Meu Timão

Entrar

Terceiro maior artilheiro do Timão, Teleco esteve em campo naquele 12 de outubro

Reprodução

1.2K 16

Incrível

Corinthians se tornava maior campeão paulista há exatos 76 anos

Por Meu Timão

visualizações 1.2K comentários 16 0

Há exatos 76 anos, no dia 12 de outubro de 1941, o Corinthians celebrava um dos principais títulos de sua história: o 12º Campeonato Paulista alvinegro, o que credenciou a equipe do Parque São Jorge ao posto de maior vencedora do estado de São Paulo.

O Paulista de 1941 foi organizado pela então recém-fundada Federação Paulista de Futebol (FPF). Naquele tempo, como o torneio era disputado em formato de pontos corridos, o Corinthians entrou em campo diante do Palestra Itália já campeão, pois havia derrotado o rival Santos, em plena Vila Belmiro, dias antes da finalíssima.

Leia também: Basílio cita importância de Ronaldo ao Corinthians, revela conversa com Sheik e diz como é ser herói

O duelo entre Corinthians e Palestra Itália foi realizado no estádio do Pacaembu, que recebia uma decisão de campeonato do Timão pela primeira vez. Embora os donos da casa tenham perdido por 2 a 0, o embate marcou o primeiro título comemorado pelos corinthianos na casa que antecederia a Arena Corinthians, inaugurada em maio de 2014.

O Corinthians ainda viria a erguer outras 16 taças estaduais, sendo a última delas no último mês de maio, quando bateu a Ponte Preta na final, justamente na temporada do 40º aniversário do Paulista de 1977 – tal título pôs fim a um jejum de quase 23 anos sem conquistas expressivas do clube.

Escalação do Corinthians na final de 1941

Ciro; Jango, Agostinho, Chico Preto e Dino; Brandão, Tite, Servílio e Joane; Milani e Teleco; técnico: Armando Del Debbio.

Fonte: Aplicativo Almanaque do Timão, do jornalista Celso Unzelte

Veja mais em: Títulos do Corinthians e Jogos Históricos.

Confira mais novidades do Corinthians

16 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop