Meu Timão

Entrar

Henrique marcou primeiro gol oficial do Corinthians na temporada de 2019

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

45K 773

Gol salvador!

Henrique faz no fim, Corinthians empata com São Caetano e deixa impressão positiva para o Paulistão

1 X 1

visualizações 45K comentários 618 0

Os mais de 31 mil torcedores que marcaram presença em Itaquera na tarde deste domingo viveram um misto de sensações. O Corinthians caminhava para perder, mas empatou com o São Caetano por 1 a 1, com gol no último lance de Henrique, na estreia das equipes no Campeonato Paulista de 2019. A equipe de Fábio Carille não venceu mesmo jogando em seus domínios, é bem verdade, mas mostrou futebol envolvente, principalmente no primeiro tempo, e teve atuações individuais de destaque de Fagner, Marllon, Ramiro e Gustagol.

A impressão que fica é: o Corinthians até tropeçou, mas mostrou potencial para seguir firme em sua caminhada e engatar corrida na luta pelo tricampeonato paulista. Aguardemos!

Vale lembrar que, ano passado, o Corinthians iniciou sua trajetória no Estadual com uma derrota para a Ponte Preta. O Timão levantaria o troféu ao término do campeonato.

Escalação - A única mudança promovida por Carille em relação à equipe que havia iniciado o amistoso de semana passada contra o Santos foi a entrada de Marllon no lugar do também zagueiro Pedro Henrique. Assim, o Timão estreou no Paulistão com: Cássio, Fagner, Marllon, Henrique e Avelar; Richard e Ramiro; André Luis, Jadson e Sornoza; Gustagol.

Meu Timão

Classificação - Com o resultado da estreia, o Corinthians assume o segundo lugar do Grupo C, com um ponto. Ferroviária e Mirassol aparecem nas últimas posições pois perderam na estreia. O Bragantino, com três pontos, lidera a chave.

Agenda - Sem tempo para descanso, o Corinthians volta a campo já no início de noite da próxima quarta-feira, às 19h15, em Campinas, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, pela segunda rodada do Paulistão. Será o primeiro jogo do Timão no ano como visitante.

Primeiro tempo

Quem não faz, toma. Assim se resumiram os primeiros 45 minutos do jogo. O Corinthians mostrou superioridade técnica e tática, como era de se imaginar, e ficou com a posse de bola "de presente" do São Caetano. Mas em termos de eficiência... Melhor para os visitantes.

Salvo alguns chutes de longa distância seguidos de simples defesas de Cássio, a única oportunidade de gol do São Caetano foi justamente no pênalti convertido por Rafael Marques, sem chances de defesa para o goleiro corinthiano, aos 28 minutos. A infração foi cometida pelo volante Richard, após cometer falta em lance no qual foi driblado por Capa.

Pênalti cometido por Richard em cima de Capa

Reprodução/TV

No que diz respeito ao Corinthians, os destaques individuais ficaram por Marllon, bastante seguro tanto nos bloqueios quanto nas saídas de jogo; o trio Fagner, Ramiro e André Luis, dando bastante movimentação no lado direito; e Gustagol, bastante participativo e autor até mesmo de um gol anulado corretamente por conta da posição de impedimento.

Já nos minutos finais, o Corinthians se aproximou do empate em duas boas oportunidades desperdiçadas na hora da finalização. Primeiro Fagner tentou enfiar bola para Jadson e, após intervenção da defesa adversária, viu o passe servir Ramiro. O volante cruzou com precisão para Jadson, que deu chute mascado, para fora.

Dois minutos depois, foi a vez de Jadson fazer as vias de garçom. O camisa 10 recebeu bom passe de Gustagol, avançou em direção à grande área, ameaçou o arremate e cruzou para Sornoza. O equatoriano bateu de primeira... Mas também não pegou na bola com precisão.

Show do intervalo

Como prometido pelo clube, foram apresentados à torcida na Arena o centroavante Mauro Boselli e o zagueiro Manoel - únicos reforços do Corinthians para 2019 que não foram relacionados por Carille para esta primeira partida oficial do Timão na temporada.

Os dois deram volta olímpica sob aplausos e gritos entusiasmados da Fiel, parando em alguns pontos para tirar fotos e cumprimentar alguns torcedores.

Segundo tempo

Ainda em busca da escalação ideal para este início de 2019, Carille já tratou de fazer sua primeira substituição antes mesmo de a bola rolar para a etapa final: entrou o xodó Pedrinho na vaga então ocupada por André Luis, pela ala direita do ataque.

A primeira chance de gol, porém, saiu da cabeça de um zagueiro. Henrique e Marllon subiram na grande área do São Caetano após escanteio cobrado por Jadson. O beque mais jovem foi quem acertou a bola, mas a mandando à direita do gol de Jacsson.

Percebendo que o setor ofensivo em si pouco produzia, Carille tratou de mexer na outra ponta do ataque: tirou Sornoza para a entrada de Gustavo Silva (o ex-Mosquito).

O lance seguinte de ataque do Corinthians, contudo, não passaria pelos pés de nenhuma das "caras novas". Foi Fagner quem arrancou como um foguete pela direita, driblou o marcador cortando para dentro e cruzou. Gustagol arriscou uma bicicleta e mandou por cima do gol.

E assim o Corinthians pareceu depositar suas fichas. Mas os cruzamentos de Fagner, um após o outro, seguiam não se transformando em risco real ao gol de Jacsson. Por isso, Carille decidiu fazer a última alteração: tirou o volante Richard e colocou o meia Mateus Vital.

A alteração, apesar de em tese deixar o Corinthians mais ofensivo, não mudou muito o cenário da partida. Pelo contrário, aliás... O São Caetano pareceu se sentir mais à vontade para atacar e passou a incomodar mais a defesa alvinegra, ainda que sem assustar Cássio.

E quando parecia que o Corinthians estrearia com derrota no Paulistão... Gol salvador de Henrique no último lance! Jadson cobrou escanteio, e o zagueiro cabeceou para o fundo das redes. Empate salvador. Mas vale dizer: mais valeu a atuação do que o resultado!

Veja mais em: Campeonato Paulista e Crônica.

Confira mais novidades do Corinthians

618 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop