Meu Timão

Entrar
Coluna da Ana Paula Araújo
ver detalhes

3.5K 84

Falta muito

Técnico Sylvinho no jogo entre Corinthians e Atlético-MG, pelo Brasileiro, no Mineirão

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Sylvinho ainda não está preparado para ser treinador do Corinthians

Opinião de Ana Paula Araújo

visualizações 3.5K comentários 90 4

Quero, antes de começar de fato este texto, dizer que perder para o líder não é, nem de longe, uma tragédia, mas é preocupante que o Corinthians se nivele por baixo há tanto tempo.

Falei nos Palpites, quadro do Meu Timão no YouTube, que eu não acreditava numa vitória sobre o Atlético-MG. Infelizmente, acertei. Mas era algo a se esperar, na verdade. A equipe mineira é líder não à toa: entrosada, organizada, com volume de jogo, com um treinador mais experiente.... Imaginar um triunfo do Corinthians que, para mim, se opõe bastante à equipe mineira, era até utópico.

Entretanto, Sylvinho tem em mãos algo que seus antecessores sequer sonharam em ter: um elenco qualificado. O maior problema é que o treinador não sabe extrair o que de melhor cada um desses bons jogadores tem a oferecer.

Contra o time de Minas, a vitória não era obrigação, mas jogar com vontade e de forma organizada, sempre vai ser.

Taticamente o Timão atual é pobre. Sem repertório, desorganizado, sem volume de jogo e vivendo de vislumbres individuais para arrematar partidas que pareciam ter seus finais decretados. Vimos isso com Róger Guedes, Renato Augusto, Giuliano. Todos usando de suas individualidades para conseguir a vitória inesperada. O gol de Cantillo, contra o Fortaleza, foi uma exceção à regra. Jogada trabalhada não é o forte do Corinthians. Não do Corinthians de Sylvinho.

Não acho que trocar de técnico seja solução sempre, mas também não consigo entender o critério para demitir Vagner Mancini, por exemplo, que tinha um elenco infinitamente pior que esse, e não demitir Sylvinho.

Alguns números podem mostrar que o Corinthians não evoluiu se compararmos Mancini e Sylvinho.

Vitórias Derrotas Empates Total
Vagner Mancini 20 12 13 45
Sylvinho 12 9 12 33

Com muito mais jogos e um elenco extremamente inferior ao atual, Mancini acumulou 12 resultados negativos, enquanto que Sylvinho já soma nove com 12 duelos a menos, além da igualdade em número de empates. Se projetarmos as derrotas para quando Sylvinho alcançar os 45 embates de seu antecessor, ele terá os mesmos 12 revezes.

Proporcionalmente a situação é ainda mais evidente: Sylvinho tem cerca de 27% de derrotas, Mancini saiu com quase 27% também.

Qual critério é usado para troca de treinador se os números são parecidos? O time melhorou em quê?

O Corinthians precisa se preocupar com a próxima temporada e tem que planejá-la agora. E isso inclui dar ao técnico que for disputar as competições futuras tempo para trabalhar.

Sylvinho teve seu tempo que, para mim, já foi suficiente. Ele ainda não está preparado para comandar um gigante como o Corinthians.

O treinador precisa mostrar mais, muito mais. O Corinthians não é um clube para aprendizados. Precisa e merece um líder pronto ou todo esforço para trazer um elenco qualificado, com jogadores de nível mundial, terá sido em vão.

Ficarei feliz em estar errada e voltar aqui, nesse espaço, para saudar o técnico, caso for.

Me desculpe, Sylvinho. Te admirei como lateral exímio que foi. Admiro o quanto você vibra e incorpora o espírito corinthiano, mas ainda não é o seu momento para triunfar pelo Corinthians também à beira do gramado. Ainda não.

Veja mais em: Sylvinho .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

Confira mais novidades do Corinthians

84 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Joseca
    Joseca Lendário #2.264

    Concordo com tudo.

    Só faço uma ressalva: o Sylvinho sequer pode ser considerado um aprendiz, visto que ele não aprende com os próprios erros.

    Pelo contrário, ele insiste nos erros, não muda em nada o esquema tático e se acha senhor da razão.

    Essa arrogância dele é o que mais tem me revoltado e deixado a todos descrentes de que possa daí surgir um aprendizado e uma evolução.

    Acho que vamos com ele até o fim do ano, mas realmente espero que em janeiro tenhamos um novo técnico, um técnico de verdade.

  • PAULO
    Paulo Silva #664

    Ana...todos nós sabemos que treneiro estagiário não pode ser o comandante desse bom grupo do Corinthians com exceções fs, bagriel e Cássio.. Tem condições de ser mais competitivo...#FORASILVINHO

  • Publicidade

  • Todos os comentários (90)

    Marcos
    Marcos Silva #6.597

    Silvinho esteve. Fez tanto curso de fazer inveja aos treinadores brasileiros e fez só lambança!

  • Jairo
    Jairo Manoel
    Bem interessante a análise, Temos um jato na mão de um piloto de teco teco, ou um Transatlântico conduzido por um Marinheiro. Não da, não estamos a pique S O S.Mas!
  • Rafael
    Rafael Gilio #1.582

    Todos mundo sabe que ele não está preparada para ser técnico de futebol o Corinthians é seu segundo trabalho como técnico SEGUNDO? N
    Ele categoría de base ele liderou algum grupo portanto está mais que na hora de arrumar um técnico de verdade porque esse elenco merece!

  • Moises
    Moises Victor #6.231

    Posha, acredito que ele ainda não é o esperado, mas está fazendo sim um ótimo trabalho, pois estamos brigando pelo G4 coisa que não acontecia a anos, estamos com uma das melhores defesas, e estamos jogando Bem, com jogadores acima do peso, e com jogadores a beira de aposentar,
    Cássio o Fábio Santos e Jô, os três não merecem jogar, mas é o melhor que temos, Renato.A, Roger.G, Giuliano e Willian ou mal fisicamente, ou machucado, acho que vale a pena esperar mais 1 ano quem sabe quando esses caras estiverem melhor e for contratado peças pra esses jogadores que não tem mais a mesma vontade, acredito que o time passa a dar mais medo.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop