Meu Timão

Entrar

Torcidas visitantes estão impedidas de frequentar estádios em clássicos paulistas

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

2.7K 65

Pressão

Site convoca torcedores a pressionarem autoridades contra torcida única em São Paulo

visualizações 2.7K comentários 56 0

Daqui uma semana, Corinthians e Palmeiras entram em campo pela quinta rodada do Campeonato Paulista, na Arena, para a disputa de mais um duelo do principal clássico de São Paulo. E, como já vem acontecendo há quase um ano, a partida será marcada pela política de torcida única nas arquibancadas.

Entretanto, tal determinação, feita em abril do ano passado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e acatada pela Federação Paulista de Futebol, pode estar com os dias contados. Ao menos esse é o objetivo de uma mobilização que vem ganhando força na internet nos últimos dias.

O Minha Sampa, rede de mobilização que fiscaliza e pressiona o poder público em São Paulo, está por trás de uma campanha que pede a volta das torcidas visitantes aos estádios em clássicos paulistas. O grupo criou uma página na web com objetivo de colher assinaturas de pessoas contrárias à imposição da SSP/SP e da FPF. Quase mil pessoas já se juntaram ao movimento.

Ao preencher o formulário com informações básicas - nome e e-mail -, o internauta está apto a enviar uma carta já pronta para Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, e Mágino Alves, secretário da SSP/SP, intitulada "Não queremos torcida única nos estádios de futebol!". É possível fazer alterações no assunto e no conteúdo da mensagem antes de enviá-la.

Na visão dos organizadores da mobilização, a imposição de torcida única nos estádios "não passa de um atestado de incapacidade do poder público em lidar com os problemas de segurança pública envolvendo o futebol. Pior, ofende os princípios do esporte, prejudica os torcedores pacíficos e não resolve a questão".

Torcida do Corinthians não pode mais entrar no Allianz em clássicos

Reprodução/Youtube

Torcidas visitantes estão proibidas de entrar nos estádios de São Paulo em clássicos desde que torcedores de Corinthians e Palmeiras entraram em confronto no dia 3 de abril do ano passado . As confusões entre torcidas rivais deixaram um morto, vítima de bala perdida, em São Miguel Paulista, na Zona Leste da cidade. O jogo daquela ocasião foi disputado no Pacaembu, na Zona Oeste. A justificativa das autoridades foi de que era necessário tomar medidas para coibir a violência no futebol.

Citando como referência o sociólogo Maurício Murad, professor da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e autor do livro Para Entender a Violência no Futebol, o Minha Sampa mostra estatísticas que colocam em xeque a imposição de torcida única nos estádios:

  • Apenas 9 das 275 mortes já registradas em confrontos de torcidas no Brasil ocorreram dentro de um estádio;
  • Mais da metade das 275 vítimas fatais das brigas de torcida morreram em dias sem jogos;
  • Em 2014 e 2015, apenas 3% dos crimes envolvendo torcedores de clubes de futebol tiveram suas punições levadas até as últimas consequências.

"Vivemos em uma sociedade extremamente violenta e o futebol, infelizmente, apenas reflete a incapacidade das autoridades públicas de garantirem a segurança dos cidadãos no seu dia a dia. Segregar, isolar e proibir as pessoas parece a alternativa mais fácil, mas isso não irá resolver o problema da segurança pública nem nos estádios e nem no nosso estado", argumentam os organizadores da mobilização.

Veja mais em: Torcida do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

56 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop