Venha fazer parte da KTO
x
Sylvinho ainda não está preparado para ser treinador do Corinthians
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

Sylvinho ainda não está preparado para ser treinador do Corinthians

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

3.6 mil visualizações 84 comentários Comunicar erro

Sylvinho ainda não está preparado para ser treinador do Corinthians

Técnico Sylvinho no jogo entre Corinthians e Atlético-MG, pelo Brasileiro, no Mineirão

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Quero, antes de começar de fato este texto, dizer que perder para o líder não é, nem de longe, uma tragédia, mas é preocupante que o Corinthians se nivele por baixo há tanto tempo.

Falei nos Palpites, quadro do Meu Timão no YouTube, que eu não acreditava numa vitória sobre o Atlético-MG. Infelizmente, acertei. Mas era algo a se esperar, na verdade. A equipe mineira é líder não à toa: entrosada, organizada, com volume de jogo, com um treinador mais experiente.... Imaginar um triunfo do Corinthians que, para mim, se opõe bastante à equipe mineira, era até utópico.

Entretanto, Sylvinho tem em mãos algo que seus antecessores sequer sonharam em ter: um elenco qualificado. O maior problema é que o treinador não sabe extrair o que de melhor cada um desses bons jogadores tem a oferecer.

Contra o time de Minas, a vitória não era obrigação, mas jogar com vontade e de forma organizada, sempre vai ser.

Taticamente o Timão atual é pobre. Sem repertório, desorganizado, sem volume de jogo e vivendo de vislumbres individuais para arrematar partidas que pareciam ter seus finais decretados. Vimos isso com Róger Guedes, Renato Augusto, Giuliano. Todos usando de suas individualidades para conseguir a vitória inesperada. O gol de Cantillo, contra o Fortaleza, foi uma exceção à regra. Jogada trabalhada não é o forte do Corinthians. Não do Corinthians de Sylvinho.

Não acho que trocar de técnico seja solução sempre, mas também não consigo entender o critério para demitir Vagner Mancini, por exemplo, que tinha um elenco infinitamente pior que esse, e não demitir Sylvinho.

Alguns números podem mostrar que o Corinthians não evoluiu se compararmos Mancini e Sylvinho.

Vitórias Derrotas Empates Total
Vagner Mancini 20 12 13 45
Sylvinho 12 9 12 33

Com muito mais jogos e um elenco extremamente inferior ao atual, Mancini acumulou 12 resultados negativos, enquanto que Sylvinho já soma nove com 12 duelos a menos, além da igualdade em número de empates. Se projetarmos as derrotas para quando Sylvinho alcançar os 45 embates de seu antecessor, ele terá os mesmos 12 revezes.

Proporcionalmente a situação é ainda mais evidente: Sylvinho tem cerca de 27% de derrotas, Mancini saiu com quase 27% também.

Qual critério é usado para troca de treinador se os números são parecidos? O time melhorou em quê?

O Corinthians precisa se preocupar com a próxima temporada e tem que planejá-la agora. E isso inclui dar ao técnico que for disputar as competições futuras tempo para trabalhar.

Sylvinho teve seu tempo que, para mim, já foi suficiente. Ele ainda não está preparado para comandar um gigante como o Corinthians.

O treinador precisa mostrar mais, muito mais. O Corinthians não é um clube para aprendizados. Precisa e merece um líder pronto ou todo esforço para trazer um elenco qualificado, com jogadores de nível mundial, terá sido em vão.

Ficarei feliz em estar errada e voltar aqui, nesse espaço, para saudar o técnico, caso for.

Me desculpe, Sylvinho. Te admirei como lateral exímio que foi. Admiro o quanto você vibra e incorpora o espírito corinthiano, mas ainda não é o seu momento para triunfar pelo Corinthians também à beira do gramado. Ainda não.

Veja mais em: Sylvinho.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Joseca

    Ranking: 2273º

    Joseca 937 comentários

    @josecalenda em

    Concordo com tudo.

    Só faço uma ressalva: o Sylvinho sequer pode ser considerado um aprendiz, visto que ele não aprende com os próprios erros.

    Pelo contrário, ele insiste nos erros, não muda em nada o esquema tático e se acha senhor da razão.

    Essa arrogância dele é o que mais tem me revoltado e deixado a todos descrentes de que possa daí surgir um aprendizado e uma evolução.

    Acho que vamos com ele até o fim do ano, mas realmente espero que em janeiro tenhamos um novo técnico, um técnico de verdade.

  • Foto do perfil de PAULO

    Ranking: 661º

    Paulo 2570 comentários

    @paulo.silva105 em

    Ana...todos nós sabemos que treneiro estagiário não pode ser o comandante desse bom grupo do Corinthians com exceções fs, bagriel e Cássio.. Tem condições de ser mais competitivo...#FORASILVINHO

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Marcos

    Ranking: 6576º

    Marcos 298 comentários

    84º. @marcos.antonio.silv4 em

    Silvinho esteve. Fez tanto curso de fazer inveja aos treinadores brasileiros e fez só lambança!

  • Foto do perfil de Jairo

    Jairo 37 comentários

    83º. @jairo.jose.manoel em
    Bem interessante a análise, Temos um jato na mão de um piloto de teco teco, ou um Transatlântico conduzido por um Marinheiro. Não da, não estamos a pique S O S.Mas!
  • Foto do perfil de Rafael

    Ranking: 1604º

    Rafael 1283 comentários

    82º. @rafael.gilio em

    Todos mundo sabe que ele não está preparada para ser técnico de futebol o Corinthians é seu segundo trabalho como técnico SEGUNDO? N
    Ele categoría de base ele liderou algum grupo portanto está mais que na hora de arrumar um técnico de verdade porque esse elenco merece!

  • Foto do perfil de Moises

    Ranking: 6216º

    Moises 321 comentários

    81º. @moises.victor em

    Posha, acredito que ele ainda não é o esperado, mas está fazendo sim um ótimo trabalho, pois estamos brigando pelo G4 coisa que não acontecia a anos, estamos com uma das melhores defesas, e estamos jogando Bem, com jogadores acima do peso, e com jogadores a beira de aposentar,
    Cássio o Fábio Santos e Jô, os três não merecem jogar, mas é o melhor que temos, Renato.A, Roger.G, Giuliano e Willian ou mal fisicamente, ou machucado, acho que vale a pena esperar mais 1 ano quem sabe quando esses caras estiverem melhor e for contratado peças pra esses jogadores que não tem mais a mesma vontade, acredito que o time passa a dar mais medo.

  • Foto do perfil de Fabio Moura santos

    Fabio 117 comentários

    80º. @fabio.moura.santos2 em

    Simples o que o Mancini fez criticando publicamente os jogadores do elenco, não cabe em lugar algum e muito menos no vestiário, o que me preocupou nesse jogo não foi a derrota em si mas sim a falta de entrega dos jogadores.
    O Corinthians contra o Atlético não fez nem falta se quer, apenas ficou olhando o adversário jogar, aí já não sei se a culpa é só do treinador