Meu Timão

Entrar
Coluna do Lucas Faraldo
ver detalhes

9.5K 42

Mudanças

Fausto Vera terá novas atribuições jogando ao lado (ou à frente) de Roni nesse Corinthians versão Libertadores

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Corinthians ganha duas preocupações com nova escalação para estreia na Libertadores

Opinião de Lucas Faraldo

visualizações 9.5K comentários 53 6

O Corinthians terá duas novidades na escalação para o jogo de estreia na Libertadores, contra o Liverpool-URU, no Uruguai, em relação ao time titular do Campeonato Paulista. Ambas geram preocupação no torcedor por serem testes inéditos - o que vem pela frente depois dos últimos 25 dias de treinos?

Alteração #1 - Meio de campo, por opção de Fernando Lázaro

A ideia de tirar Adson do time para colocar Fausto Vera parece ter como objetivo tentar equilibrar melhor ataque e defesa.

Talvez o grande mérito do Corinthians no Campeonato Paulista em comparação à equipe dos últimos anos tenha sido a força ofensiva. A consequência negativa foi o time como um todo ainda não ter se encaixado defensivamente.

Quem sabe um time com Roni e Fausto juntos não teria dado espaço para o lateral do Ituano acertar aquele chutaço na gaveta de Cássio?

A preocupação fica com a forma como esse novo Corinthians vai atacar. Adson se movimentava de forma ímpar, abrindo espaços pra ele próprio e principalmente pra companheiros vindos de trás como Fagner, Fábio Santos, Renato Augusto e Giuliano e também bagunçando as defesas para felicidade de Róger Guedes e Yuri Alberto.

Sem o jovem, sobrará pra Renato ou Giuliano mudar de posição. A mudança prejudicará a criação do time? Por outro lado, Fausto no time aumenta a qualidade técnica do meio de campo. Qual será o papel ofensivo do meio-campista argentino nessa formação?

Alteração #2 - Zaga, por necessidade necessidade dupla

Sem Bruno Méndez (suspenso) e Caetano (machucado), quem volta à zaga do Corinthians é Balbuena, formando dupla com Gil.

A mudança preocupa primeiro porque o Corinthians já jogaria de toda forma sem o uruguaio, possivelmente o melhor zagueiro do time na temporada; e segundo porque ao longo das últimas três semanas foi treinado um time com Caetano como substituto, mantendo o equilíbrio entre um defensor mais pesado/experiente/de guardar posição e outro mais leve/novo/de saída de jogo.

O Liverpool é tido como um time jovem e rápido, com um jeito "inconsequente" de atacar. Uma dupla com as características de Gil e Balbuena será capaz de entregar o mesmo que Gil e Bruno Méndez (ou Caetano) entregaria?

Fica como alerta o baile que a defesa do Flamengo tomou do Aucas no Equador. Defensores lentos e sem ritmo de jogo foram engolidos por atacantes rápidos durante praticamente todo o segundo tempo.

E vocês?

Torcedores do Corinthians e eventualmente de outros times que tenham parado por aqui, quais as suas expectativas para esse novo Corinthians a partir do jogo desta quinta-feira, contra o Liverpool, pela Libertadores?

Derrotas de Palmeiras e Flamengo e empates de Athletico e Internacional mostram que serão poucos os fáceis desafios na competição. Nesse cenário, será que nos damos por satisfeito com um empate de 1 a 1 com gol de cabeça de Roni ou Fausto no minuto final? Entendedores entenderão...

Veja mais em: Fausto Vera , Roni , Adson , Renato Augusto , Giuliano , Caetano , Balbuena , Bruno Méndez , Gil , Escalação do Corinthians , Libertadores da América e Fernando Lázaro .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

Confira mais novidades do Corinthians

42 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop