Meu Timão

Entrar
Ao Vivo

COR 0 x 0 FOR

Brasileirão 2024

Acompanhe ao vivo
Coluna do Marco Bello
ver detalhes

94K 148

Conversa franca

Sem exageros ou sensacionalismo, Arena Corinthians precisa resolver seus problemas

Agência Corinthians

Águas passadas

Opinião de Marco Bello

visualizações 94K comentários 147 0

Muita coisa se falou sobre os problemas na estrutura da Arena Corinthians nessa semana.

Muita notícia, opinião sensata, isenta, mas também houve muito sensacionalismo misturado com política de clube.

Sabemos que os bastidores do Corinthians estão pegando fogo, com disputas internas visando já a eleição de 2018 (!)

Isso, claro, influencia em todo o noticiário do clube. Quem está de fora e quer entrar, gosta de tumulto. Quem está dentro, às vezes, esconde a verdade.

É altamente recomendável ao jornalista nesse momento se manter afastado destas disputas políticas, e também porque não de clubismos (sim, há jornalistas que se deixam influenciar por isso).

Vamos aos fatos:

Os vazamentos na Arena aconteceram, e não foi pouco. Milhões de litros de água escorreram por baixo do estádio do Timão entre os anos de 2014 e 2015. Um perigo.

Culpa de quem? Do clube, proprietário do estádio e que recebeu o alerta da Sabesp, e da construtora que fez um estádio de mais de 1 bilhão (!!) de reais com vazamentos em tão pouco tempo.

Mas este vazamento, atesta a própria Sabesp, já foi sanado. Não existe mais.

Então qual o problema atual do estádio?

São vários, mas nenhum catastrófico como quiseram colocar algumas pessoas no início da semana.

Não, o estádio não vai cair. Não vai soterrar a Radial Leste. Não é uma nova Mariana ( a maior besteira que ouvi esta semana).

Mas há sim problemas estruturais que precisam ser resolvidos urgentemente.

A passagem destes milhões de litros de água por baixo dos prédios da Arena deixou que tipos de problemas? Não sei, não sou engenheiro e acredito que você também não seja. É preciso uma vistoria qualificada para verificar.

Por isso gostei da manifestação do Ministério Público Estadual. É bom para o clube que a vistoria aconteça logo.

Além das consequências da passagem da água, há outros diversos problemas no estádio. Quem frequenta a Arena Corinthians sabe que o estádio está incompleto. É um absurdo a Odebrecht dizer que entregou o estádio pronto.

O maior risco para o torcedor, a meu ver, são as placas que podem cair. Isto é, sim, um risco para o torcedor.

Se for comprovado, por laudo técnico, que há perigo de queda destas placas (e pode ser na cabeça de alguém), o estádio tem que ser interditado sim até que se resolva o problema.

Há também vazamentos menores em algumas paredes. Coisa normal de qualquer obra. Já aconteceu na minha casa, na sua, em quase todas.

O clube e a Odebrecht, que travam uma batalha por causa da conta impagável da construção, são corresponsáveis por tudo isso e precisam consertar estes vazamentos e o problema das placas, se houver.

A Arena Corinthians é nova. É linda. Tem problemas estruturais, sim. Não devia tê-los? Claro que não.

Mas é preciso que se evite oba-oba a favor ou catastrofismo contra para que os problemas sejam resolvidos.

Porque clubismos à parte, o que está em jogo é a sua segurança e da sua família que frequenta o estádio.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

Confira mais novidades do Corinthians

148 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Beto
    Beto Silva #954

    Finalmente um bom texto sobre esse assunto. Existiram, existem e existirão problemas. E esses problemas têm de ser resolvidos. Sem sensacionalismo.

  • Estevan
    Estevan Fanton Apoiador #405

    Sou engenheiro e acho pouco provável que um vazamento no subsolo, mais de um ano atrás, tenha provocado algum problema estrutural no estádio. De qualquer maneira, a vistoria determinada pelo MP será de bom proveito para termos certeza. Outra coisa, há um erro de conceito no texto: problemas estruturais são, como o nome diz, problemas na estrutura - fundações, pilares, vigas e lajes. Esse tipo de problema, se comprometer a estrutura, pode provocar risco de desabamento. As placas e forros são acabamento, não são elementos estruturais. Mesmo que caiam ou se soltem, o estádio continua em pé. E o vazamento de água foi um problema de sistema predial de hidráulica, também não é estrutural. A água infiltrada na estrutura de concreto pode corroer o aço e provocar um problema estrutural. A água que vazou no subsolo dificilmente provocará algum problema.

  • Publicidade

  • Todos os comentários (147)

    marcos
    Marcos Souza #5.971

    Eu não sei. Mas vamos dar os parabéns para esses engenheiros e instaladores ou encanadores. Hoje se eu fosse construir e pudesse fazer uma construção, nem graça eu queria essa turma, sai de mim. Que palhaçada! Não basta a equipe ridícula que temos no futebol do Timão? Então, o engenheiro pode ser comparado com qual jogador do nosso Timão hoje? E o presidente da construtura, com o Roberto Andrade?

  • marcos
    Marcos Souza #5.971

    Entrega esse estádio para esses bagaços e engenheiros que o fizeram. Pega esse dinheiro e transforme o parque, sua sede em um estádio maior.

  • Juninho
    Juninho Barbosa #2.352

    Corinthians tinha que ter esperado mais um pouco pra fazer o estádio! Do que adianta ter um estádio fenomenal, e não ter um elenco no mínimo competitivo? Eu quero voltar a acreditar no meu time, independente de onde seja, seja na arena ou seja no Pacaembu!
    Olha a portuguesa leiloando o canindé! Acho que sairia bem mais barato comprar e reformar do que fazer um estádio completo! Ainda mais com tantos sangue-sugas nos arredores das negociações, cada um querendo sua fatia do bolo!

  • Sergio
    Sergio 1984 #3.198

    Imagina ano que vem como vai ser essa politica interna do clube!

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop