Venha fazer parte da KTO
x

Oswaldo Brandão, ex-treinador do Corinthians

Biografia

Oswaldo Brandão (Taquara, 18 de setembro de 1916) foi um treinador brasileiro de futebol.

Brandão foi o mais carismático técnico da história do Corinthians. Chegou ao clube pela primeira vez em 1954, trazido pelo presidente Alfredo Ignácio Trindade para buscar o IV Centenário naquele mesmo ano. O treinador permaneceu no clube por mais três temporadas, quando deixou o cargo no início de 1958.

No período de jejum vivido pelo Corinthians, Oswaldo Brandão se destacou em outros grandes clubes, como os rivais São Paulo e Palmeiras; o treinador, no entanto, ainda viu o seu destino cruzar com o do Timão em outras oportunidades.

De 1964 a 1966, e depois em 1968, Brandão foi supervisor de Aymoré Moreira. Já em 1977, Brandão havia sido demitido da Seleção Brasileira durante as eliminatórias da Copa do Mundo de 78 e voltou ao Corinthians para colocar fim no jejum que já durava mais de duas décadas.

Nas finais do Campeonato Paulista de 77, depois de uma derrota para o Guarani que, praticamente eliminava a equipe do estadual, trancou-se no vestiário com os jogadores, impedindo até mesmo o presidente Vicente Matheus de entrar. Lá, o treinador conversou com os atletas e garantiu aos jogadores que conquistar o campeonato só dependeria deles mesmos.

Depois disso, o Corinthians venceu todos os jogos seguintes, inclusive a decisão contra a Ponte Preta, finalmente levantando a taça. Diz a lenda que Brandão, adepto ao kardecismo, sonhou com o resultado da partida e procurou Basílio para contar que ele é quem faria o gol do título.

Brandão ainda voltou ao Corinthians no início dos anos 80. Mas, aos 64 anos, não teve a mesma sorte e se despediu com gritos cruéis vindos da arquibancada. Entre o final de 1985 e o início de 1986, o treinador ainda esteve no clube como supervisor.

Oswaldo Brandão comandou o Corinthians em 435 oportunidades. O treinador que mais vezes dirigiu o Timão faleceu em São Paulo, no dia 29 de julho de 1989, três anos depois de encerrar sua carreira.

Últimos jogos comandados por Oswaldo Brandão

Como foi o Oswaldo Brandão comandando o Corinthians?