Site convoca torcedores a pressionarem autoridades contra torcida única em São Paulo

Site convoca torcedores a pressionarem autoridades contra torcida única em São Paulo

2.7 mil visualizações 65 comentários Comunicar erro

Torcidas visitantes estão impedidas de frequentar estádios em clássicos paulistas

Torcidas visitantes estão impedidas de frequentar estádios em clássicos paulistas

Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Daqui uma semana, Corinthians e Palmeiras entram em campo pela quinta rodada do Campeonato Paulista, na Arena, para a disputa de mais um duelo do principal clássico de São Paulo. E, como já vem acontecendo há quase um ano, a partida será marcada pela política de torcida única nas arquibancadas.

Entretanto, tal determinação, feita em abril do ano passado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e acatada pela Federação Paulista de Futebol, pode estar com os dias contados. Ao menos esse é o objetivo de uma mobilização que vem ganhando força na internet nos últimos dias.

O Minha Sampa, rede de mobilização que fiscaliza e pressiona o poder público em São Paulo, está por trás de uma campanha que pede a volta das torcidas visitantes aos estádios em clássicos paulistas. O grupo criou uma página na web com objetivo de colher assinaturas de pessoas contrárias à imposição da SSP/SP e da FPF. Quase mil pessoas já se juntaram ao movimento.

Ao preencher o formulário com informações básicas - nome e e-mail -, o internauta está apto a enviar uma carta já pronta para Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, e Mágino Alves, secretário da SSP/SP, intitulada "Não queremos torcida única nos estádios de futebol!". É possível fazer alterações no assunto e no conteúdo da mensagem antes de enviá-la.

Na visão dos organizadores da mobilização, a imposição de torcida única nos estádios "não passa de um atestado de incapacidade do poder público em lidar com os problemas de segurança pública envolvendo o futebol. Pior, ofende os princípios do esporte, prejudica os torcedores pacíficos e não resolve a questão".

Torcida do Corinthians não pode mais entrar no Allianz em clássicos

Torcida do Corinthians não pode mais entrar no Allianz em clássicos

Reprodução/Youtube

Torcidas visitantes estão proibidas de entrar nos estádios de São Paulo em clássicos desde que torcedores de Corinthians e Palmeiras entraram em confronto no dia 3 de abril do ano passado. As confusões entre torcidas rivais deixaram um morto, vítima de bala perdida, em São Miguel Paulista, na Zona Leste da cidade. O jogo daquela ocasião foi disputado no Pacaembu, na Zona Oeste. A justificativa das autoridades foi de que era necessário tomar medidas para coibir a violência no futebol.

Citando como referência o sociólogo Maurício Murad, professor da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e autor do livro Para Entender a Violência no Futebol, o Minha Sampa mostra estatísticas que colocam em xeque a imposição de torcida única nos estádios:

  • Apenas 9 das 275 mortes já registradas em confrontos de torcidas no Brasil ocorreram dentro de um estádio;
  • Mais da metade das 275 vítimas fatais das brigas de torcida morreram em dias sem jogos;
  • Em 2014 e 2015, apenas 3% dos crimes envolvendo torcedores de clubes de futebol tiveram suas punições levadas até as últimas consequências.

"Vivemos em uma sociedade extremamente violenta e o futebol, infelizmente, apenas reflete a incapacidade das autoridades públicas de garantirem a segurança dos cidadãos no seu dia a dia. Segregar, isolar e proibir as pessoas parece a alternativa mais fácil, mas isso não irá resolver o problema da segurança pública nem nos estádios e nem no nosso estado", argumentam os organizadores da mobilização.

Veja mais em: Torcida do Corinthians.

Veja Mais:

  • Jair conta com Romero para surpreender Cruzeiro fora de casa; time viaja à noite

    Jair preserva titulares, e Corinthians não tem treino tático antes de pegar Cruzeiro

    ver detalhes
  • Livre de incômodo, Douglas deve ser novidade no time titular do Corinthians

    Com retorno de volante, Corinthians relaciona 22 para viagem a Belo Horizonte

    ver detalhes
  • Andrés (à dir.) ao lado do diretor de futebol Duílio Monteiro

    Presidente do Corinthians viaja à Europa em busca de contratações

    ver detalhes
  • Corinthians passou a levar mais torcedores na Arena após diminuição dos valores

    Corinthians diminui valor de ingresso e vê médias de público e renda aumentarem no Brasileirão

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes