tempo. Já merece ter uma sequência como titular, assim como André, que falarei a seguir.

    * Danilo - Eu vejo que ele vem fazendo o que pode, mas com o Rodriguinho muito abaixo do esperado, ele precisa voltar demais para tentar criar, e como não possui a mesma velocidade de anos atrás, acaba cadenciando muito o jogo. Apesar disso, em algumas (poucas) triangulações, vejo lampejos do que ele pode fazer para ajudar o time.

    * Marlone - Não há como analisar seu jogo ontem. Tomou uma pancada no tornozelo e ficou em campo para compor o time em número. Precisa de oportunidades desde o início para mostrar a que veio. É rápido, forte, alto e tem tudo para crescer no time com uma sequência de jogos.

    * Rodriguinho - Vejo, dentre todos, o jogador que mais tem jogado abaixo dos demais. Ele não rende o esperado jogando nessa função do R. Augusto. Penso, assim como a maioria, que é um bom reserva do Elias, assim como o Maycon. Ambos disputarão essa condição ao longo do ano. Ele tem criado pouco, chutado pouco, errado passes bobos, marca mas deixa espaços e lhe falta criatividade muitas vezes.

    * Maycon - Ontem foi bem, apesar da falha de marcação. Meteu uma bola na trave, apareceu de surpresa no ataque algumas vezes a tendência é de aprimorar sua técnica e contribuir cada vez mais com o time. Será o reserva imediato do Elias ao longo da temporada.

    * Bruno Henrique - Fez bons jogos, mas ultimamente tem mostrado pouco. Penso que ontem jogou meio sobrecarregado, visto que o Rodriguinho e o Danilo pouco marcaram, por isso algumas falhas. Também acho que o negócio dele é ser segundo volante, pois ele tem um bom passe, um bom chute, mas fica muito preso na marcação e pouco contribui ofensivamente. Não sei se será titular, mas tem de estar preparado, pois caso o Willians seja o titular, prevejo muitos cartões.

    * Fagner - Firme, raçudo, muito consciente e consistente taticamente. Melhor jogador do Corinthians ontem, ao meu ver.

    * Uendel - Na dobradinha com o Lucca, foi o nosso jogador mais perigoso ontem. É verdade que foi displicente em alguns momentos, pois perdeu ao menos 2 chances claras de gol, mas tem crédito. Ofensivamente é um bom apoiador e defensivamente não compromete. Tem à sua sombra o Guilherme Arana que pode facilmente substituí-lo.

    * Yago - Seguro, firme, muito tranquilo como zagueiro, e ainda tem a virtude de ser um bom passador. Hoje, titular indiscutível, assim como o Felipe.

    * Vilson - Tem jogado bem. Foi seguro ao lado do Yago, embora seja meio estabanado, e quase marcou um golaço. Prevejo um crescimento ao longo do ano e será um bom substituto.

    * CÁSSIO - Nosso gigante goleiro deu umas bobeadas ontem, falhou no segundo gol, mas salvou em outras oportunidades. Creio que esteja um pouco cansado da sequência.

    Bom galera, é isso. Desculpe por ter ficado muito grande, mas é o que penso.

    VAI CORINTHIANS!

    detalhes do post
  • Marden

    Marden postou em Off topic, no tópico "torçida do borussia e do corinthians.."

    há 11 anos

    Se a gente num estádio como o Pacaembu consegue colocar 40 mil pessoas facilmente, imagine no Itaquerão. Vamos lotar até a cobertura do Estádio HAHA'

    Se no Brasil existissem estádios como os Europeus, a gente colocaria 100 mil, 120 mil corintianos brincando.

    detalhes do post
  • Marden

    Marden postou em Mercado da bola, no tópico "Com a provável saída do Paulinho, não poderia haver uma mudança no esquema tático?"

    há 11 anos

    Por exemplo,

    Caso o Paulinho realmente saia, abrirá uma nova vaga no meio campo.

    Talvez com isso o Tite pudesse adaptar um novo sistema com o Corinthians muito ofensivo.

    Seria como um 4-3-3, só que recuaria o Romarinho pra posição de armação e deixava ele junto com o Danilo.

    Emerson, Pato e Guerreiro fariam o trio ofensivo, mas com dois dos três voltando para recompor o meio campo quando o time estiver sendo atacado.

    Cássio - Goleiro

    Alessandro (Edenilson) - LD

    Gil, Paulo André (Chicão) - Zagueiros

    Fábio Santos - LE

    Ralf - 1º Volante

    Danilo, Romarinho (Renato Augusto) - Meio Campo

    Pato, Sheik, Guerrero - Ataque

    detalhes do post
  • Marden

    Marden comentou na notícia: "Último treino do Corinthians confirma relacionados e escalação pra final Paulistão"

    há 11 anos

    Chicão tá se recuperando de uma lombalgia ainda.

    detalhes do comentário
`