Meu Timão

Entrar
Coluna do Lucas Faraldo
ver detalhes

17K 248

De olho!

Corinthians campeão dos últimos anos por diversas vezes promoveu encontros com Lula

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O que a prisão de Lula tem a ver com Corinthians x Palmeiras?

Opinião de Lucas Faraldo

visualizações 17K comentários 352 0

Por conta do tema, vale já destacar de início: o texto não tem qualquer objetivo político muito menos ilustra posicionamento do Meu Timão a respeito da prisão de Lula. E quem estiver disposto pode debater civilizadamente sobre o assunto nos comentários. Dito isso, vamos lá!

Luiz Inácio Lula da Silva foi preso no dia 7 de abril de 2018. Torcedores mais atentos já se ligaram: véspera do bicampeonato paulista do Corinthians, conquistado com vitória de 1 a 0 sobre o Palmeiras em Dérbi disputado no Allianz Parque. Para quem não se lembra, o ex-presidente da República inclusive assistiu à final pela televisão na sua cela em Curitiba.

Quis o destino que Lula seja possivelmente solto nesta sexta-feira. Pois este 8 de novembro é véspera de, pasmem, outro clássico entre Corinthians e Palmeiras, novamente de mando alviverde, mas desta vez agendado para o estádio do Pacaembu e válido pelo Brasileirão.

Há pouco mais de um ano e meio, boa parte da mídia e da população brasileira comemorava o enjaulamento de Lula como se fosse um gol numa partida de futebol. Nos últimos meses, mensagens vazadas de Sergio Moro e procuradores da Lava Jato sugeriram se tratar de uma prisão relativamente arquitetada – e portanto consequente e possivelmente de cunho político.

Goste ou não, se faça de desentendido ou não, qualquer brasileiro (corinthiano ou não) há de concordar que houve certa inversão neste cenário todo – que ironicamente quase nada tem a ver com o motivo da possível soltura de Lula (decisão do STF sobre prisão em 2ª instância).

Lula durante visita ao CT do Corinthians em 2010

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O cenário de Corinthians x Palmeiras também se inverteu consideravelmente nesse período. Campeão paulista no dia seguinte à prisão do ex-presidente, o Corinthians iniciaria ali uma queda ladeira abaixo em 2018 principalmente após a saída de Fábio Carille para a Arábia Saudita. Nem mesmo o título paulista da atual temporada aliviou muito o cenário cabisbaixo no qual o Timão se encontrava até a recente demissão do novo/antigo treinador.

Paralelamente, o Palmeiras saiu do choro de um Paulistinha para se consolidar primeiro como campeão brasileiro do ano passado e depois como principal candidato a fazer frente ao tão badalado Flamengo de Jorge Jesus. É inegável que, mesmo misticamente não havendo favorito em Dérbis, o arquirrival chega mais forte diante do Corinthians de Dyego Coelho.

Mas é aquilo: o mundo gira como uma bola de futebol. O que hoje está ruim amanhã pode melhorar – e vice-versa, claro. Se Lula pode enfim se ver livre depois de tanta coisa que esse país viveu, vive e certamente viverá com ou sem relação direta a ele, por que o Corinthians não pode reassumir o domínio do futebol paulista e brasileiro? Diria ser moralmente possível!

A questão que fica é: onde Lula assistirá a esse novo clássico entre Corinthians e Palmeiras?

Veja mais em: Dérbi .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

Confira mais novidades do Corinthians

248 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop