Meu Timão

Entrar
Coluna da Memória Fiel
ver detalhes

6.4K 36

De comédia a lenda

Danilo já foi alvo de protestos de torcedores do Corinthians

Reprodução

Danilo já viveu dias de Luan e foi xingado de comédia

Opinião de Memória Fiel

visualizações 6.4K comentários 56 10

Em 2010, após perder o técnico Mano Menezes para a Seleção Brasileira, o Corinthians, até então líder e sensação do Campeonato Brasileiro enfrentou uma crise brava. O novo técnico, Adilson Batista, não aguentou a pressão depois de uma sequência de seis jogos sem vitórias e acabou demitido. Perder para o Atlético-GO no Pacaembu foi um vexame inesquecível.

Poucos lembram, porém, de um protesto no centro de treinamento do Corinthians alguns dias depois. Um grupo com cerca de 70 torcedores cobriu a entrada do CT com faixas e, além da diretoria então formada por Gobbi e Sanchez, o principal alvo do protesto foram quatro jogadores: Souza, Moacir, Alessandro e Danilo.

Sim, antes de ser tricampeão do Paulista, tricampeão do Brasileiro e conquistar a Libertadores, o Mundial e a Recopa invicto, Danilo foi chamado de merda, covarde, inútil, sem brio, incapacitado, arrogante, energúmeno, comédia...

Reprodução

Em 2010, seu primeiro ano com a camisa do Corinthians, Danilo disputava vaga com Tcheco, também contratado naquele ano para ocupar uma posição semelhante, e jamais havia conseguido ter sequência como titular ou sequer jogar na mesma posição por alguns jogos.

O meia já campeão da Libertadores e do Mundo, era chamado de “preguiçoso”, “lento” e “sem vontade.” Coincidentemente os mesmos defeitos vistos em Tcheco, em Bruno César, em Douglas, e em praticamente todos os outros meias que o Corinthians teve em 110 anos de história. (Isso para não citar a música “Nelsinho! Tira o Gordinho!” criada especialmente para o craque Neto nos anos 90, em uma fase que de craque ele tinha muito pouco).

As faixas de protesto e as ofensas de 2010 podem ter servido de motivação para Danilo? Sim.

Podem ter o ajudado a entender o tamanho da responsabilidade de jogar no Corinthians? Sim.

Mas certamente o que fez Danilo achar seu espaço no Corinthians foi uma combinação de elementos como tempo de adaptação no time novo, tempo para se adequar ao departamento de preparação física, tempo para encontrar um lugar em sistema de jogo, oportunidade de jogar com atacantes com qualidade técnica e mobilidade, oportunidade de jogar com volantes dinâmicos e com bom passe… enfim, a lista é longa, mas o resumo e que um time organizado fez Danilo magicamente ter vontade e correr mais.

Dez anos depois, a torcida estende faixas para ofender Luan, mais um “preguiçoso”, “lento” e “sem vontade.” Pode ser que Luan não seja o novo Danilo, mas vale a pena lembrar daquele protesto e comparar o Danilo de 2010 ao Danilo de 2012.

O que “consertou” Danilo foi simplesmente ter “mais vontade” ou foi participar de um projeto que deu tempo e condições de trabalho para um grupo de jogadores e comissão técnica de qualidade? De volta a 2020, o que vai fazer Luan estourar no Corinthians? Apenas correr e ter vontade?

Veja mais em: Luan , Danilo e CT Joaquim Grava .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Juliano Barreto

Jornalista, biógrafo, maloqueiro e sofredor. Desde 1993 recorta jornais, revistas e guarda tudo relacionado ao Coringão. Neste blog, vamos tirar a poeira desses arquivos e matar as saudades.

Confira mais novidades do Corinthians

36 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Andr� Tutida
    André Tutida

    Os dois tem muitas semelhanças...

    Sabemos que tem potencial, falta paciência e um tempo para assimilar o que é jogar no Corinthians...

    O Luan, como dito no texto acima, também precisa de um time que ajude ele a jogar.

    Acredito que com o tempo, o entrosamento aumente e o time melhore!

    #VAICORINTHIANS

  • Luiz
    Luiz Balestrero #5

    Esperava mais de Luan, mas espero que floresça e volte a ser Luan do Grêmio!

  • Publicidade

  • Todos os comentários (56)

    Salvador
    Salvador Souza #1.910

    Eu sempre citei Zidanilo aqui nos tópicos, mas esse povo que acha que sabe tudo de futebol me negativavam dizendo que eu estava defendendo o Andrés e sua turma, só acho, de novo, acho, que sua opinião é a mesma que a minha, lembram com quem o Luan jogava no Gaymio eram volantes basicamente como meias tipo Rauf, Paulino e Elias, Edenilson(só alguns), vejam bem o Corinthians só quer velocidade pelos lados e esquece que precisa disto no meio na construção das jogadas, no dia em que Mancini colocar velocidade no meio, todos, mas todos sem exceção irão jogar melhor, inclusive o Luan.

  • De
    De No

    Um não tem nada haver com o outro. Um jogador pode ter uma má fase ou azar de não encaixar no sistema tático do treinador, mas enquanto batalha para o 'levanta sacode a poeira e dá a volta por cima' vai ter o reconhecimento disso por todos. No final das contas Danilo virou um jogador inteligente, rassudo sabia jogar bem em várias posições.

    Luan um garoto mimado, teve sorte de iniciante... Pavil curto, sem atitude, totalmente desinteressado de si, do Corinthians... De tudo... é caso pra psicólogo e não pra treinador

  • Sergio
    Sergio Campos #844

    Interessante seu ponto de vista. Agora, sempre gostei do Danilo e nunca o critiquei. Agora o Luan não tem o mesmo caráter do Danilo. Esta nítida a diferença de alguém que se entrega com alguém que briga.

  • washington
    Washington Santos #1.680

    Ainda tenho esperança, mas precisa jogar.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop