Meu Timão

Entrar

Elenco do Corinthians, campeão paulista de 2001

Reprodução

1.3K 23

Coroados

Há 15 anos, Corinthians conquistava o Campeonato Paulista pela 24ª vez

Por Meu Timão

visualizações 1.3K comentários 18 0

Há exatos 15 anos, o Timão conquistava o seu 24º título de Campeonato Paulista. Com um início na competição muito abaixo do esperado, o Corinthians não conseguiu se acertar no torneio logo nas primeiras rodadas. Liderado por Marcelinho, Ricardinho, Fábio Luciano e companhia, a equipe do Parque São Jorge atravessou momentos difíceis até o título.

Derrotado nas três rodadas iniciais, contra Rio Branco, Ponte Preta e Portuguesa Santista, respectivamente, o Timão foi somar seus primeiros pontos na campanha somente na quarta rodada, quando superou o Palmeiras por 2 a 1.

Mas, assim como em diversos capítulos de sua história, o Corinthians conseguiu a recuperação, superou as dificuldades e pôs fim à oscilação de resultados. A redenção teve início na oitava rodada, diante da Inter de Limeira. A partir desta partida, foram sete vitórias em sequência, entre eles, uma goleada por 5 a 0 sobre o Santos. Na 15ª e última rodada da etapa inicial da competição, o Timão voltou a ser derrotado pelo São Paulo, mas o resultado não afetou sua classificação na terceira colocação.

Com o Santos como adversário na semifinal, as duas partidas foram realizadas no Morumbi e o clube do litoral entrou em campo em vantagem, já que obteve melhor campanha na fase anterior. Com um gol marcado para cada lado, o confronto terminou empatado em 1 a 1.

Na segunda e decisiva partida, a emoção tomou conta do jogo. Destaque para os dois pênaltis perdidos, um para o Corinthians (Marcelinho) e outro para o Santos (Dodô). Em desvantagem pelo empate, a situação piorou para o Timão quando o rival abriu o placar no Morumbi. Mas, o Corinthians, fazendo jus à campanha de luta, virou o marcador com gols de Marcelinho e Ricardinho, garantindo vaga na decisão do estadual.

O adversário na grande final seria o Botafogo, que passou pela Ponte Preta na semifinal. Em vantagem em relação ao clube de Ribeirão Preto, o Timão teve o direito de decidir o torneio diante de seus torcedores e, por isso, jogou a primeira partida fora de casa, no estádio Santa Cruz. Porém, o local da partida não foi um problema, pelo contrário, o Timão venceu com sobra, por 3 a 0, levando uma vantagem significativa para o duelo da volta. Marcelinho, por duas vezes, e João Carlos, anotaram os gols corinthianos.

Apesar da ampla vitória na partida anterior, o Corinthians não conseguiu repetir o feito no Morumbi e não balançou as redes diante do Botafogo. Com diversas chances desperdiçadas, o Timão, mesmo empatando, sagrou-se campeão naquele ano pelo placar agregado em 3 a 0, conquistando o estado de São Paulo pela 24ª vez.

Confira mais novidades do Corinthians

18 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop