Venha fazer parte da KTO
x
Dinheiro é a única compensação para os jogadores que são convocados?
Roberto Piccelli

Roberto Piccelli é advogado atuante em direito público e escreve sobre temas jurídicos e institucionais relacionados ao Corinthians.

ver detalhes

Dinheiro é a única compensação para os jogadores que são convocados?

Coluna do Roberto Piccelli

Opinião de Roberto Piccelli

6.2 mil visualizações 56 comentários Comunicar erro

Dinheiro é a única compensação para os jogadores que são convocados?

Já pensaram o Gil marcando o Messi?

Foto: Divulgação

Há muito tempo o Corinthians não tinha tantos jogadores convocados de uma só vez para a seleção brasileira. De quebra, ainda foram requisitados pela CBF o nosso centro de treinamentos, a nossa arena e alguns dos nossos profissionais. Nada mais natural, se considerarmos o sucesso que o time vem fazendo ao longo desse semestre.

É natural também que a torcida questione se vale a pena fornecer todo esse apoio à seleção sem nenhuma contrapartida objetiva. Os atletas que vão se apresentar a Dunga, por exemplo, ainda que não faltem a jogos decisivos, deixarão de participar de atividades importantes com o resto do elenco. Seria o caso de se exigir uma compensação financeira por todo esse suporte?

A questão não é simples como pode parecer. Iniciativas como a do São Paulo, que foi à Justiça cobrar da CBF uma indenização pelos jogadores cedidos nos últimos anos, têm que ser vistas com ressalvas. Coincidência ou não, depois dessa atitude, eles não tiveram mais nenhum jogador convocado.

E é inocência desconsiderar os fatores positivos que a associação do clube com a seleção pode trazer.

No caso dos jogadores, a vantagem mais óbvia é a valorização do “passe”. Mesmo que o time de Dunga passe longe de provocar o fascínio que a camisa amarela já causou por aí, o Brasil ainda é um time respeitado mundo afora. Nossos jogadores voltam valendo mais do que quando vão. Se é verdade que as especulações causam um desconforto inevitável entre nós torcedores, o fato é que é sempre melhor receber uma boa oferta do que uma oferta média. Por maior que seja o assédio, o clube, ao menos em tese, sempre pode aceitar ou não. É melhor ter escolhas do que não ter.

Além disso, não dá pra negar que uma convocação ainda motiva muito um atleta profissional. Os que já foram chamados tendem a suar sangue para se manter entre os selecionados. Os que ainda não foram veem a oportunidade e tentam seguir o mesmo caminho. E até os jogadores que estão em outros clubes passam a perceber que a camisa do Corinthians rende exposição e podem ganhar uma razão nova para aportar por aqui. Gostemos ou não da ideia, será que um jogador como Renato Augusto ficaria satisfeito aqui se minássemos o caminho para uma convocação?

Poderíamos falar ainda da experiência de enfrentar alguns dos melhores jogadores do mundo. Imaginemos, por exemplo, quanto um jogador como o Gil cresce por enfrentar, nas Eliminatórias, craques como Messi, Tevez e James Rodriguez. Essa vivência certamente contribuirá para as grandes competições que esperam o Corinthians em 2016.

E não é só isso. A própria marca do clube cresce por interagir com a seleção. Fora do país, é esperado que o público queira saber cada vez mais sobre o time que teve tantos jogadores convocados e sua estrutura emprestada. É claro que esse interesse ajuda, por exemplo, na busca por patrocínios.

Por isso tudo, talvez tenhamos que olhar com outros olhos a convocação dos nossos jogadores e a cessão da nossa estrutura para a CBF. Pode atrapalhar em uma partida ou outra, mas o saldo é positivo.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Roberto Piccelli

Por Roberto Piccelli

Roberto Piccelli é advogado atuante em direito público e escreve sobre temas jurídicos e institucionais relacionados ao Corinthians.

O que você achou do post do Roberto Piccelli?

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de wagner

    Ranking: 821º

    Wagner 2165 comentários

    41º. @guito em

    Só falo que ainda é bem que estão paralisando o brasileiro nesse período!

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 278º

    Alexandre 4619 comentários

    40º. @alexandre.gomez1 em

    Segue o jogo.

  • Foto do perfil de mk

    Ranking: 2178º

    Mk 981 comentários

    39º. @lucas.fiel.zonaoeste em

    Fod@ a seleção! Viva o 7x1 gol da Alemanha! Aqui e Corinthians minha vida minha história meu amor! CBF e globo pilantra, o Coringão joga o ano todo da um show no campeonato, e no final ganha uma premiação vagabunda dessa, 10 milhões de reais isso não paga nem a folha salarial, até o campeão grego deve ganha mais que isso! CBF lixo!

  • Foto do perfil de Ciro

    Ranking: 12º

    Ciro 39344 comentários

    38º. @ciro.hey em

    Ilusão achar que seleção hoje valoriza jogador. Que diferença faria por exemplo para o Barcelona se o Neymar não fosse convocado. Ou para Thiago Silva,
    Marcelo ou David Luiz.. Jogadores como Renato Augusto e Gil não terão seus passes valorizadas por ser convocados! Diferença faz para aqueles jogadores que atuam em clube de menor expressão que a turma de fora não acompanha (como se convocassem só como exemplo Otávio, e Marcos Guilherme do Atletico-PR, Erick do Goiás ou Clayton do Figueirense) esses sim teriam seus passes valorizados,. Hoje ninguém mais contrata só vendo jogos da seleção, existem olheiros no país que dão as dicas para times de fora. A arena e o CT não precisam ser convocados para ser valorizados! Existe uma inversão de valores sobre isso! Pela situação atual da seleção jogadores que atuaram em partidas como contra o Chile e o 7x1 só perderam valor de mercado isso sim

  • Foto do perfil de joao

    Ranking: 212º

    Joao 5470 comentários

    37º. @jotape em

    Boa