Campeonato Brasileiro 2005

Titulos conquistados pelo Corinthians - Campeonato Brasileiro 2005
Elenco campeão do Brasileirão 2005

Em 2005, já com a parceria com a MSI, o Corinthians começou um brasileiro com um elenco galáctico, nomes com Tevez, Mascherano, Nilmar, Carlos Alberto, Sebá, Roger e outros jogadores de peso.

Foi o primeiro título do Corinthians na era dos pontos corridos. O campeonato de 2005 foi marcado pelo equilíbrio, chegando até a última rodada sem definir o Campeão, os classificados para Libertadores e rebaixados. No entato, também ficou marcado por um dos maiores escandâlos do futebol brasileiro: a chamada máfia do apito.

Descobriu-se que havia um grupo de apostadores que havia comprado o árbitro Edílson Pereira de Carvalho, e que isso influenciava no resultado dos 11 jogos apitados por ele. Numa decisão consensual entre a CBF e os clubes, os jogos foram anulados e as partidas remarcadas.

O Corinthians, que havia patinado no primeiro turno em algumas partidas, teve uma nova chance com a remarcação dos jogos. E não deixou por menos: correu atrás de reverter os resultados. As duas partidas remarcadas eram contra São Paulo (placar anulado 3x2 para os bambis), e contra o Santos (havia sido 4x2 para as sardinhas). Contra o São Paulo, o Corinthians arrancou o empate por 1x1, conquistando mais um ponto. Em cima do Santos, vitória corinthiana por 3x2, somando no total a diferença de 4 pontos para cima.

Falando em Santos, foi nesse mesmo ano que uma atuação do Corinthians ganhou o apelido de “eterna”: foi em 2005, na segunda partida, no returno do Brasileiro que acontece a goleada corinthiana, ou o “Eterno 7x1” em cima do clube santista. Com gols de Rosinei (1), Tevez (3), Nilmar (2) e Marcelo Mattos (1), o Corinthians massacrou o time do Santos.

Como o mundo se divide em corinthianos e anti-corinthianos, não há dúvida que os rivais tentam desmerecer a conquista, lembrando que os pontos foram conquistado somente com a anulação dos jogos anteriores. Para esses, vale lembrar que os jogos que foram “roubados” pela arbitragem estavam exatamente prejudicando o Corinthians.

Além disso, quando se tem um elenco desse nível (Tevez inclusive foi eleito o melhor jogador do campeonato) e se faz 7x1 sobre em rival em um clássico, uma conquista dessa é muito mais que merecida – é direito adquirido.

Quem foi o melhor jogador desse campeonato?

  • 1000 caracteres restantes
veja mais fechar

Mais títulos

Campeonato Brasileiro 1990

Em 1990, com um elenco improvável, o Corinthians, conduzido por Neto, o xodó da Fiel, conquista enfim seu primeiro título nacional, após 80 anos de fundação.