Meu Timão

Entrar
Coluna do Marco Bello
ver detalhes

32K 212

Prioridade: futebol

Por opção do Corinthians, Arena Corinthians nunca receberá shows

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Arena Corinthians nunca receberá shows

Opinião de Marco Bello

visualizações 32K comentários 206 0

A Arena do Corinthians construída para a Copa do Mundo de 2014 nunca poderá ter uma fonte de renda muito comum em campos de futebol de todo o mundo: shows musicais.

Na grande maioria dos estádios do planeta e em todas as arenas construídas recentemente no Brasil, os shows de música são uma renda complementar ao lucro com bilheteria de jogos e venda de cadeiras, sócios-torcedores, etc.

No caso dos grandes clubes do estado, o São Paulo depende de 4 a 5 shows anuais para equilibrar o orçamento do Morumbi. A Arena do Palmeiras já recebeu shows de Paul McCartney e Roberto Carlos, em poucos meses da inauguração.

Isso sem contar centros menos importantes para o futebol, com estádios construídos para a Copa do Mundo e que hoje são sustentados apenas com estes eventos, como as arenas Pantanal, Amazônia e Brasília.

O campo do Corinthians jamais poderá receber shows no gramado pois o mesmo foi pensado de maneira diferente de todos os demais. A grama do estádio de Itaquera foi importada do estado de Oregon, nos Estados Unidos.

É uma grama do tipo P.H.D. Ryegrass Perenne, para clima frio, e por isso passam por baixo no gramado cerca de 40 quilômetros de finos tubos de plástico que fazem circular água gelada pelo local. A temperatura nunca passa dos 25 graus.

Todo o sistema é alimentado com um ar condicionado de 9000 metros quadrados do tipo Chiller, da marca Carrier, que refrigera as raízes, oxigena o gramado e faz a drenagem a vácuo.

Todo este sistema faz o gramado do Corinthians ser o mais moderno do Brasil e um dos mais modernos do mundo. Para a prática do futebol, está perto da perfeição. O meia Alex, hoje aposentado, quando enfrentou o Corinthians atuando pelo Coritiba disse após o jogo que nunca, em toda a carreira, tinha jogado em um gramado tão bom.

Mas o ponto negativo é que este gramado é extremamente sensível, e por isso não comporta a presença de um público como acontecem em outros locais.

Há planos para shows no terreno da Arena, mas no lado de fora, no estacionamento, e com público obviamente bastante reduzido. Quando um show no Morumbi, por exemplo, pode receber, somando arquibancadas e gramado, cerca de 100 mil pessoas, um show no estacionamento do Corinthians poderá receber de 10 a 15 mil espectadores.

Foi algo pensado, claro, desde o início. Foi uma escolha. Certa ou não, só o futuro dirá.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

Confira mais novidades do Corinthians

212 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop