Meu Timão

Entrar
Ao Vivo

ARN 1 x 2 COR

Copa do Brasil 2024

Acompanhe ao vivo
Coluna do Lucas Faraldo
ver detalhes

11K 67

Pode vir, pode chegar

Torcida do Bahia esbanjou simpatia na Fonte Nova (e na internet) durante jogo contra Corinthians

Reprodução/Twitter

Quando uma torcida rival invade um perfil corinthiano (e isso é bom)

Opinião de Lucas Faraldo

visualizações 11K comentários 67 0

Ontem me peguei conversando com a Mariane, uma amigona corinthiana. O assunto tinha relação com o jogo entre Corinthians e Bahia, mas não era exatamente sobre o jogo. Ela me contava sobre uma "invasão" sofrida nas últimas 24 horas em seu perfil na rede social Twitter.

Eram torcedores do Bahia que haviam invadido duas postagens dela sobre a própria torcida de Salvador. Num primeiro momento me assustei: "O que você escreveu?!", perguntei, já supondo que a tal invasão virtual era mais uma das brigas entre torcidas do novo milênio.

Mas não. Ali me deparei com um caso de "invasão do bem", se assim posso definir. A Mari havia feito comentários elogiando o gingado da torcida do Bahia – que, mais do que torcer, dança, encanta e faz muita festa nas arquibancadas. E bastou isso para diversos torcedores brotarem em seu perfil interagindo, até para convidá-la a assistir a um jogo na Fonte Nova e conhecer pessoalmente a tal Massa Tricolor. Houve até quem percebesse que ela é ilustradora e pedisse um desenho em homenagem ao clube de Salvador.

"Fiz um comentário sobre a simpatia da torcida do Bahia no twitter e o pessoal do Bahia super interagindo. 100% conquistada. BBMP", escreveu minha amiga, se apropriando carinhosamente da tradicional sigla Bora Bahia Minha Porra.

Para Mariane, para mim e espero que agora para vocês que estão lendo essa coluna, o Campeonato Brasileiro começou charmoso. Charmoso porque um bobo episódio me fez ver com bons olhos os encontros de diferentes torcidas e culturas de arquibancadas que o Brasileirão pode proporcionar (e olha que estamos falando da elitizada Série A, em!). Mais do que paz entre torcidas, é possível sonhar com troca de experiências entre torcidas.

É óbvio que nem sempre essa troca de experiências vai ser de adoração. Encontros de clubes (e próprias torcidas) com rivalidades afloradas dificilmente vão render carícias. Mas mesmo as piadas e os xingamentos bem humorados (e não discriminatórios ou ofensivos) fazem parte do nosso futebol. E como isso faz falta em clássicos paulistas!

(Cabe lembrar que desde 2016, quando foi determinada a política de torcida única nos estádios, as brigas e até mortes fora deles seguiram rolando antes e depois dos clássicos.)

Chega de briga entre torcidas. Chega de proibições contra torcidas. É hora de as torcidas entenderem que elas são parte fundamental da festa que deveria ser nosso futebol!

Veja mais em: Torcida do Corinthians e Campeonato Brasileiro .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

Confira mais novidades do Corinthians

67 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop