Meu Timão

Entrar

Em dezembro de 1976, mais de 70 mil corinthianos invadiram o Maracanã

Reprodução

8.3K 30

Histórico

É do Corinthians! Maior deslocamento humano em tempos de paz faz aniversário nesta terça

Por Meu Timão

visualizações 8.3K comentários 25 7

Ainda de "ressaca" por conta das premiações da última segunda-feira relativas ao Campeonato Brasileiro, o campeão Corinthians tem mais um motivo para comemorar nesta terça: o aniversário de 41 anos da invasão da Fiel ao Maracanã.

Foi no dia 5 de dezembro de 1976 que a torcida do Corinthians levou mais de 70 mil pessoas ao Rio de Janeiro naquele que é apontado como o maior deslocamento humano em tempos de paz e em competições esportivas já registrado na história.

O motivo da invasão alvinegra em terras cariocas todos sabem: Corinthians e Fluminense disputavam a semifinal do Campeonato Brasileiro daquela temporada. Em busca de sua primeira taça na competição (hoje é o maior campeão com sete), o Timão também tinha como missão encerrar um jejum de títulos que já se arrastava por 22 anos.

Entraram em campo comandados pelo técnico Mário Travaglini: Tobias; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir; Givanildo (Basílio), Ruço e Neca; Vaguinho, Geraldão (Lance) e Romeu. Essa foi a escalação acompanhada de perto por exatos 146.043 torcedores.

No fim das contas, a massa corinthiana empurrou o Corinthians rumo à classificação à final: após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, o Timão bateu o Fluminense nas penalidades com atuação formidável do goleiro Tobias.

Infelizmente para a Fiel, o grito de "é campeão" ficaria guardado por mais um ano: o Corinthians perdeu a final daquele Brasileirão para o Internacional e viria a quebrar o jejum de então 23 anos de títulos contra a Ponte Preta, no Paulistão de 1977.

Veja mais em: Torcida do Corinthians e Jogos Históricos.

Confira mais novidades do Corinthians

25 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop