Venha fazer parte da KTO
x

Henrique faz no fim, Corinthians empata com São Caetano e deixa impressão positiva para o Paulistão

45 mil visualizações 618 comentários Reportar erro

Henrique marcou primeiro gol oficial do Corinthians na temporada de 2019

Henrique marcou primeiro gol oficial do Corinthians na temporada de 2019

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Corinthians 1 X 1 São Caetano

Paulista 2019
20 de janeiro de 2019, 17:00
Corinthians 1 x 1 São Caetano
Neo Química Arena, São Paulo, SP.

Os mais de 31 mil torcedores que marcaram presença em Itaquera na tarde deste domingo viveram um misto de sensações. O Corinthians caminhava para perder, mas empatou com o São Caetano por 1 a 1, com gol no último lance de Henrique, na estreia das equipes no Campeonato Paulista de 2019. A equipe de Fábio Carille não venceu mesmo jogando em seus domínios, é bem verdade, mas mostrou futebol envolvente, principalmente no primeiro tempo, e teve atuações individuais de destaque de Fagner, Marllon, Ramiro e Gustagol.

A impressão que fica é: o Corinthians até tropeçou, mas mostrou potencial para seguir firme em sua caminhada e engatar corrida na luta pelo tricampeonato paulista. Aguardemos!

Vale lembrar que, ano passado, o Corinthians iniciou sua trajetória no Estadual com uma derrota para a Ponte Preta. O Timão levantaria o troféu ao término do campeonato.

Escalação - A única mudança promovida por Carille em relação à equipe que havia iniciado o amistoso de semana passada contra o Santos foi a entrada de Marllon no lugar do também zagueiro Pedro Henrique. Assim, o Timão estreou no Paulistão com: Cássio, Fagner, Marllon, Henrique e Avelar; Richard e Ramiro; André Luis, Jadson e Sornoza; Gustagol.

Escalação Corinthians x São Caetano

Meu Timão

Classificação - Com o resultado da estreia, o Corinthians assume o segundo lugar do Grupo C, com um ponto. Ferroviária e Mirassol aparecem nas últimas posições pois perderam na estreia. O Bragantino, com três pontos, lidera a chave.

Agenda - Sem tempo para descanso, o Corinthians volta a campo já no início de noite da próxima quarta-feira, às 19h15, em Campinas, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, pela segunda rodada do Paulistão. Será o primeiro jogo do Timão no ano como visitante.

Primeiro tempo

Quem não faz, toma. Assim se resumiram os primeiros 45 minutos do jogo. O Corinthians mostrou superioridade técnica e tática, como era de se imaginar, e ficou com a posse de bola "de presente" do São Caetano. Mas em termos de eficiência... Melhor para os visitantes.

Salvo alguns chutes de longa distância seguidos de simples defesas de Cássio, a única oportunidade de gol do São Caetano foi justamente no pênalti convertido por Rafael Marques, sem chances de defesa para o goleiro corinthiano, aos 28 minutos. A infração foi cometida pelo volante Richard, após cometer falta em lance no qual foi driblado por Capa.

Pênalti cometido por Richard em cima de Capa

Pênalti cometido por Richard em cima de Capa

Reprodução/TV

No que diz respeito ao Corinthians, os destaques individuais ficaram por Marllon, bastante seguro tanto nos bloqueios quanto nas saídas de jogo; o trio Fagner, Ramiro e André Luis, dando bastante movimentação no lado direito; e Gustagol, bastante participativo e autor até mesmo de um gol anulado corretamente por conta da posição de impedimento.

Já nos minutos finais, o Corinthians se aproximou do empate em duas boas oportunidades desperdiçadas na hora da finalização. Primeiro Fagner tentou enfiar bola para Jadson e, após intervenção da defesa adversária, viu o passe servir Ramiro. O volante cruzou com precisão para Jadson, que deu chute mascado, para fora.

Dois minutos depois, foi a vez de Jadson fazer as vias de garçom. O camisa 10 recebeu bom passe de Gustagol, avançou em direção à grande área, ameaçou o arremate e cruzou para Sornoza. O equatoriano bateu de primeira... Mas também não pegou na bola com precisão.

Show do intervalo

Como prometido pelo clube, foram apresentados à torcida na Arena o centroavante Mauro Boselli e o zagueiro Manoel - únicos reforços do Corinthians para 2019 que não foram relacionados por Carille para esta primeira partida oficial do Timão na temporada.

Os dois deram volta olímpica sob aplausos e gritos entusiasmados da Fiel, parando em alguns pontos para tirar fotos e cumprimentar alguns torcedores.

Segundo tempo

Ainda em busca da escalação ideal para este início de 2019, Carille já tratou de fazer sua primeira substituição antes mesmo de a bola rolar para a etapa final: entrou o xodó Pedrinho na vaga então ocupada por André Luis, pela ala direita do ataque.

A primeira chance de gol, porém, saiu da cabeça de um zagueiro. Henrique e Marllon subiram na grande área do São Caetano após escanteio cobrado por Jadson. O beque mais jovem foi quem acertou a bola, mas a mandando à direita do gol de Jacsson.

Percebendo que o setor ofensivo em si pouco produzia, Carille tratou de mexer na outra ponta do ataque: tirou Sornoza para a entrada de Gustavo Silva (o ex-Mosquito).

O lance seguinte de ataque do Corinthians, contudo, não passaria pelos pés de nenhuma das "caras novas". Foi Fagner quem arrancou como um foguete pela direita, driblou o marcador cortando para dentro e cruzou. Gustagol arriscou uma bicicleta e mandou por cima do gol.

E assim o Corinthians pareceu depositar suas fichas. Mas os cruzamentos de Fagner, um após o outro, seguiam não se transformando em risco real ao gol de Jacsson. Por isso, Carille decidiu fazer a última alteração: tirou o volante Richard e colocou o meia Mateus Vital.

A alteração, apesar de em tese deixar o Corinthians mais ofensivo, não mudou muito o cenário da partida. Pelo contrário, aliás... O São Caetano pareceu se sentir mais à vontade para atacar e passou a incomodar mais a defesa alvinegra, ainda que sem assustar Cássio.

E quando parecia que o Corinthians estrearia com derrota no Paulistão... Gol salvador de Henrique no último lance! Jadson cobrou escanteio, e o zagueiro cabeceou para o fundo das redes. Empate salvador. Mas vale dizer: mais valeu a atuação do que o resultado!

Veja mais em: Campeonato Paulista e Crônica.

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Comente a notícia: