Meu Timão

Entrar

Reivindicação da Fiel foi atendida pelos conselheiros

Danilo Augusto/Meu Timão

141K 95

Viva a democracia!

Em reunião na Arena, conselheiros determinam fim do chapão no Corinthians

Por Meu Timão

visualizações 141K comentários 81 0

Uma decisão histórica para o Corinthians foi tomada no início de tarde deste sábado, em reunião do Conselho realizada na Arena e fechada à imprensa. Pressionados pela torcida e pelas alas de oposição dos bastidores do clube, os conselheiros determinaram o fim do chapão, o que simboliza um avanço em termos de democracia na política do Timão.

O chapão é um sistema que vem sendo colocado em xeque pela oposição desde 2008, quando a chapa Renovação & Transparência, de Andrés Sanchez, assumiu a presidência do Corinthians. Na prática, funcionava da seguinte forma: o presidente eleito "puxava" consigo 200 conselheiros aliados. Ou seja, o Conselho ficava restrito, em princípio, apenas à situação.

Além do fim do chapão, foi votado o novo sistema de formação do Conselho. Em votação apertada, foi decidido o esquema de "mini-chapas". Chapas com 25 conselheiros se candidatarão, e as dez primeiras assumem (as oito mais votadas empossam, enquanto as outras duas ficam como suplentes).

Vale destacar que o novo sistema de chapas já será válido a partir da próxima eleição do clube. O mandato de Roberto de Andrade, que começou em fevereiro de 2015, tem validade até fevereiro de 2018. Há a possibilidade de o Conselho ainda adiantar a posse do novo presidente para dezembro de 2017.

Em tempo: a decisão do Conselho coincide com a principal reivindicação dos torcedores que protestaram na manhã deste sábado no entorno da Arena Corinthians . A Fiel pedia justamente o fim do chapão, com esperança de mais democracia e transparência no clube.

Confira mais novidades do Corinthians

81 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop