Meu Timão

Entrar

Promessa corinthiana tem direitos divididos entre Corinthians e investidores

10K 71

Acabou a palhaçada

Nova regra da FIFA exige transparência nos direitos de jogadores

Por Meu Timão

visualizações 10K comentários 57 0

A Fifa toma mais um passo para fechar o cerco de investidores e fundos que especulam através dos direitos econômicos de jogadores. O primeiro passo já foi dado: a entidade agora exige que todos os clubes documentem quem são os fundos e empresários com participação em cada um dos atletas.

No Corinthians, o fatiamento dos direitos de jogadores é assunto recorrente - e inclui até mesmo conselheiros do clube envolvidos nas negociações. É o caso de Petros, cuja empresa de Fernando Garcia - que é conselheiro no clube - detém 50% dos direitos. O movimento, apesar de não ser permitido pelo estatuto do clube, se apoia em brecha onde o documento foi evasivo: a proibição não cita a participação de empresas dos conselheiros nos direitos.

Outros jogadores, como o jovem Malcom, de apenas 17 anos, já tem os direitos comprometidos: apenas 30% do jogador pertence ao Timão - os outros 70% são divididos entre mais 3 empresas. O Corinthians tem apenas 50% de Elias, Jadson e Renato Augusto, por exemplo. No caso de Gil e Cássio, o clube detém 90% e 60% dos direitos, respectivamente. Já Ferrugem é 100% da Ponte Preta, enquanto Ángel Romero tem apenas 20% de seus direitos ligados ao Timão.

Apesar da mudança nas regras da Fifa, que visam ter maior controle sobre os contratos e as transações, os clubes não estão muito satisfeitos. A prática, além de facilitar as operações ilegais, permite que clubes tenham jogadores de maior destaque, mesmo sem dinheiro em caixa para as contratações. Quando a medida for concluída, os times que descumprirem as normas estarão sujeitos à punições da entidade.

Confira mais novidades do Corinthians

57 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentário mais curtido

    Cl�udio
    Cláudio Alves #28

    O Corinthians só tem "partes" dos jogadores. Nem o Malcon, que é prata da casa é do Corinthians. Af.

  • Publicidade

  • Todos os comentários (57)

    jadielson
    Jadielson Sousa #233

    Tem Que Mudar Mesmo.

  • welber
    Welber Baima #612

    A farra de contratar metade dos direitos de um jogador deveria ser atrelada ao próprio jogador. Por exemplo, pega-se o Atleta que é 50% de um clube e faz ele jogar metade de uma temporada pelo clube e a outra metade nos campos particulares da empresa investidora. Ai acaba com essa farra de contratos Jack Estripadores (parte pra um parte pra outro canto...).

  • Augusto
    Augusto Cesar #7.866

    Minha opinião é que temos que mudar a estrutura dos clubes, como o Zico tentou fazer, em transformar clubes em empresas, pois, o clube tendo dono e um conselho de acionistas, fica mais fácil fiscalizar as transações dos jogadores. E o clube acaba com os conselheiros que não investem nada e ganham muito. Infelizmente hoje o $ do Timão não tem dono e juridicamente o clube é uma associação sem fins lucrativos. Mudando isso todos nós poderiamos comprar ações do clube e ser sócios cotistas do Timão.

  • Teago.
    Teago. Finazzi #8.723

    Espero que o novo presidente acabe com essa pizzaria no Corinthians, só por aqui tem essa zona, clube quer o jogador tem que pagar por ele inteiro, e quando vender tem que receber inteiro, é simples. Essas negociatas só inflacionam o mercado brasileiro.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop