Venha fazer parte da KTO
x
Se a diretoria não se pronunciar
Roberto Piccelli

Roberto Piccelli é advogado atuante em direito público e escreve sobre temas jurídicos e institucionais relacionados ao Corinthians.

ver detalhes

[Roberto Picelli] Se a diretoria não se pronunciar

Coluna do Roberto Piccelli

Opinião de Roberto Piccelli

28 mil visualizações 100 comentários Comunicar erro

[Roberto Picelli] Se a diretoria não se pronunciar

Saída do goleiro Felipe inaugurou era de saídas mal explicadas

Foto: Divulgação

Em 2010, o goleiro Felipe vinha de boas temporadas pelo Corinthians. Apesar de uma falha na final contra o Sport, tinha se destacado na luta contra o rebaixamento e, pouco depois, no memorável título da Copa do Brasil de 2009. Muitos corinthianos, como eu, sentiram quando ele deixou o clube repentinamente por uma proposta do modestíssimo Sporting de Braga, ainda mais porque, segundo a diretoria, o atleta teria forçado a saída. Anos depois, em 2020, Felipe desmentiu publicamente a história contada pelos dirigentes.

Ao longo dos últimos quinze anos, outros casos similares aconteceram, como as conturbadas saídas de Mano Menezes em 2014 e de Carille em 2019, e vários desmontes justificados pelo discurso de jogadores que supostamente fariam de tudo para sair e do célebre “não adianta segurar”.

O resultado é que hoje em dia os mais atentos desconfiam de tudo o que é divulgado para explicar decisões impopulares do clube. A impressão geral é que se combina uma versão atenuante em que a responsabilidade dos dirigentes é repartida com um universo de jogadores insatisfeitos, técnicos sem vestiário, e até problemas familiares. Os envolvidos são cobrados a se comprometer com essa versão - ou ao menos a não desmenti-la.

Vejam agora o que aconteceu.

Desde 2017, o Corinthians vinha enfrentando tempos difíceis, com trabalhos que não se firmavam. Os técnicos, um após o outro, tinham dificuldade para impor os seus métodos de trabalho aos caciques de um elenco desmotivado para desafios à altura do clube e em franco declínio físico. A vinda da equipe portuguesa mudou esse quadro, e o Corinthians, depois de anos, entusiasmou o seu torcedor. Além do direcionamento técnico, houve nítida melhora no condicionamento de alguns jogadores. Passou-se a ver uma lógica clara até mesmo na contratação de reforços. Havia esperança de um 2023 melhor.

É evidente, portanto, que a eventual decisão de descontinuar esse trabalho não seria muito bem-recebida, ainda mais se, em vez de substituir a equipe técnica por profissionais de currículos semelhantes, a diretoria optasse por recorrer a soluções mais incertas. A doença da sogra do Vitor Pereira, porém, ao menos soava como uma explicação conveniente para explicar o fim de um ciclo. Afinal, problemas de saúde da família ninguém controla.

O rápido e inesperado acerto do ex-técnico com um rival como o Flamengo escancara algo muito grave nesse caso. Alguém foi enganado sobre a real motivação da sua saída do Corinthians: ou foi a torcida ou foi a própria diretoria. É por isso que, se a enganada foi a diretoria, ela tem obrigação de vir a público denunciar o ocorrido, até porque a negociação para que o contrato fosse renovado supostamente aconteceu enquanto Corinthians e Flamengo disputavam um título nacional - há explicações a cobrar. Se ela não se pronunciar de maneira contundente, todo o histórico acima me levará a acreditar que foi mais um jogo de cena. Serei obrigado a acreditar que os dirigentes, na melhor das hipóteses, sempre souberam que o problema não era a sogra.

Por fim, desejo sucesso ao Fernando Lázaro, porque é uma pessoa séria, competente e identificada com o clube, mas lamento que ele tenha sido promovido de maneira atabalhoada e em circunstâncias tão difíceis. Espero que a torcida dê a ele a moral necessária para gerir o grupo em 2023.

Veja mais em: Vítor Pereira.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Roberto Piccelli

Por Roberto Piccelli

Roberto Piccelli é advogado atuante em direito público e escreve sobre temas jurídicos e institucionais relacionados ao Corinthians.

O que você achou do post do Roberto Piccelli?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de wagner

    Ranking: 186º

    Wagner 5806 comentários

    @wagnernpeninha em

    Mais uma que vai pra debaixo do tapete. Essas histórias se repetem desde sempre. Omissão e obscuridade marcas das gestões dos amigos e amiguinhos dos amigos. Duvido que irão se pronunciar contra VP. Aí tem truta!

  • Foto do perfil de Marcio

    Ranking: 282º

    Marcio 4583 comentários

    @marcio.jr em

    Se repararem, dos últimos 11 técnicos da seleção brasileira, 4 saíram do Corinthians. Só isso coloca o clube como a maior vitrine desse século, no entanto, os últimos anos foram marcados por recusas de vários treinadores para dirigir o clube. Reparem que a era de treinadores produzidos dentro do clube foi o momento que a diretoria mais contratou jogadores que mais tarde seriam emprestados.
    O difícil é assumir responsabilidades... Desde 2007 o problema são sempre os outros... A turma que perpetua no poder não assume os próprios erros... Acabaram com o poder de compra do clube com um buraco de 1bi.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Laercio

    Ranking: 1294º

    Laercio 1539 comentários

    100º. @laercio.tavares em

    O Tal conselheiro Mane da Carnbe que e Malcriado e ofende com Palavras Racistas deveria ser Banido do SC Corinthians

    Demonstra que tem falta de Educacao e quer ganhar sempre no Grito.

    Não deveriam permitir gente desse tipo no Conselho do Clube.

  • Foto do perfil de Ediélson

    Ranking: 3585º

    Ediélson 604 comentários

    99º. @edielsonribeiro em

    Não era o momento para escolher o Fernando Lázaro!
    Não sei se ele aproveitará os garotos da base, talvez a necessidade de fazer resultados logo, o impeça de aproveitar Giovane, Wesley, Biro, Breno Bidon, Robert, etc.

  • Foto do perfil de Adriano Ramalho

    Adriano 125 comentários

    98º. @adriano.ramalho2 em

    Está na cara que o Clube não tinha dinheiro para manter os salários dos portugueses! O que aconteceu foi um acordo entre VP e Duilio pra ninguém sair como ruim. Essa história de doença foi criada pra ficar bom para todos, o que eles não imaginavam era o Flamengo querer o VP. Nem o VP imaginava o Flamengo querendo ele com o Dorival ganhando a Copa BR e Libertadores.

  • Foto do perfil de Valmir

    Ranking: 6375º

    Valmir 311 comentários

    97º. @valmir-carrilho em

    O silêncio desse lixo, chamada diretoria é insurdecedor!
    Aí tem coisa!

  • Foto do perfil de Leandro

    Ranking: 1320º

    Leandro 1515 comentários

    96º. @leo.gvn em

    Discordo em partes, Vitor se tivesse um pingo de hombridade, caráter, nunca iria inventar uma história dessas. Saiu da própria boca que era problema familiar e que iria dirigir clube algum. Nessa o safado foi o Português.
    Que na moral já morreu por aqui, que se exploda ele o Flam**** que sempre pagou pau pra nós.