Meu Timão

Entrar
Coluna do Jorge Freitas
ver detalhes

4.3K 77

Vale arri$car?

Sylvinho durante jogo entre Corinthians e Juventude, na última rodada do Campeonato Brasileiro

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

É um risco financeiro manter Sylvinho para 2022

Opinião de Jorge Freitas

visualizações 4.3K comentários 88 12

O Corinthians oficializou a permanência de Sylvinho para a temporada de 2022. Mesmo sob todas as críticas e falhas apresentadas, o treinador permanece blindado pela diretoria, que parece acreditar em um bom trabalho para o próximo ano.

É inegável que o clube alcançou um lugar acima do esperado no início de 2021. Eliminado nas semifinais do Campeonato Paulista e na fase de grupos da Sul-Americana, o Timão, assim que alcançou a primeira metade da tabela, por lá permaneceu, chegou a entrar no G4 e retornou para a quinta colocação, o que rendeu uma posição na fase de grupos da Libertadores do ano que vem.

No entanto, o que parece não chamar a atenção da diretoria é que a quinta colocação no Brasileirão não é mérito do atual treinador. Só terminamos o campeonato entre os cinco por conta de outros fatores, especialmente a chegada de reforços, a volta da torcida e a "desistência" do Brasileirão por times importantes como Red Bull Bragantino e o Athlético-PR. Mesmo com a quarta colocação oferecida, já que o Fortaleza teve claro declínio técnico e chegou a entrar na zona do rebaixamento do returno, o treinador foi incapaz de fazer pontos importantes contra Grêmio, em casa, e Juventude fora (que futebol melancólico), o que custou mais de R$ 1 milhão aos cofres do clube (diferença paga entre o quarto e o quinto colocado).

Portanto, a opção por manter Sylvinho nos dias de hoje é um risco financeiro iminente dentro do clube. Devemos manter um treinador que não consegue ganhar um jogo sem apoio da Fiel Torcida num ano com Libertadores da América? Vale lembrar que até a Chapecoense, lanterna com sobras na competição, beliscou uma vitória fora de casa no returno, enquanto o Corinthians terminou incrivelmente zerado.

Tenho receio de que, para se manter no cargo e ganhar força com a torcida, Sylvinho repita o roteiro do São Paulo no ano passado, que tratou o Paulistão como Copa do Mundo, chegou a poupar jogadores na Libertadores, venceu, mas a custos altos, especialmente de contusão de jogadores, o que resultou num sofrível Brasileirão e eliminação tanto na Copa do Brasil quanto na competição sul-americana.

Com uma dívida altíssima, o Corinthians não pode se dar ao luxo de perder dinheiro por erros técnicos, nem depender exclusivamente da mágica de alguns jogadores, como o chute de Renato Augusto contra o Grêmio, pois estamos novamente vivendo em um constante "match point", para usar o termo do colega Vessoni.

E se cairmos em um grupo difícil na Libertadores? E se no sorteio da Copa do Brasil pegarmos Flamengo ou Atlético-MG, de quem Sylvinho só apanhou no Brasileirão? E se Cássio, em declínio técnico, mas com cadeira cativa entre os 11 do treinador, entregar uma decisão de mata-mata?

Dizer que Sylvinho fez um bom trabalho, como na entrevista coletiva, foi uma grande forçada de barra. Uma simples avaliação seria suficiente para entender que o Corinthians chegou aonde chegou neste ano por conta das contratações e da torcida. A função de Sylvinho foi somente não atrapalhar, algo que ele não conseguiu muito bem.

Seguirá sendo assim em 2022. Vale a pena mantê-lo?

(Veja também Um recado à diretoria: quinto lugar não é mérito de Sylvinho).

Veja mais em: Sylvinho e Diretoria do Corinthians .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

Confira mais novidades do Corinthians

77 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Anselmo
    Anselmo Rocha #3.805

    Enquanto a torcida não tomar atitude drásticas a diretoria incompetente não demiti esse treinadorzinho de várzea, então caso não seja demitido a resposta da torcida deve ser em não ir ao estádio enquanto esse treinadorzinho de várzea não for demitido. Só assim a diretoria incompetente tomara providências.

  • Jo�o
    João Neto #170

    Todo mundo avisando o óbvio!
    Teremos mais um ano perdido e principalmente o último de alto nível de alguns craques do time como Willian e Renato Augusto!
    Jumentos!

  • Publicidade

  • Todos os comentários (88)

    Denov
    Denov #865

    Êpa, pera lá...

    Pare de implicância com o profexô 'Little Sylvio'

    Afinal, ele tem curso da UEFA e 'doutorado em linha de 4'

    (Para os desatentos, o post é ironico viu?)

  • Douglas
    Douglas Silva #7.662

    Por mais que possam dizer que a campanha do Corinthians foi boa, a verdade é que o campeonato que foi fraco. Nos últimos 16 campeonatos brasileiros (todos desde que os pontos corridos começaram a ter 20 times) todos os times que ficaram em quinto tiveram campanhas melhores, ainda pior, em apenas 4 edições o Corinthians conseguiria ficar entre os 6 primeiros.
    Adoram ressaltar que o time prometia brigar para não cair, mas a verdade é que o Corinthians era um time que brigaria pelo meio de tabela antes dos reforços, e ao meu ver, por mais que tenha terminado em quinto a briga do Corinthians nunca deixou de ser pelo meio da tabela. Ao fim do campeonato nossa distância para o Palmeiras, que nem chegou a brigar pelo título e abandonou o campeonato muito antes da decisão da Libertadores foi a mesma do São Paulo que brigou para não cair até às últimas rodadas. Ou seja, só analisar que o Corinthians ficou em quinto não mostra a realidade do que foi o Corinthians nesse campeonato.

  • Denilson
    Denilson Anunciação #1.514

    Tragédia anunciada, veremos Roger Guedes, marcando lateral adversário

  • Denilson
    Denilson Anunciação #1.514

    Podem me negativar, mas só sendo eliminados na primeira fase da liberta, pra esse animal sair, só de olhar essa mula da raiva, e ainda aturar as entrevistas do " Chefão" Roberto de Andrade.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop