Meu Timão

Entrar
Coluna do Rafael Bianco
ver detalhes

4.2K 68

Mal necessário

Ralf irá desfalcar o Corinthians por cerca de um mês, depois de uma lesão na coxa.

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Com Ralf de fora, Corinthians tem oportunidade de tentar ser um pouco mais efetivo no ataque

Opinião de Rafael Bianco

visualizações 4.2K comentários 68 0

Ralf perderá uma partida do Corinthians depois de mais de 25 oportunidades, entrando em todos os jogos desde o dia 10 de março deste ano.

Com uma lesão na coxa e a possibilidade de ficar de fora por mais de um mês, o volante é certamente uma grande baixa ao time, mas pode ser essencial para uma mudança na equipe.

Sendo visto como um certo mal necessário, é claro que o desempenho dele é fundamental na parte defensiva, desarmando como poucos e fazendo a primeira contenção para a defesa, o que a protege muito.

Mesmo assim, não é novidade que ele atrapalha muito a equipe na saída de bola. Sem qualidade, o volante acaba errando muitos passes e, na maioria das vezes, escolhendo por toques mais simples, seja para os defensores ou para o lado.

Dessa forma, o Corinthians perde muita efetividade na hora de sair jogando. E como costumamos atuar no 4-2-3-1, com sempre dois jogadores mais abertos pelo lado, o meio campo acaba sendo povoado basicamente pelo segundo volante, atualmente Júnior Urso, que também é um pouco tímido, e Sornoza, incapaz de fazer tudo sozinho.

Em 2017, com Gabriel ocupando essa posição, o Corinthians foi capaz de fazer triangulações e ser muito efetivo em jogadas que a bola começava com o volante. É por isso, que acredito em um potencial um pouco maior na criação com ele no meio campo do Timão.

Volto a reiterar que, Ralf é um grande jogador, e pra mim, por conta da idade e qualidades defensivas, já teria sido testado como zagueiro há um bom tempo, sendo uma excelente opção para a posição. Mas para o meio campo, é complicado ver tantas oportunidades ofensivas morrerem no seu pé.

E com ele de fora por um mês, por uma infelicidade, acredito que o Corinthians tem essa oportunidade de tentar ser mais ofensivo, com outro jogador no setor. Se não der muito certo, é claro que também defendo que o volante volte a ocupar o meio campo e ajude a manter a excelente defesa, que é a segunda melhor do Brasileirão atualmente.

Veja mais em: Ralf , Gabriel e Ralf .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Rafael Bianco

Rafael Bianco é estudante de jornalismo na Cásper Líbero e apaixonado pelo Corinthians. Com paixão herdada pela família, acompanha o dia-a-dia do clube em busca de informações e números do Timão.

Confira mais novidades do Corinthians

68 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Leandro
    Leandro Silva #43

    Eu estava concordando até chegar na parte do Gabriel... A única "vantagem" do Gabriel em relação ao Ralf é ser um pouco mais leve. Com a bola no pé, é a mesma coisa. Erra muito passe bobo, a bola queima quando é pressionado pelo adversário. O Carille tem a oportunidade de tornar o time mais ofensivo se tiver coragem pra colocar um jogador que jogue mais. Matheus Jesus, Ramiro ou Renê Júnior (se finalmente saírem do DM). Ralf por Gabriel é um marcador por outro. Em 2017 quem dava dinamismo no meio era o Maycon, com uma maior aproximação dos meias (Jadson e Rodriguinho). Júnior Urso e principalmente Sornoza, estão bem abaixo.

  • DRASCCP
    Drasccp Sp #2.429

    'Mas para o meio campo, é complicado ver tantas oportunidades ofensivas morrerem no seu pé.'

    E quantas oportunidades ofensivas morrem em erros de passe dos meias e atacantes, que são os responsáveis pela produção ofensiva?

    E quantas vezes nossos zagueiros e volantes tentam sair jogando e os nosso meias estão escondidos atrás da marcação e não se movimentam pra dar opção de passe?

  • Publicidade

  • Todos os comentários (68)

    Ramon
    Ramon Felipe #27

    O Ralf sai muito rápido com a bola já mandando o time pra frente, eu sempre acho um absurdo quando alguém fala que ele atrasa o ataque.

  • Fabricio
    Fabricio Tomaz #23

    Ralf é mais forte de marcação, Gabriel melhor na saída de bola.

  • Alexandre
    Alexandre S.c.c.p. #26

    Ralf é ídolo, mas agora no estaleiro que o Gabriel assuma a posição a equipe possa jogar bem

  • Bernardo
    Bernardo Sá #21

    Haaaaa, se tivéssemos meias mais atuantes!

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop