Venha fazer parte da KTO
x

Fábio Carille, ex-treinador do Corinthians

Biografia

Fabio Carille nasceu no dia 26 de setembro de 1973, em São Paulo (SP), mas se mudou para Sertãozinho, município localizado no interior do estado, aos doze anos. Por lá, passou a jogar futsal e, na adolescência, futebol de campo. Zagueiro e lateral-esquerdo, rodou por diversas equipes paulistas, entre elas Corinthians (1995), Paraná (1996), Coritiba (1996), Santo André (1999), Juventus (2000) e Barueri (2007), time pelo qual pendurou as chuteiras.

Encerrada a carreira nos gramados, Carille optou por seguir na área esportiva e se tornou auxiliar técnico, integrando comissão técnica do clube barueriense por duas temporadas antes de chegar ao Timão. Em 2009, iniciou sua trajetória pelo Corinthians e foi braço direito de Mano Menezes, Adilson Batista, Tite e Cristóvão Borges. Em seu currículo, o profissional acumula oito títulos alvinegros: Campeonato Paulista e Copa do Brasil (2009); Campeonato Brasileiro (2011); Copa Libertadores e Mundial de Clubes da Fifa (2012); Campeonato Paulista e Recopa Sul-Americana (2013); Campeonato Brasileiro (2015).

Em 17 de setembro de 2016, assumiu o time principal, quando o técnico Cristóvão Borges caiu diante da derrota por 2x0, para o Palmeiras.

Em 22 de dezembro de 2016, foi anunciado como o novo treinador do Corinthians para a temporada de 2017. No seu primeiro ano no comando do Timão, conquistou o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro. Em 2018, foi bicampeão do Paulista.

No dia 22 de maio de 2018, o treinador comunicou a diretoria do Corinthians que aceitou uma proposta do Al-Wehda, da Arábia Saudita, e deixou o clube. Carille assinou por duas temporadas com o clube árabe.

Sem muita longevidade no novo país, o treinador acertou o seu retorno para o Corinthians no final do mesmo ano, para comandar a equipe alvinegra em 2019.

Na segunda passagem à frente do Timão, Fábio Carille conquistou mais um Campeonato Paulista, se tornando tricampeão da competição estadual. Durante a temporada de 2019, o Corinthians alcançou a semifinal da Copa Sul-Americana e se manteve na parte de cima do Brasileiro.

No entanto, uma sequência de oito jogos sem vitórias somada à goleada do Flamengo pelo placar de 4 a 1 decretou a demissão do treinador em 3 de novembro de 2019.

Depois de duas passagens pelo Corinthians, Carille soma 183 jogos no comando, com 86 vitórias, 56 empates e 41 derrotas. Ele é o sétimo treinador com mais jogos na história do clube do Parque São Jorge, a nove de empatar com Nelsinho Baptista na sexta colocação.

Últimos jogos comandados por Fábio Carille

Como foi o Fábio Carille comandando o Corinthians?